Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cardoso, Rafael Fonseca, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961
Resumo: Orientador: Adriana Carvalho Koyama
id UNICAMP-30_cb7e979755406d9b3d683cadb8d60e48
oai_identifier_str oai::1166630
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentosProduction of educacional historical knowledge : intercrossed dialogues between students, teacher and documentsEducação das sensibilidadesHistória - Estudo e ensinoMemóriaNarrativasDocumentosEducation of sensibilitiesHistory teachingMemoryNarrativesDocumentsOrientador: Adriana Carvalho KoyamaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisa relativa ao Ensino de História na Educação Básica, produzida a partir de uma metodologia de pesquisa narrativa, foi realizada com duas classes de Ensino Fundamental II que o pesquisador lecionou História em 2019, em uma escola da rede particular de ensino de um município da Grande São Paulo. Ao longo de 2019, foram promovidas atividades educacionais colocando em diálogo os estudantes, documentos de arquivo e o professor/pesquisador. Inspirada nas proposições do filósofo alemão Walter Benjamin relativas ao tempo histórico, a pesquisa buscou romper com as narrativas históricas hegemônicas; compreender como os estudantes e o professor se aproximam de sujeitos históricos que emergem nas aulas de História a partir do trabalho com documentos históricos; compreender se e como o professor e os alunos se reconhecem como sujeitos históricos, à medida que significam os documentos e tecem diálogos com outros sujeitosAbstract: This research studies History Teaching in Middle/Secondary Schools in Brazil. It was done by using a narrative research methodology and conducted with two classes of Middle/Secondary students (ages 11-14) to which the researcher taught History in 2019 at a private school in a city in the metropolitan area of São Paulo. Educational activities promoted throughout 2019 put the students, archive documents and the teacher/researcher in contact. Inspired by Walter Benjamin’s propositions about historical time, this research sought to break with hegemonic historical narratives; to understand how students and teacher approach historical subjects who emerge from work with historical documents in History classes; and to understand how and if teacher and students understand themselves as historical subjects as they study and assimilate documents and enter into dialogue with other peopleMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Finocchio, SilviaCunha, Nara Rúbia de CarvalhoPereira, Marcemino BernardoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Rafael Fonseca, 1992-20212021-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166630Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T11:20:53Zoai::1166630Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-20T11:20:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
Production of educacional historical knowledge : intercrossed dialogues between students, teacher and documents
title Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
spellingShingle Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
Cardoso, Rafael Fonseca, 1992-
Educação das sensibilidades
História - Estudo e ensino
Memória
Narrativas
Documentos
Education of sensibilities
History teaching
Memory
Narratives
Documents
title_short Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
title_full Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
title_fullStr Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
title_full_unstemmed Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
title_sort Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
author Cardoso, Rafael Fonseca, 1992-
author_facet Cardoso, Rafael Fonseca, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koyama, Adriana Carvalho, 1962-
Finocchio, Silvia
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Pereira, Marcemino Bernardo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rafael Fonseca, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das sensibilidades
História - Estudo e ensino
Memória
Narrativas
Documentos
Education of sensibilities
History teaching
Memory
Narratives
Documents
topic Educação das sensibilidades
História - Estudo e ensino
Memória
Narrativas
Documentos
Education of sensibilities
History teaching
Memory
Narratives
Documents
description Orientador: Adriana Carvalho Koyama
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961
CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961
identifier_str_mv CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166630
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140000847101952