Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!)
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001 |
Resumo: | Orientador: Rogerio Adolfo de Moura |
id |
UNICAMP-30_c8d8664930aad9efc368e5fa2010762f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1166803 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!)Narratives of an action-research in educational and art in Brazil and (South!) ÁfricaNarrativasPesquisa-ação em educaçãoCartasArte e educaçãoNarrativesAction Research in EducationLettersArt and EducationOrientador: Rogerio Adolfo de MouraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Desenho nessas linhas as narrativas das experiências de pesquisador/arte-educador que vivenciei entre Brasi(s) e África(s). Nesse lugar, o leitor é convidado para uma experiência sensorial: cartas, vídeos, mapas, fotografias, ilustrações e jogos são expostos em um exercício de escrita performática e brincante que busca transportá-lo para um cenário transatlântico e intercultural. Meu propósito é compreender, a partir de uma pesquisa-ação em educação e arte, os aspectos do sistema educacional sul-africano contemporâneo em diálogo com práticas pedagógicas realizadas em espaços de educação no Brasil e na África do Sul: em São Paulo/Campinas na ONG Progen – Projeto Gente Nova e também na EMEF Maria Pavanatti Favaro e em Joanesburgo/Soweto na Funda Ujabule School, por meio do Programa de Ensino Brazafrica e do Projeto de Extensão Comunitária Cartas para África. A (des)montagem metodológica eleita para a realização deste percurso encontrou respaldo nas abordagens qualitativas de pesquisa-ação, por meio das quais, necessariamente, participação do pesquisador como atuante no processo de investigação favorece o desenvolvimento de um trabalho cooperativo e dialógico, com vistas ao entendimento de realidades complexas. Dentro desta perspectiva, apoia-se nos estudos sobre a investigação narrativa como forma de registrar e refletir sobre a prática do pesquisador, sobretudo com a produção de pipocas pedagógicas que atravessam o texto em pequenas crônicas, ressignificando lugares, olhares e o próprio ato de fazer pesquisa. Por meio de um processo dialógico de escuta e interação com os atores envolvidos nesse processo, esta tese aponta semelhanças e diferenças na história e na trajetória da educação entre a África do Sul e o Brasil, assim como diferentes interpretações de África(s) fabuladas pelas crianças brasileiras a partir das cartas produzidas para crianças sul-africanas. Na esteira dos estudos diaspóricos, essa pesquisa colabora para desconstruir os estereótipos coloniais relacionados à história do continente africano em diálogo com a história afro-brasileira, presentes nas escolas públicas e particulares no Brasil, além de apresentar novas abordagens envolvidas na invenção/conquista de um campo de pesquisa ainda pouco explorado na América Latina no que diz respeito ao intercâmbio com a(s) África(s)Abstract: I draw my narratives of researcher / art-educator along these lines between Brazil(s) and Africa(s). In this place, the reader is invited to a sensory experience: letters, videos, maps, photographs, illustrations and games in an exercise of playful writing that seeks to transport him to a transatlantic and intercultural scenario. My purpose aims to understand, through action research in education and art, aspects of the contemporary South African educational system in dialogue with pedagogical practices carried out in educational spaces in Brazil and South Africa: in Johannesburg / Soweto at Funda Ujabule School and in São Paulo / Campinas at the ONG Progen – Projeto Gente Nova and also at EMEF Maria Pavanatti Favaro, through the Brazafrica Teaching Program and the Community Extension Project Cartas para África. The methodological (dis)assembly chosen for the realization of this path is supported by qualitative approaches of action research, where necessarily the participation of the researcher an active figure in the research process favors the development of a cooperative and dialogical work, with a view to understanding complex realities. Within this perspective, it is supported by studies on narrative investigation as a way of recording and reflecting on the researcher's practice, especially through the production of educational popcorns that cross the text in small chronicles, re-signifying places, looks, and the very act of doing search. Through a dialogical process of listening and interacting with the actors involved in this process, this thesis pointed out similarities and differences in history and trajectory of education between South Africa and Brazil, as well as different interpretations of Africa(s) devised by children from the practices and letters produced for South African children. In the wake of diasporic studies, this research collaborates to deconstruct the existent colonial stereotypes related to the history of the African continent in dialogue with Afro-Brazilian history, which can be observed in public and private schools in Brazil, in addition to presenting new approaches involved in the invention / conquest of a research field still little explored by Latin American and Brazilian researchers with regard to exchange in Africa (s)DoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Moura, Rogério Adolfo de, 1966-Martins, Alessandra RibeiroOliveira, Dennis deAyoub, ElianaNorões, Katia CristinaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDutra, Henrique Leonardo, 1986-20202020-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001DUTRA, Henrique Leonardo. Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!). 2020. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166803Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-23T16:57:36Zoai::1166803Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-23T16:57:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) Narratives of an action-research in educational and art in Brazil and (South!) África |
title |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
spellingShingle |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) Dutra, Henrique Leonardo, 1986- Narrativas Pesquisa-ação em educação Cartas Arte e educação Narratives Action Research in Education Letters Art and Education |
title_short |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
title_full |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
title_fullStr |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
title_full_unstemmed |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
title_sort |
Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!) |
author |
Dutra, Henrique Leonardo, 1986- |
author_facet |
Dutra, Henrique Leonardo, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Rogério Adolfo de, 1966- Martins, Alessandra Ribeiro Oliveira, Dennis de Ayoub, Eliana Norões, Katia Cristina Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Henrique Leonardo, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Pesquisa-ação em educação Cartas Arte e educação Narratives Action Research in Education Letters Art and Education |
topic |
Narrativas Pesquisa-ação em educação Cartas Arte e educação Narratives Action Research in Education Letters Art and Education |
description |
Orientador: Rogerio Adolfo de Moura |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-10-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001 DUTRA, Henrique Leonardo. Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!). 2020. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001. Acesso em: 26 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Henrique Leonardo. Narrativas de uma pesquisa-ação em educação e arte no Brasil e na África (do Sul!). 2020. 1 recurso online (173 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642001. Acesso em: 26 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166803 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (173 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405536487997440 |