O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Santos, Ramofly Bicalho dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227
Resumo: Orientador : Vera Lucia Sabongi De Rossi
id UNICAMP-30_c86da1d6b58760adc90bb80256d32f38
oai_identifier_str oai::393585
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e liderançasMovimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (Brasil)Projeto político-pedagógicoReconhecimento (Filosofia)IdentidadeDemocraciaHistoria - México - Sec. XVI-XXOrientador : Vera Lucia Sabongi De RossiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho aborda os processos de elaboração de conhecimentos e de subjetividades na EJA. Partindo de uma situação compartilhada de ensino, no contexto de aulas de história, procura apreender indícios dos modos como os alunos significam objetos de conhecimento e, neste processo de conhecer, constituem-se, elaborando dimensões de sua subjetividade relacionadas a sua inserção na escola, na família, no trabalho, na igreja. Na trama de elaboração de sentidos, indiciada nas relações de ensino, saberes escolares e saberes construídos em diferentes âmbitos da vida cotidiana mediatizaram-se em possibilidades dialógicas diversas. A produção dessa investigação esteve orientada pela interlocução com os pressupostos teórico-metodológicos de autores que concebem a elaboração do conhecimento e a constituição da subjetividade humana como produzidas em relações sociais concretas, definidas histórico-culturalmente, mediadas semioticamente, cuja compreensão é possível mediante a análise dos processos de significação nelas produzidos. O estudo possibilitou entrever a diversidade de sujeitos que freqüentam cursos de educação de jovens e adultos em seus processos de constituição e de elaboração do conhecimento e as implicações pedagógicas dela decorrentesAbstract: The present work concentrates on the knowledge production process and in the subjectivities regarding the education of young and adults. Considering a co-operative education procedure, particularly the history matter, it tried to understand how students become subject of knowledge and, in this same process, how they reveal dimensions of their subjectivity concerning school, family, workplace, and church. In the scenery of senses elaboration, found in the education process, school learning and learning process obtained in different places of daily life are connected in diverse dialogical possibilities. This investigation was based on the theoretical and methodological principles of authors that believe that, the elaboration of knowledge and human subjectivity are the results of social interactions, historical and culturally defined, through semiotic expression, which understanding become possible by analysing the meaning produced by them. The research tried to the reveal the diversity of the actors who attend courses for young and adults in their process of elaborating knowledge and the educational results produced by itDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-Linhares, Celia Frazão SoaresSoares, Suely Aparecida GalliDias, Maria de Fátima SabinoBittencourt, Agueda BernardeteAzevedo, Leny Cristina Soares SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Ramofly Bicalho dos20072007-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227SANTOS, Ramofly Bicalho dos. O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetorias de educadores e lideranças. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393585porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:45:47Zoai::393585Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:45:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
title O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
spellingShingle O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
Santos, Ramofly Bicalho dos
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (Brasil)
Projeto político-pedagógico
Reconhecimento (Filosofia)
Identidade
Democracia
Historia - México - Sec. XVI-XX
title_short O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
title_full O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
title_fullStr O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
title_full_unstemmed O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
title_sort O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra : trajetorias de educadores e lideranças
author Santos, Ramofly Bicalho dos
author_facet Santos, Ramofly Bicalho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Rossi, Vera Lúcia Sabongi, 1949-
Linhares, Celia Frazão Soares
Soares, Suely Aparecida Galli
Dias, Maria de Fátima Sabino
Bittencourt, Agueda Bernardete
Azevedo, Leny Cristina Soares Souza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (Brasil)
Projeto político-pedagógico
Reconhecimento (Filosofia)
Identidade
Democracia
Historia - México - Sec. XVI-XX
topic Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (Brasil)
Projeto político-pedagógico
Reconhecimento (Filosofia)
Identidade
Democracia
Historia - México - Sec. XVI-XX
description Orientador : Vera Lucia Sabongi De Rossi
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-03-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227
SANTOS, Ramofly Bicalho dos. O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetorias de educadores e lideranças. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227. Acesso em: 8 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTOS, Ramofly Bicalho dos. O projeto politico pedagogico do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: trajetorias de educadores e lideranças. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/393585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798512054299000832