De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020
Resumo: Orientador: Nima Imaculada Spigolon
id UNICAMP-30_c0d88edaeb7d382e02d136c9a67f4ab2
oai_identifier_str oai::1166903
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontrosFrom student, teacher and researcher : autobiographic narrative experience about my professional master's course, between meeting and mismatchesEducação infantilFormação continuadaNarrativasAutobiografiaChild educationContinuing educationNarrativesAutobiographyOrientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa faz parte do processo de formação continuada, no qual a pesquisadora assumiu-se como professora–pesquisadora através da proposição de um diálogo entre os registros das suas memórias e experiências vivenciadas, com pensadores e teóricos que fundamentam a conversa de "vida – formação" da professora de educação infantil, que ingressou no Mestrado Profissional de Educação Escolar. O arcabouço teórico escolhido corrobora com práticas educativas e experiências democráticas, como os pensamentos de Célestin Freinet, aspectos da pedagogia defendida por Loris Malaguzzi, e obras de Paulo Freire. Assim, esta pesquisa defende o ensino público, laico e de qualidade social, através de experiências de aprendizagens que humanizam os sujeitos envolvidos. Por isso, sua escrita transparece a humanidade do ser professora e pesquisadora que constituem a autora. A metodologia é a narrativa autobiográfica, visto que possibilita relacionar teoria e prática com todo rigor necessário ao Mestrado Profissional. A questão que norteia é: Como a experiência no Mestrado Profissional em Educação Escolar, dialoga com minha prática cotidiana como professora de educação infantil? A partir disso, o objetivo geral ficou definido: Compreender o movimento entre a formação continuada, focada no Mestrado Profissional, e a cotidianidade da ação da professora que se assume pesquisadora da sua prática. Para tanto o texto percorre caminhos específicos que abordam a importância de: 1. Reconhecer a relevância social, política e pedagógica do Mestrado Profissional em Educação Escolar; 2. Identificar algumas características das legislações da Secretaria Municipal de Educação de Campinas que fundamentam a educação infantil e a atuação dos professores dessa modalidade de ensino e por fim 3. Explanar sobre a interlocução entre a formação continuada e a atuação do professor. Ressalta-se que a proposta não é encontrar respostas, porém instigar leitores a novas perguntas reflexivas. Como o maior objetivo desta pesquisa é instigar novas reflexões no âmbito da educação infantil e da formação continuada, ela não será considerado como finita, pois a pesquisadora defende a inconclusão, uma vez que se reconhece sujeito em constante formação, e por isso, novos caminhos e outras perguntas continuarão a movimentar sua ação pedagógica e de pesquisaAbstract: This research is part of the continuing education process, in which the researcher assumed herself as a teacher-researcher through the proposition of a dialogue between the records of her memories and lived experiences, with thinkers and theorists who support the conversation of "life – training " of the early childhood education teacher, who joined the Professional Masters in School Education. The chosen theoretical framework corroborates educational practices and democratic experiences, such as the thoughts of Célestin Freinet, aspects of the pedagogy defended by Loris Malaguzzi, and works by Paulo Freire. Thus, this research defends public, secular and social quality education, through learning experiences that humanize the subjects involved. Therefore, her writing reveals the humanity of being a teacher and researcher who constitute the author. The methodology is the autobiographical narrative, as it makes it possible to relate theory and practice with all the rigor necessary for the Professional Master's Degree. The guiding question is: How does the experience in the Professional Masters in School Education dialogue with my daily practice as a teacher of early childhood education? From this, the general objective was defined: To understand the movement between continuing education, focused on the Professional Masters, and the daily action of the teacher who assumes herself as a researcher of her practice. Therefore, the text follows specific paths that address the importance of: 1. Recognizing the social, political and pedagogical relevance of the Professional Master's Degree in School Education; 2. Identify some characteristics of the legislation of the Municipal Department of Education of Campinas that underlie early childhood education and the role of teachers in this type of education, and finally 3. Explain the dialogue between continuing education and the role of the teacher. It is noteworthy that the proposal is not to find answers, but to instigate readers to new reflective questions. As the main objective of this research is to instigate new reflections in the scope of early childhood education and continuing education, it will not be considered as finite, as the researcher defends the inconclusiveness, since it recognizes a subject in constant formation, and therefore, new paths and other questions will continue to move your pedagogical and research actionMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Monção, Maria Aparecida GuedesAffonso, Suselei Aparecida BedinUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-20212021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166903Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T21:53:50Zoai::1166903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-15T21:53:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
From student, teacher and researcher : autobiographic narrative experience about my professional master's course, between meeting and mismatches
title De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
spellingShingle De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-
Educação infantil
Formação continuada
Narrativas
Autobiografia
Child education
Continuing education
Narratives
Autobiography
title_short De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
title_full De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
title_fullStr De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
title_full_unstemmed De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
title_sort De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
author Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-
author_facet Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Monção, Maria Aparecida Guedes
Affonso, Suselei Aparecida Bedin
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação continuada
Narrativas
Autobiografia
Child education
Continuing education
Narratives
Autobiography
topic Educação infantil
Formação continuada
Narrativas
Autobiografia
Child education
Continuing education
Narratives
Autobiography
description Orientador: Nima Imaculada Spigolon
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020
SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 26 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020
identifier_str_mv SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 26 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166903
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405536533086208