Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Porto Alegre, Laíze Márcia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
id UNICAMP-30_cedef77c334d7fddac251523adbd7ed8
oai_identifier_str oai::345401
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologicoTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoComunicação - TecnologiaProfessores - FormaçãoPrática docenteOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho teve como principal objetivo identificar como os professores do Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) identificam as tecnologias da informação e da comunicação. Também buscou o perfil profissiográfico dos atores envolvidos e suas opiniões do que entendiam sobre apoio pedagógico, trabalho em equipe, envolvimento com pesquisa e extensão e formação continuada em serviço. A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) foi analisada de acordo com a teoria da atividade, sendo que tal utilização, na educação, pode ser vista como artefato mediador dos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa apresentada tem caráter qualitativo, sendo que, para a análise dos resultados, as respostas foram apresentadas na seqüência em que foram questionadas. Os principais resultados apontam um entendimento restrito no que diz respeito ao conhecimento e uso de tecnologias da informação e da comunicação. Dentre os conceitos abordados pela Teoria da Atividade e aplicados nesta pesquisa, as contradições inerentes a uma rede de atividades, quando um artefato mediador novo é implantado, foram as mais evidentes. Embora a implantação das TICs tenha como objetivo mudança, a pesquisa nos permite observar que esta não está ocorrendo. Isto acontece porque a estrutura de trabalho vigente não permite que as relações que estão se estabelecendo em torno deste artefato possibilitem a operacionalização do seu usoAbstract: The main purpose of the present work is to demonstrate how college teachers of the Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) identify Technologies of Information and Communication (TICs). It also searched to depict a professiographical profile of all those who have been involved and acting and to know their opinion about pedagogical support, teamwork, involvement with research and extension, and continued formation in service as well. The utilization of TICs was analyzed in accordance with the Theory of Activity. In that perspective, TICs Education-oriented use can be seen as a mechanism that mediates teaching and learning processes. The research herein has a qualitative character. Therefore, due to the analysis of results, answers obtained were presented according to the sequence in which their respective questions were made. Major conclusions expose a restricted understanding about knowledge and use of the TIC. Among all concepts approached by the Theory of Activity, which were applied to perform this research, most evident ones were activities network-related contradictions concerning the implementation of a new mediating factor. Although change is the objective of the TIC, this research allows us to observe that it is not happening because the standing structure of work prevent all the mechanism-oriented relations that are being created from being able to put it into operationDoutorado[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPorto Alegre, Laíze Márcia20042005-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico. 2004. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/345401porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T12:13:21Zoai::345401Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T12:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
title Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
spellingShingle Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
Porto Alegre, Laíze Márcia
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Comunicação - Tecnologia
Professores - Formação
Prática docente
title_short Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
title_full Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
title_fullStr Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
title_sort Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico
author Porto Alegre, Laíze Márcia
author_facet Porto Alegre, Laíze Márcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto Alegre, Laíze Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Comunicação - Tecnologia
Professores - Formação
Prática docente
topic Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Comunicação - Tecnologia
Professores - Formação
Prática docente
description Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2005-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382
PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico. 2004. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382. Acesso em: 25 abr. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na pratica docente, numa instituição de ensino tecnologico. 2004. 225 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/345401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405367520460800