O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pinto, Larissa Graner Silva, 1980-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914
Resumo: Orientadora: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_b0a30a6258128a9be9f4cca905ae84a6
oai_identifier_str oai::911733
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"The teaching-learning process of gymnastic in my schoolEducação física escolarGinásticaEnsino - AprendizagemCriaçãoGestosSchools physical educationGymnasticTeaching - LearningCreationGestureOrientadora: Eliana AyoubDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é uma narrativa a respeito do processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido com alunos do ensino fundamental I, em uma escola pública da rede municipal de Vinhedo/SP. As perguntas em torno do mesmo são relacionadas ao modo como processos de criação constituem esse processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola. A partir de algumas reflexões de Salles (2008) e com base nas perspectivas crítico-superadora da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992), histórico-cultural (VYGOSTSKY, 2008) e enunciativo-discursiva (BAKHTIN, 1990; 2010) é realizada uma análise dos documentos que fizeram parte do processo estudado a fim de compreendê-lo. O material analisado englobou fotos de família, comunicados escolares, registros escritos de séries de ginástica, jornais, convites, certificados de participação em eventos, folhetos de programa de apresentações de ginástica, trabalho de conclusão de curso, artigos, obras relacionadas à metodologia para o ensino-aprendizado da educação física na escola e para o ensino da ginástica na escola, programas de planos de aula, registros de acontecimentos em aulas, avaliações dos alunos, fotos dos alunos. Ao longo dos estudos, foi possível encontrar e revelar alguns processos de criação relacionados à ginástica constituindo o processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido em seis anos de atuação da professora-autora na escola estudada. Um dos processos encontrados teve como "objeto" criado a ideia de corpo que pratica ginástica, ginástica e escola pública. As principais interações transformadoras desses conceitos ocorreram na escola pública quando a professora ainda era aluna. Outro processo encontrado teve como "objeto" criado as propostas metodológicas para o ensino-aprendizado da educação física e da ginástica na escola, tendo seu tempo, espaço e principais interações transformadoras constituídas na universidade quando a professora era aluna de graduação. O processo de criação das práticas pedagógicas relacionadas à ginástica na escola, mais um "objeto" encontrado, aconteceu na escola estudada, nas interações com os alunos. Um último processo localizado, aquele que os alunos criam a ginástica também aconteceu nesse tempo e espaço, constituído por essas interações. Compreendidos como criações em rede, notou-se que o inacabamento desses processos de criação foram, e são, impulsionadores na constituição do processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola estudada.Abstract: This works is a narrative regarding to teaching-learning process of gymnastic developed with students of an elementary school in a public school of District of Vinhedo - SP. The questions around itself are related to how processes of creation constitute this process of teaching-learning of gymnastic in school. Since some Salles reflections (2008) and anchored in perspectives of overcoming-critical of physical education (COLETIVO DE AUTORES, 1992), historic-cultural (VYGOTSKY, 2008), and enunciative-discursive (BAKHTIN, 1990, 2010), it has been made analysis of documents which were part of the inquired process in order to understand it. The analyzed documents included: pictures of family, school messages, written registers from sequences of gymnastic, newspapers, invitations, event certificates, leaflets of program of gymnastic performance, articles, work of course study conclusion, works related to methodology for teaching-learning of physical education in school and of teaching of gymnastic in school, planning classes programs, registrations of happenings in classes, students appraisals and pictures of students. Along of this study, it was possible to find and reveal some processes of creation related to gymnastic constituting the process of teaching-learning of gymnastic developed in six years of performance by teacher in the referred school. One of the process found had as an "object" created an idea of body who practice gymnastic, gymnastic and public school. The mainly transformers interactions of these concepts occurred to public school when the teacher was still a student. Another process, which was found had as an "object" created the methodological proposals for teaching-learning physical education and gymnastic in school, having its time, space and mainly transformers interactions constituted in the University when the teacher was still a graduated student. The process of creation of pedagogical practices related to gymnastic in school, another one found "object" occurred to that studied school, in the interactions with students. The last one located process, that the students create the gymnastic, also took place in that time and space, formed by these interactions. Understood as creations in net, it was noticed that the unending of themselves were and are the impulse in the constitution to the process of teaching-learning of gymnastics in the studied school.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestra em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Soares, Carmen LúciaSilva, Paula Cristina da CostaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Larissa Graner Silva, 1980-20132013-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf288 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914PINTO, Larissa Graner Silva. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola". 2013. 288 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911733porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:04:32Zoai::911733Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:04:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
The teaching-learning process of gymnastic in my school
title O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
spellingShingle O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
Pinto, Larissa Graner Silva, 1980-
Educação física escolar
Ginástica
Ensino - Aprendizagem
Criação
Gestos
Schools physical education
Gymnastic
Teaching - Learning
Creation
Gesture
title_short O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
title_full O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
title_fullStr O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
title_sort O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola"
author Pinto, Larissa Graner Silva, 1980-
author_facet Pinto, Larissa Graner Silva, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Soares, Carmen Lúcia
Silva, Paula Cristina da Costa
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Larissa Graner Silva, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ginástica
Ensino - Aprendizagem
Criação
Gestos
Schools physical education
Gymnastic
Teaching - Learning
Creation
Gesture
topic Educação física escolar
Ginástica
Ensino - Aprendizagem
Criação
Gestos
Schools physical education
Gymnastic
Teaching - Learning
Creation
Gesture
description Orientadora: Eliana Ayoub
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914
PINTO, Larissa Graner Silva. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola". 2013. 288 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914
identifier_str_mv PINTO, Larissa Graner Silva. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola". 2013. 288 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620914. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/911733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
288 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405481880256512