Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pereira, Álex Sousa, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898
Resumo: Orientador: Elaine Prodocimo
id UNICAMP-30_ab0e0b015ad12576a3b83512da7ecaa4
oai_identifier_str oai::1372967
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo FreireFor a Physical Education of the question : encouraging flights through Fights/Martial Arts and Paulo FreireFreire, Paulo, 1921-1997Luta corporalArtes marciaisEducação libertadoraFormação profissionalLinguagem corporalFightsMartial artsLiberation educationOccupational trainingBody languageFreire, PauloOrientador: Elaine ProdocimoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: As Lutas/Artes Marciais são manifestações da cultura corporal e se inserem como temáticas fundamentais para o trabalho com a Educação Física no ambiente escolar. No entanto, muitos(as) professores(as) não tematizam esse conteúdo em suas aulas por diversas razões, utilizando-se de diferentes argumentos como falta de conhecimento ou medo dos(as) estudantes tornarem-se violentos. Para que essa tematização ocorra é preciso pensar em metodologias que, intencionalmente, possam transformá-la em potência educacional para crianças e jovens, além de quebrar esses paradigmas que associam as Lutas/Artes Marciais com a violência. Com base nos referenciais teóricos de Paulo Freire, é interesse particular problematizar: um curso de formação sobre o ensino de Lutas/Artes Marciais pode influenciar nas reflexões sobre a prática pedagógica do(a) professor(a)? Como trabalhar com as Lutas/Artes Marciais nas aulas de Educação Física escolar, refletindo criticamente quanto a um processo de educação libertadora embasado na pedagogia freireana? Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi analisar as influências de um curso de formação para professores(as) de Educação Física escolar sobre as Lutas/Artes Marciais pautada na pedagogia freireana. E mais especificamente, compreender a influência de uma proposta de formação nas reflexões sobre a prática pedagógica do(a) professor(a), no sentido de questionamentos e reflexões sobre temas e conteúdos desenvolvidos na inserção de elementos em sua prática pedagógica. A pesquisa se desenvolveu em abordagem qualitativa, uma pesquisa-formação envolvendo a construção e o desenvolvimento de um curso de formação para professores(as) de Educação Física escolar e a análise desse curso por meio de registros dos encontros e entrevistas com os(as) professores(as) participantes. Os dados são apresentados de modo descritivo, e foram interpretados a partir da "triangulação" das diferentes fontes. Os resultados nos apresentam que os(as) professores(as) mostram certa angústia em relação a desenvolver metodologias que ampliem o protagonismo dos(as) educandos(as) e colocam em risco os planejamentos prévios, chegando a dialogar sobre essa ser uma possível "pedagogia do caos". Os encontros e as entrevistas com os professores e professoras também levantaram questões em relação aos sentidos e significados que os(as) educandos(as) dão à escola, à Educação Física e ao conteúdo Lutas/Artes Marciais, assim como a compreensão da Educação Física e das Lutas/Artes Marciais como linguagem. As falas dos(as) professores(as) durante as entrevistas apresentam a necessidade e a sua ânsia por espaços de discussão sobre suas práticas pedagógicasAbstract: Fights/Martial Arts are manifestations of body culture and are considered fundamental themes for working with Physical Education in the school environment. However, many teachers do not address this content in their classes for various reasons, using different arguments such as lack of knowledge or fear of students becoming violent. For this thematization to occur, it is necessary to think of methodologies that, intentionally, can transform it into an educational power for children and young people, in addition to breaking these paradigms that associate Fighting/Martial Arts with violence. Based on Paulo Freire's theoretical references, it is of particular interest to problematize: can a training course on teaching Fighting/Martial Arts influence reflections on the teacher's pedagogical practice? How to work with Fights/Martial Arts in school Physical Education classes, critically reflecting on a liberating education process based on Freirean pedagogy? Thus, the main objective of this work was to analyze the influences of a training course for school Physical Education teachers on Fighting/Martial Arts based on Freirean pedagogy. And more specifically, understand the influence of a training proposal on reflections on the teacher's pedagogical practice, in the sense of questions and reflections on themes and contents developed in the insertion of elements in their pedagogical practice. The research was developed using a qualitative approach, a training research involving the construction and development of a training course for school Physical Education teachers and the analysis of this course through records of meetings and interviews with teachers. participating teachers. The data are presented in a descriptive way, and were interpreted based on the "triangulation" of different sources. The results show us that teachers show some anguish in relation to developing methodologies that increase the protagonism of students and put previous planning at risk, even going so far as to discuss this being a possible " chaos pedagogy". The meetings and interviews with teachers also raised questions regarding the meanings that students give to school, Physical Education and the Fighting/Martial Arts content, as well as the understanding of Physical Education and Fighting/Martial Arts as language. The teachers' statements during the interviews show the need and their desire for spaces for discussion about their pedagogical practicesDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Prodócimo, Elaine, 1967-Reis, Fabio Pinto Gonçalves dosRufino, Luiz Gustavo BonattoGomes, Mariana Simões PimentelCorreia, Walter RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Álex Sousa, 1992-20232023-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898PEREIRA, Álex Sousa. Por uma Educação Física da pergunta: um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire. 2023. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372967porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T10:34:18Zoai::1372967Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-29T10:34:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
For a Physical Education of the question : encouraging flights through Fights/Martial Arts and Paulo Freire
title Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
spellingShingle Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
Pereira, Álex Sousa, 1992-
Freire, Paulo, 1921-1997
Luta corporal
Artes marciais
Educação libertadora
Formação profissional
Linguagem corporal
Fights
Martial arts
Liberation education
Occupational training
Body language
Freire, Paulo
title_short Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
title_full Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
title_fullStr Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
title_full_unstemmed Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
title_sort Por uma Educação Física da pergunta : um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire
author Pereira, Álex Sousa, 1992-
author_facet Pereira, Álex Sousa, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prodócimo, Elaine, 1967-
Reis, Fabio Pinto Gonçalves dos
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Gomes, Mariana Simões Pimentel
Correia, Walter Roberto
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Álex Sousa, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Luta corporal
Artes marciais
Educação libertadora
Formação profissional
Linguagem corporal
Fights
Martial arts
Liberation education
Occupational training
Body language
Freire, Paulo
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Luta corporal
Artes marciais
Educação libertadora
Formação profissional
Linguagem corporal
Fights
Martial arts
Liberation education
Occupational training
Body language
Freire, Paulo
description Orientador: Elaine Prodocimo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898
PEREIRA, Álex Sousa. Por uma Educação Física da pergunta: um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire. 2023. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898
identifier_str_mv PEREIRA, Álex Sousa. Por uma Educação Física da pergunta: um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das Lutas/Artes Marciais e Paulo Freire. 2023. 1 recurso online (183 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14898. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (183 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140019857784832