Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Pereira, Vinícius Muniz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868
Resumo: Orientador: José Roberto Zan
id UNICAMP-30_bfbd85cf8d4a4e709464e8da80a167da
oai_identifier_str oai::862990
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato AndradeBetween Brazilian inland and the concert room : a Renato Andrade's work studyMúsica popularMúsica sertanejaMúsica popular instrumentalViolaPopular musicCountry musicInstrumental folk musicBrazilian ten-string guitarOrientador: José Roberto ZanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Em meados da década de 1970, o compositor e instrumentista mineiro Renato Andrade lança seu primeiro disco solo intitulado A fantástica viola de Renato Andrade. No repertório, composições instrumentais interpretadas com muito virtuosismo na viola caipira. Esse é o início de uma produção precursora dentro da música sertaneja e que acabou por criar um novo segmento desse gênero. Resultado das transformações formais e estéticas da música popular brasileira a partir dos anos 70, a obra de Renato Andrade reflete o surgimento de fronteiras tênues entre a esfera popular e erudita, na qual compositores e instrumentistas vão buscar nas "tradições" populares elementos destinados a dar "autenticidade" e "legitimidade" às suas produções, ao mesmo tempo adotam procedimentos da música erudita para dar corpo e organicidade a suas músicas. Esta dissertação buscou investigar a obra do compositor e violeiro Renato Andrade. Para isso, partiu dos dados biográficos do artista, do levantamento de sua produção fonográfica e a partir desses dados procurou compreender as estratégias criativas de Renato Andrade, a maneira com qual o músico organiza o material musical na viola caipira e a consolidação daquilo que identificamos como sendo o seu idioma composicional. Num segundo momento, o foco deste trabalho foi compreender o performer Renato Andrade, sua atuação nos palcos e a construção do que identificamos como o personagem Renato AndradeAbstract: In the 1970's, the composer and performer from Minas Gerais Renato Andrade releases his first record playing solo. It was called A fantástica viola de Renato Andrade. The album was made of instrumental compositions for viola caipira (Brazilian Ten String Guitar), an instrument that he played with a great virtuosity. This was the beginning of a one of a kind production in Brazil that ended up creating a new segment in the field of a genre known as "Música Caipira". As a result of the Brazilian's Popular Music formal and aesthetic transformations, ever since the seventies, Renato Andrade's work reflects the emergence of fine lines between the popular and the classical. In order to compose their plays, composers and musicians searched for Brazilian popular traditions so they could give to them "authenticity" and "legitimacy". At the same time, they adopt classic procedures to make the plays coherent and dense. This dissertation has the intent to explore Renato Andrade's work. It aims to expose the musical elements used in his compositions and his musical influences and tendencies and also, the construction of a specific style of the author, either through his music or through his ten string Brazilian guitar execution. To do that, we researched his biography and his music production in order to understand his creative procedures, his way to organize the musical materials in the Ten String Guitar and, finally, the consolidation of what we call his compositional language. On a second moment, we describe Renato Andrade as a performer: his performance on stage, and the construction of the "character" Renato AndradeMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Zan, José Roberto, 1948-Silva, Esdras RodriguesPinto, Ivan VilelaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Vinícius Muniz2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed157, [51] p. : il. + 1 CD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T15:46:09Zoai::862990Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-25T15:46:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
Between Brazilian inland and the concert room : a Renato Andrade's work study
title Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
spellingShingle Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
Pereira, Vinícius Muniz
Música popular
Música sertaneja
Música popular instrumental
Viola
Popular music
Country music
Instrumental folk music
Brazilian ten-string guitar
title_short Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
title_full Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
title_fullStr Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
title_full_unstemmed Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
title_sort Entre o sertão e a sala de concerto : um estudo da obra de Renato Andrade
author Pereira, Vinícius Muniz
author_facet Pereira, Vinícius Muniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, José Roberto, 1948-
Silva, Esdras Rodrigues
Pinto, Ivan Vilela
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vinícius Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Música sertaneja
Música popular instrumental
Viola
Popular music
Country music
Instrumental folk music
Brazilian ten-string guitar
topic Música popular
Música sertaneja
Música popular instrumental
Viola
Popular music
Country music
Instrumental folk music
Brazilian ten-string guitar
description Orientador: José Roberto Zan
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868
PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868
identifier_str_mv PEREIRA, Vinícius Muniz. Entre o sertão e a sala de concerto: um estudo da obra de Renato Andrade. 2011. 157, [51] p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617868. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/862990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
157, [51] p. : il. + 1 CD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139931283521536