Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Varani, Adriana, 1972-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_c3597682e8f0ffb095d07a1e1e2bcaf4
oai_identifier_str oai::344116
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionaisTrabalho pedagogico em equipeFormação de professoresPolítica e educaçãoResistênciaTrabalho docenteCollective workTeaching educationEducation politicsEducation resistanceTeaching workOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como tema a compreensão da organização do trabalho docente coletivo instaurado de forma não obrigatória no interior da escola e sua relação com as políticas educacionais. Para tanto, foi narrado e analisado o movimento da experiência de um grupo de professores na escola pública do Estado de São Paulo, realizada no período do final da década de 80 até 1995, momento da Reorganização da Rede Estadual de Ensino, utilizandose dos recursos metodológicos da história oral (Brioschi e Trigo) ¿ entrevistas não diretivas e suas textualizações que constam do volume II. Foram usados alguns princípios da análise do cotidiano (Certeau) escolar, da micro estrutura e da linguagem (Bakhtin), que possibilitaram a construção dos seguintes indicadores: a configuração de um grupo de professores que estabeleceu vínculos de comunidade (Heller); a compreensão do conceito de trabalho coletivo (Marx) entre professores a partir de suas relações de não artificialidade (Hargreaves); o movimento de construção de táticas (Certeau) para efetivação do projeto pedagógico escolar; e como estas táticas se instalam nos espaços intersticiais (Larossa) provocando a criação dos espaços instituinte e instituído (Lourau) para organização do projeto. A análise destes indicadores demonstrou a importância do grupo enquanto espaço de resistência docente, à medida que professores tomam para si a autoria de suas vidas e, portanto, há re-existência docente frente, inclusive, às políticas de descontinuidade (Collares, Geraldi e Moyses). Das descontinuidades e da re-existência, rupturas são estabelecidas e vestígios deixados na continuidade de suas ações. O projeto de pesquisa foi desenvolvido no GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ e contou com financiamento da FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloAbstract: This research has like a theme the comprehension of the teacher's collective work established in way non obligatory inside the school and your relationship with the educational politics. For this, it was narrated and analysed the experience of a group of teachers in the public school of São Paulo State, accomplished in the period of the end of the decade of 80 up to 1995, moment of the Reorganization of the Oficial Teaching. The methodological resources used was the oral history (Brioschi and Trigo) ¿ the non directive interviews and yours translations to text, that are in volume II . It was used some principles of the daily school (Certeau), and analysis of micro structures and of the language (Bakhtin), that made possible the construction of the following indicators: the configuration of a group of teachers that established community's entails (Heller); the understanding of the collective work's concept (Marx) among teachers in yours non artificiality relationships (Hargreaves); the movement of construction of tactics (Certeau) to effect the school pedagogic project; and how these tactics settle themselves in the intersticials spaces (Larossa) provoking the creation of the "instituinte" spaces and institutional (Lourau) in the organization of a pedagogic project. The analysis of these indicators demonstrated the importance of the group while space of educational resistance, as teachers take for itself the authorship of your lives and, therefore, there is reexistence educational front, besides, to the discontinuous politics (Collares, Geraldi and Moyses). Of the discontinuous and of the re-existence, ruptures are established and vestiges left in the continuity of your actions. The research project was developed in GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ and was financed by FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Alves, Nilda GuimarãesFiorentini, DarioPrado, Guilherme do Val ToledoCamargo, Dulce Maria Pompêo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVarani, Adriana, 1972-20052005-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344116porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:13:41Zoai::344116Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:13:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
title Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
spellingShingle Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
Varani, Adriana, 1972-
Trabalho pedagogico em equipe
Formação de professores
Política e educação
Resistência
Trabalho docente
Collective work
Teaching education
Education politics
Education resistance
Teaching work
title_short Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
title_full Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
title_fullStr Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
title_full_unstemmed Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
title_sort Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
author Varani, Adriana, 1972-
author_facet Varani, Adriana, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Alves, Nilda Guimarães
Fiorentini, Dario
Prado, Guilherme do Val Toledo
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Varani, Adriana, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho pedagogico em equipe
Formação de professores
Política e educação
Resistência
Trabalho docente
Collective work
Teaching education
Education politics
Education resistance
Teaching work
topic Trabalho pedagogico em equipe
Formação de professores
Política e educação
Resistência
Trabalho docente
Collective work
Teaching education
Education politics
Education resistance
Teaching work
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268
VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189762138898432