Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Cristina de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_b03aa0ca0a0d4e7644bb7cc43f1506df
oai_identifier_str oai::404538
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICsSchool management and the information and communication technology : analysis of the principal's perceptions to work with the ICTsTecnologia educacionalEscolas - Organização e administraçãoDiretores de escolasTecnologia da informaçãoEducation technologySchoola managementPrincipalsTechnology of information and the communicationOrientador: Dirceu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa analisa as percepções de diretores de escola sobre o processo de incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em seu trabalho. Focamos o diretor de escola como o organizador do trabalho da escola. Desta forma, as TICs devem estar inseridas na gestão da escola, para que haja unicidade de objetivos educativos com as TICs e não somente um trabalho de práticas isoladas de professores. O levantamento bibliográfico realizado abrange as áreas da Administração Escolar e da Tecnologia Educacional. A partir da síntese de assuntos correlatos das duas áreas de estudo foi possível elaborar um instrumento de coleta de dados: uma escala Likert. Esta escala, construída à partir das dimensões de trabalho do diretor de escola ¿pedagógico, administrativo e político, objetiva analisar os fatores significativos do trabalho do diretor de escola usando as TICs. A escala foi aplicada nos alunos, diretores de escola da rede estadual paulista de ensino, do curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) entre os meses de janeiro a março de 2007. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, segundo a Análise Fatorial Exploratória. Identificou-se 13 fatores que são significativos para o uso das TICs na escola e no trabalho do diretor, entre eles a colaboração dos diretores e professores na elaboração de projetos usando as TICs, a necessidade das Diretorias de Ensino em dar suporte aos diretores, as habilidades do diretor, a comunicação e o contato com a comunidade. As dificuldades em torno da utilização pedagógica das TICs e os escassos programas de formação continuada são fatores importantes para os diretores para que haja a implementação de projetos e atividades na escolaAbstract: This research analyzes the perception of school principals about the process of implementation of Information and Communication Technology (ICT) on their work. We focus on the principal, as the school¿s work organizer. This way, ICT has to be inserted on the school management process, so that it presents an unity of educational objectives and not only teachers¿ isolated work practices. The bibliographical research ranges between the fields of School Administration and Educational Technology. From the synthesis of correlated subjects of the two fields of study, it was possible to elaborate an instrument to collect data: a Likert¿s scale. This scale, built from the work axis of the school principals (pedagogical, administrative and political), aims at analyzing the important factors of their work using the ICTs. The scale was applied on students of the Specialization in Educational Management Course (CEGE), who were themselves composed of principals from Sao Paulo¿s state school network, between January and March of 2007. The obtained data was analyzed in a quantitative manner, following the Exploratory Factor Analysis. Thirteen factors were identified as significant to the use of ICTs in schools and in the work of the school principals. Among these factors is the collaboration of principals and teachers in the elaboration of projects using the ICTs, the necessity of Schools Management Departement to support the principals, the abilities of the principals, and the communication and contact with the community. The difficulties of the pedagogical use ofCITs and the rare existence of continuous formation programs are important factors for the school principals to apply projects and activities in the schoolMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Borges, Zacarias PereiraBianchini, DavidBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Mariana Cristina de Almeida20072007-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf119p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351VIEIRA, Mariana Cristina de Almeida. Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação: analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs. 2007. 119p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404538porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:16Zoai::404538Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
School management and the information and communication technology : analysis of the principal's perceptions to work with the ICTs
title Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
spellingShingle Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
Vieira, Mariana Cristina de Almeida
Tecnologia educacional
Escolas - Organização e administração
Diretores de escolas
Tecnologia da informação
Education technology
Schoola management
Principals
Technology of information and the communication
title_short Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
title_full Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
title_fullStr Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
title_full_unstemmed Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
title_sort Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação : analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs
author Vieira, Mariana Cristina de Almeida
author_facet Vieira, Mariana Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Borges, Zacarias Pereira
Bianchini, David
Brenelli, Rosely Palermo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mariana Cristina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Escolas - Organização e administração
Diretores de escolas
Tecnologia da informação
Education technology
Schoola management
Principals
Technology of information and the communication
topic Tecnologia educacional
Escolas - Organização e administração
Diretores de escolas
Tecnologia da informação
Education technology
Schoola management
Principals
Technology of information and the communication
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351
VIEIRA, Mariana Cristina de Almeida. Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação: analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs. 2007. 119p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIEIRA, Mariana Cristina de Almeida. Gestão escolar e as tecnologias da informação e comunicação: analise das percepções de diretores escolares para o trabalho com as TICs. 2007. 119p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/404538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
119p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405395414679552