A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Rolim, Ana Claudia Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_b957297f1f8f901791b8953f128ca96b
oai_identifier_str oai::175789
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publicaLíngua inglesaProfessores de linguasAvaliação educacionalOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de natureza etnográfica, tem por objetivo caracterizar a cultura de avaliar língua estrangeira (inglês) de três professoras de uma escola da rede estadual de ensino fundamental e médio. Para tanto, investigam-se as concepções, atitudes, crenças e mitos que influenciam e/ou até determinam a prática de avaliar dessas professoras. O referencial teórico inclui os conceitos de cultura, cultura de aprender/ensinar/avaliar e a formação de professores. Os dados foram coletados através de dois questionários, entrevistas, observação e gravação de aula em áudio e anotações de campo, no segundo semestre de 1997. Os resultados desse estudo mostram que, no contexto observado, a avaliação é vista apenas em seu caráter classificatório, ou seja, limitada a verificar a "quantidade que o aluno aprendeu", através de provas/testes de "lápis e papel" ou da "observação secreta" da participação dos alunos nas atividades de sala de aula. Essa "verificação" é atribuída pelas professoras através de uma nota e/ou conceito que informa a promoção ou retenção do aluno na disciplina. Constata-se também o uso da nota/conceito para disciplinar o aluno em sala de aula ou para incentivá-lo a fazer as atividades propostas. As professoras acreditam que sem a nota o aluno não estuda, ou seja, a ênfase está no produto da aprendizagem. Essa prática de avaliar gera muitos conflitos, principalmente porque nesse contexto, tanto o ensino, quanto a avaliação são centralizados no professor, que vê como sua a responsabilidade pela aprendizagem. Constata-se, portanto, que a cultura de avaliar das professoras-sujeito é uma só e que influencia a abordagem de ensinar/avaliar das mesmas. Além disso, essa cultura recebe influência das experiências anteriores de aprender e ensinar, que na ausência de reflexão, são repetidas e transmitidas implicitamenteAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Abrahão, Maria Helena VieiraCavalcanti, Marilda do CoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRolim, Ana Claudia Oliveira19981998-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175789porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:57:33Zoai::175789Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:57:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
title A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
spellingShingle A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
Rolim, Ana Claudia Oliveira
Língua inglesa
Professores de linguas
Avaliação educacional
title_short A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
title_full A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
title_fullStr A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
title_full_unstemmed A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
title_sort A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica
author Rolim, Ana Claudia Oliveira
author_facet Rolim, Ana Claudia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Abrahão, Maria Helena Vieira
Cavalcanti, Marilda do Couto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Ana Claudia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Professores de linguas
Avaliação educacional
topic Língua inglesa
Professores de linguas
Avaliação educacional
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-11-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629
ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROLIM, Ana Claudia Oliveira. A cultura de avaliar de professoras de lingua estrangeira (ingles) no contexto da escola publica. 1998. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189700282351616