A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
Ano de defesa: | 1998 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629 |
Resumo: | Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
id |
UNICAMP-30_b957297f1f8f901791b8953f128ca96b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::175789 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publicaLíngua inglesaProfessores de linguasAvaliação educacionalOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de natureza etnográfica, tem por objetivo caracterizar a cultura de avaliar língua estrangeira (inglês) de três professoras de uma escola da rede estadual de ensino fundamental e médio. Para tanto, investigam-se as concepções, atitudes, crenças e mitos que influenciam e/ou até determinam a prática de avaliar dessas professoras. O referencial teórico inclui os conceitos de cultura, cultura de aprender/ensinar/avaliar e a formação de professores. Os dados foram coletados através de dois questionários, entrevistas, observação e gravação de aula em áudio e anotações de campo, no segundo semestre de 1997. Os resultados desse estudo mostram que, no contexto observado, a avaliação é vista apenas em seu caráter classificatório, ou seja, limitada a verificar a "quantidade que o aluno aprendeu", através de provas/testes de "lápis e papel" ou da "observação secreta" da participação dos alunos nas atividades de sala de aula. Essa "verificação" é atribuída pelas professoras através de uma nota e/ou conceito que informa a promoção ou retenção do aluno na disciplina. Constata-se também o uso da nota/conceito para disciplinar o aluno em sala de aula ou para incentivá-lo a fazer as atividades propostas. As professoras acreditam que sem a nota o aluno não estuda, ou seja, a ênfase está no produto da aprendizagem. Essa prática de avaliar gera muitos conflitos, principalmente porque nesse contexto, tanto o ensino, quanto a avaliação são centralizados no professor, que vê como sua a responsabilidade pela aprendizagem. Constata-se, portanto, que a cultura de avaliar das professoras-sujeito é uma só e que influencia a abordagem de ensinar/avaliar das mesmas. Além disso, essa cultura recebe influência das experiências anteriores de aprender e ensinar, que na ausência de reflexão, são repetidas e transmitidas implicitamenteAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Abrahão, Maria Helena VieiraCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRolim, Ana Claudia Oliveira19981998-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175789porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:57:33Zoai::175789Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:57:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
title |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
spellingShingle |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica Rolim, Ana Claudia Oliveira Língua inglesa Professores de linguas Avaliação educacional |
title_short |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
title_full |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
title_fullStr |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
title_full_unstemmed |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
title_sort |
A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica |
author |
Rolim, Ana Claudia Oliveira |
author_facet |
Rolim, Ana Claudia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951- Abrahão, Maria Helena Vieira Cavalcanti, Marilda do Couto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Ana Claudia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Professores de linguas Avaliação educacional |
topic |
Língua inglesa Professores de linguas Avaliação educacional |
description |
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-11-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629 ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 161p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189700282351616 |