Educar a família para educar a criança? : o Programa Criança Feliz e a educação das crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Godoy, Priscila Lopes de, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11525
Resumo: Orientador: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
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spelling Educar a família para educar a criança? : o Programa Criança Feliz e a educação das crianças pequenasEducate the family to educate the child? : the Happy Child Program and the education of young childrenEducaçãoPrimeira infânciaNeurociênciasEarly ChildhoodNeuroscienceEducationOrientador: Luciane Muniz Ribeiro BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Programa Criança Feliz (PCF), lançado em 2016, pelo Governo Federal na presidência de Michel Temer (PMDB), tem entre seus objetivos, por meio de visitas domiciliares, promover o desenvolvimento integral da criança, beneficiária de programas de transferência de renda e inscritas no Cad-Único. Como o PCF focaliza a população na primeira infância, sendo caracterizada como economicamente vulnerável, levantou-se a hipótese de um retorno à concepção de educação compensatória, de baixo custo e com profissionais leigos. Embora no PCF a estratégia seja de educar a mãe/adulto responsável para educar as crianças, compreende-se que o programa, ainda que alocado na Assistência Social, possui uma abordagem educativa. Por isso, procedeu-se com a investigação das ações do programa e do conteúdo formativo que recebem os visitadores, buscando compreender as concepções de educação subjacentes na formação deles e nas ações propostas pelo programa. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar o PCF como estratégia de política focalizada e as concepções de educação subjacentes na formação dos visitadores e nas ações propostas pelo programa. E como objetivos específicos: 1) conhecer o programa e suas bases teóricas, bem como o conteúdo formativo que o visitador recebe em curso antes de iniciar as visitações; 2) compreender os possíveis reflexos dessa política sobre o direito da criança a ter uma vaga em creche. Como procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, procedeu-se a leitura e análise do conteúdo das cartilhas de formação inicial do visitador: Guia para a Visita Domiciliar (2017) e Cuidados para o Desenvolvimento da Criança: Manual de Orientação às famílias (2012), além da legislação pertinente e da consulta a pesquisas na área da Educação Infantil. Como resultado, foi possível confirmar o resgate da concepção de educação compensatória, desta vez ocorrendo no âmbito privado, na própria casa da criança. As ações do programa, assim como o conteúdo educativo, têm como base apropriações da área do conhecimento da Neurociência e da Economia e afeta o direito à Educação Infantil na medida em que há o fomento de políticas públicas para as crianças de zero a três anos no âmbito doméstico e a demanda por vagas em creche não é atendidaAbstract: The Programa Criança Feliz (Happy Child Program / PCF) was launched in 2016 by the Federal Government under the presidency of Michel Temer (PMDB), has among its objectives, through home visits, promoting the integral development of children, beneficiaries of income transfer programs and registered in Cad-Único The PCF targets economically vulnerable populations in early childhood, leading to the hypothesis of a return to the concept of compensatory education, which is low-cost and employs lay professionals. Although the PCF primarily focuses on educating mothers/responsible adults to educate their children, it is understood that the program, despite being allocated in Social Assistance, has an educational approach. Consequently, this study investigates the program's actions and the training content received by the visitors to comprehend the educational concepts underlying their training and the actions proposed by the program. Thus, the general objective of the research is: to analyze the PCF as a focused policy strategy and the concepts of education underlying the training of visitors and the actions proposed by the program. The specific objectives are: 1) to understand the program and its theoretical foundations, as well as the training content that visitors receive before starting the visits; and 2) to understand the possible effects of this policy on children's right to have a place in a daycare center. This research employs a qualitative approach, utilizing bibliographical and documentary research methods. The content of the initial training booklets for the visitors, namely "Guia da Visita Domiciliar" (2017) and "Cuidados para o desenvolvimento da Criança: Manual de Orientação às famílias" (2012), in addition to the relevant legislation and consultation with research in the area of early childhood education, was read and analyzed as part of the methodological procedure. As a result, it was possible to confirm the rescue of the concept of compensatory education, this time taking place in the private sphere, in the child's own home. The program's actions, as well as the educational content, are based on appropriations from the areas of knowledge of neuroscience and economics and affect the right to early childhood education, given the promotion of public policies for children from zero to three years old within the domestic sphere, while the demand for vacancies in daycare centers is not metMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Barbosa, Luciane Muniz Ribeiro, 1981-Monção, Maria Aparecida GuedesSerrão, Célia Regina BatistaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGodoy, Priscila Lopes de, 1985-20232023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11525GODOY, Priscila Lopes de. Educar a família para educar a criança? : o Programa Criança Feliz e a educação das crianças pequenas. 2023. 1 recurso online (136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11525. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344325Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T09:51:59Zoai::1344325Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-08T09:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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