Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Berezin, Josie, 1986-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342
Resumo: Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
id UNICAMP-30_bf1a81a126cbec7ffcecf077268d4238
oai_identifier_str oai::1242881
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorshipFrom margins to center and vice-versa : dance history and curatorshipCentro Cultural São PauloCuradoriaDança - HistóriaCivilização ocidentalProdução culturalCentro Cultural São PauloCuratorshipDance - HistoryCivilization, WesternCultural productionOrientador: Cássia Navas Alves de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Fundamentada na historiografia contemporânea da dança, a presente dissertação faz uma breve introdução em que mostra como a ordem colonial e seu pensamento epistemológico ocidental moldaram as relações sociais, políticas e culturais da área da dança, dado que as linguagens que se diferem do balé ou das danças modernas/contemporâneas – estas, de topologias marcadamente hegemônicas ocidentais – são compreendidas como parte de uma cultura à margem, exótica, menosprezada ou subordinada pelo paradigma ocidental. Observa-se uma pequena e paulatina mudança nesse contexto. Traçando um cenário sobre a área de dança no Centro Cultural São Paulo, desde a sua inauguração em 1982 até 2017, com foco na programação e curadoria das muitas edições da Mostra Semanas de Dança que ocorreram nesse período, é possível perceber uma abertura para artistas e grupos independentes de dança, em termos de independentes de corpos estáveis ou de linguagens acadêmicas já estabelecidas. No entanto, encontra-se uma predominância da dança contemporânea, que apesar das conquistas que representou para a dança, especialmente na cidade de São Paulo, sua origem está inegavelmente ligada a uma cultura de elite branca norte-americana, restando pouco espaço a danças de epistemes não ocidentais. As edições de 2015 e 2016 da Mostra Semanas de Dança trazem uma perspectiva um pouco diferente dentro dessa discussão, com disponibilidade para promover projetos a partir de um olhar periférico na dança, no sentido geográfico e também político-cultural. Assim, a pesquisa busca demonstrar que um pensamento curatorial com a potência de promover encontros entre linguagens de dança de diferentes epistemologias, pode trazer um rico debate sobre quais identidades e histórias estão sendo narradas por trás de mostras e apresentações de dança, e como deslocar o olhar para eixos não hegemônicos e ainda pouco reconhecidos na dançaAbstract: Based on contemporary dance historiography, this dissertation presents a brief introduction that shows how the colonial order and its Western epistemological thought shaped the dance relations in social, political and cultural terms, once the dance languages that differ from ballet or modern/contemporary ones - these, notably from hegemonic topologies - are understood as part of a marginal, exotic, underestimated or subordinated culture by the Western paradigm. There is, though, a small and gradual change going on in this context. Tracing a script on the dance field in Centro Cultural São Paulo, from its inauguration in 1982 to 2017, focusing on the programming and curation of various editions of the Mostra Semanas de Dança during this period, one can perceive an openness for independent dance artist and groups, in terms of independence on academic languages and stable institutions. However, there is also a predominance of contemporary dance which, despite the achievements it represents to dance field, specifically in São Paulo city, whose origins are inextricably linked to an American white elite culture, leaving a small space to not Western epistemes dance. The 2015 and 2016 editions of Mostra Semanas de Dança bring a different perspective on this discussion, with availability to promote projects from a peripheral perspective to dance, from a geographic or political-cultural point of view. Thus, this research demonstrates that a curatorial thought with the potential to promote encounters between dance languages of different epistemologies can trace a rich debate about which identities and stories are being narrated through dance shows and performances, and how to dislocate the view to not hegemonic centers which are still little recognized in danceMestradoTeatro, Dança e PerformanceMestra em Artes da Cena[s.n.]Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-Costas, Ana Maria RodriguezSiqueira Júnior, Arnaldo José deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBerezin, Josie, 1986-20212021-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342BEREZIN, Josie. Das margens para o centro e vice-versa: história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship. 2021. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242881Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T15:52:49Zoai::1242881Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-02T15:52:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
From margins to center and vice-versa : dance history and curatorship
title Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
spellingShingle Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
Berezin, Josie, 1986-
Centro Cultural São Paulo
Curadoria
Dança - História
Civilização ocidental
Produção cultural
Centro Cultural São Paulo
Curatorship
Dance - History
Civilization, Western
Cultural production
title_short Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
title_full Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
title_fullStr Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
title_full_unstemmed Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
title_sort Das margens para o centro e vice-versa : história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship
author Berezin, Josie, 1986-
author_facet Berezin, Josie, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Cássia Navas Alves de, 1959-
Costas, Ana Maria Rodriguez
Siqueira Júnior, Arnaldo José de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Berezin, Josie, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Cultural São Paulo
Curadoria
Dança - História
Civilização ocidental
Produção cultural
Centro Cultural São Paulo
Curatorship
Dance - History
Civilization, Western
Cultural production
topic Centro Cultural São Paulo
Curadoria
Dança - História
Civilização ocidental
Produção cultural
Centro Cultural São Paulo
Curatorship
Dance - History
Civilization, Western
Cultural production
description Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342
BEREZIN, Josie. Das margens para o centro e vice-versa: história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship. 2021. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342
identifier_str_mv BEREZIN, Josie. Das margens para o centro e vice-versa: história e curadoria de dança = From margins to center and vice-versa: dance history and curatorship. 2021. 1 recurso online (120 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4342. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242881
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (120 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140007225589760