Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Gomes, Franciene Duarte, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724
Resumo: Orientadores: Antonio Carlos Zambon; Gisele Busichia Baioco
id UNICAMP-30_c219495b73f853cbec6038f6c3c1fa83
oai_identifier_str oai::1081521
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superiorKnowledge management tools and learning styles to support pedagogical strategies in higher educationGestão do conhecimentoRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)Estratégias de aprendizagemAprendizagemKnowledge managementKnowledge representation (Information theory)Learning strategiesLearningOrientadores: Antonio Carlos Zambon; Gisele Busichia BaiocoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: O processo de construção do conhecimento passa por mudanças que incentivam novos modos de ensinar e aprender. Assim, diversas tecnologias e estratégias de ensino-aprendizagem estão sendo desenvolvidas e utilizadas na Educação para propiciar um melhor aprendizado. Dentre as diversas estratégias, os Estilos de Aprendizagem são definidos como preferências individuais relacionadas ao modo de aprender. As metodologias ativas contribuem com a construção crítica, reflexiva e com autonomia do aprendizado do aluno. No entanto, uma das dificuldades no uso de metodologias ativas está relacionada à resistência dos alunos na autonomia do seu aprendizado. A consideração dos Estilos de Aprendizagem pode ajudar o professor desenhar estratégias que atendam melhor preferências dos alunos. Assim, ferramentas de Gestão do Conhecimento que facilitam o gerenciamento do conhecimento, junto com um modelo de Estilos de Aprendizagem, podem ser utilizadas para análise da percepção dos alunos do ambiente de ensino em uma disciplina. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de análise de Estilos de Aprendizagem por meio de instrumentos de Gestão do Conhecimento para auxiliar o professor no ajuste de suas estratégias pedagógicas. Para isso, foi considerado o modelo de estilos de aprendizagem Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje - CHAEA (Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático). Para a modelagem do conhecimento utilizou-se Mapa Conceitual Estendido (MCE), baseado em uma matriz de atributos, no qual os conceitos são dispostos em modo de controlabilidade sobre o contexto de análise e do agente do conhecimento (aluno). Para a aplicação do processo de análise, um estudo de caso foi executado em uma disciplina de ensino superior baseada em metodologias ativas. Os resultados mostraram a utilidade do MCE ao apontar elementos que identificaram aspectos relacionados à dinâmica dos Estilos de Aprendizagem dos alunos sobre uma disciplina. Assim, o uso do MCE na identificação da dinâmica dos Estilos de Aprendizagem é conveniente para auxiliar o professor no ajuste das estratégias de ensino-aprendizagemAbstract: The process of knowledge construction is going through changes that foster new ways of teaching and learning. Thus, several teaching-learning technologies and strategies are being developed and used in education to improve learning. Among various strategies, Learning Styles are defined as individual preferences on learning practices. Active methodologies, in turn, contribute to critical, reflexive, and autonomous construction of learning. Though, one of the difficulties in using active methodologies is related to the resistance in the autonomy of their learning. Taking in consideration students¿ Learning Styles can help teachers to design strategies that best meet students' preferences. Thus, Knowledge Management tools, along with a Learning Style model, can be used to analyze students' perception to classroom envi-ronment. Within this context, the objective of this work was to develop a process of analysis of Learning Styles through Knowledge Management tools to assist the teacher in adjusting his pedagogical strategies. To do this, the learning styles model Honey-Alonso Questionnaire of Learning Styles - CHAEA (Active, Reflective, Theoretical and Pragmatic) was considered. For knowledge modeling, we used Extended Conceptual Maps (ECM). This modeling meth-od is based on an attribute matrix, in which concepts are arranged according to the control level the knowledge agent (student) thinks he or she has on them. For the application of the analysis process, a case study was carried out in a higher education class. That class was taught using on active methodologies. Results of the case study showed the usefulness of the ECM in pointing out elements that identified aspects related to students' Learning Styles dy-namics about the class. Then, the use of ECM for the identification of Learning Styles dynam-ics is convenient to support teachers in the adjustment of learning-teaching strategiesDoutoradoSistemas de Informação e ComunicaçãoDoutora em Tecnologia[s.n.]Zambon, Antonio Carlos, 1965-Baioco, Gisele Busichia, 1970-Barros, Daniela Melare VieiraGarbin, Mônica CristinaInácio Júnior, EdmundoBorges, Marcos Augusto FranciscoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Franciene Duarte, 1979-20182018-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724GOMES, Franciene Duarte. Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior. 2018. 1 recurso online (148 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081521Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T11:46:05Zoai::1081521Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-05T11:46:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
Knowledge management tools and learning styles to support pedagogical strategies in higher education
title Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
spellingShingle Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
Gomes, Franciene Duarte, 1979-
Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Knowledge management
Knowledge representation (Information theory)
Learning strategies
Learning
title_short Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
title_full Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
title_fullStr Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
title_full_unstemmed Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
title_sort Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior
author Gomes, Franciene Duarte, 1979-
author_facet Gomes, Franciene Duarte, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Baioco, Gisele Busichia, 1970-
Barros, Daniela Melare Vieira
Garbin, Mônica Cristina
Inácio Júnior, Edmundo
Borges, Marcos Augusto Francisco
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Franciene Duarte, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Knowledge management
Knowledge representation (Information theory)
Learning strategies
Learning
topic Gestão do conhecimento
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem
Knowledge management
Knowledge representation (Information theory)
Learning strategies
Learning
description Orientadores: Antonio Carlos Zambon; Gisele Busichia Baioco
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724
GOMES, Franciene Duarte. Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior. 2018. 1 recurso online (148 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724
identifier_str_mv GOMES, Franciene Duarte. Ferramentas de gestão do conhecimento e estilos de aprendizagem para apoio às estratégias pedagógicas no ensino superior. 2018. 1 recurso online (148 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635724. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081521
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139970577858560