A contextualização e os níveis de demanda cognitiva de tarefas de geometria presentes em livros didáticos de matemática sob a perspectiva do opportunity-to-learn

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Litoldo, Beatriz Fernanda, 1989-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641703
Resumo: Orientador: Rúbia Barcelos Amaral Schio
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spelling A contextualização e os níveis de demanda cognitiva de tarefas de geometria presentes em livros didáticos de matemática sob a perspectiva do opportunity-to-learnContextualization and levels of cognitive demand of geometry tasks in mathematics textbooks from the opportunity-to-learn perspectiveLivros didáticosEnsino médioEducação matemáticaTextbooksHigh schoolMathematics educationOrientador: Rúbia Barcelos Amaral SchioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O Livro Didático continua sendo um dos recursos mais utilizados dentro da sala de aula. Muitas vezes, assumindo o papel de currículo, esse material didático acaba sendo influenciador da prática docente, podendo induzir o planejamento e a realização das aulas. Além disso, os livros também se configuram como sendo um meio pelo qual os estudantes são oportunizados ao aprendizado de determinada área de conhecimento. As tarefas, tão presentes nas aulas de Matemática, também se encontram muito presentificadas no Livro Didático. Estas, podem ser estudadas sob diferentes lentes teóricas, como, por exemplo, seus contextos e suas demandas cognitivas. Diante desse cenário, nesta pesquisa objetiva-se compreender como a contextualização e níveis de demanda cognitiva das tarefas de Geometria presentes nos Livros Didáticos de Matemática apresentam-se e relacionam-se. Como metodologia, assume-se uma abordagem qualitativa associada à pesquisa documental. Para a coleta dos dados, analisou-se uma coleção de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, ano 2018. Para analisar os dados, empregou-se o método de análise horizontal e vertical em cada volume da coleção selecionada. Como fundamentação teórica, utilizaram-se autores que versam sobre as distintas referências de contextos e sobre os níveis de demanda cognitiva, projetando discussões sob a perspectiva do Opportunity-to-Learn. Do total de 1.335 tarefas analisadas, 83% (1.108) eram contextualizadas em situações puramente matemáticas, enquanto o restante, 17% (227), encontram-se em contextos da realidade. Neste último, há uma concentração maior, 16,11% (215), daqueles referentes à semirrealidade razoável, em detrimento de uma parcela ínfima de tarefas relativas ao contexto real, 0,22% (3). Tarefas em contextos semirreais não razoáveis também se fizeram presentes, 0,67% (9). Relativamente aos níveis de demanda cognitiva, constatou-se que, em sua maioria, as tarefas são de níveis baixos de demanda cognitiva, estando estas divididas entre procedimentos sem conexões, 43,45% (580), e memorização, 42,62% (569). As demais encontram-se no nível alto, distribuídas entre demanda cognitiva do tipo procedimentos com conexão, 13,33% (178), e fazendo matemática, 0,6% (8). Atinente ao Opportunity-to-Learn ofertado pela coleção analisada, nos capítulos de Geometria, tem-se que, no quesito contextualização das tarefas, elas se aglutinam em proporcionar experiências de enunciados na esfera da matemática pura e, com relação à demanda cognitiva, estão centradas naquelas que requerem memorização de fatos e procedimentos sem conexões. Assim, entende-se que as distintas referências de contexto e os níveis de demanda cognitiva que os estudantes podem experienciar encontram-se restringidos nessa coleção, o que implica em uma limitação do Opportunity-to-Learn proporcionado, visto que eles não oferecem um aprendizado amplo fundado em uma diversidade de experiências entre as distintas referências de contextos e níveis de demanda cognitiva. O trabalho com essa diversidade faz-se importante na medida que ele contribui para a formação de cidadãos mais informados, críticos e reflexivos, assim como mais preparados a pensar, raciocinar e resolver problemas. Como contribuição, compreende-se que esta pesquisa evidencia o potencial que analisar contexto e demanda cognitiva tem para os processos de análise, avaliação e utilização de tarefas em Livros Didáticos, implicando em reflexões sobre como as tarefas nesses materiais podem ser abordadas e discutidas e, de forma mais direta, como elas podem ressoar na sua utilização por professores e estudantes. Além disso, este estudo contribui com a literatura nacional relativa ao Opportunity-to-Learn, contexto e demanda cognitiva.Abstract: The textbook has long been regarded one of the most used resources in the classroom. This didactic material often takes on the role of curriculum, influencing planning and the teaching practice itself. In addition, they represent a means by which students are given opportunities to acquire a particular set of knowledge. The tasks, so present in mathematics classes, are also components of textbooks and can be studied under different theoretical lenses, such as their contexts and their cognitive demands. In this sense, this research aimed to understand how the contextualization and levels of cognitive demand of the geometry tasks present in high school mathematics textbooks are presented and related. As a methodology, a qualitative approach associated with documentary research was adopted. For data collection, high school mathematics textbooks approved by the National Book and Didactic Material Program, year 2018, were analyzed. The horizontal and vertical analysis method was used in each volume of the selected collection. As a theoretical basis, authors who addressed different contextual references and levels of cognitive demand were chosen, projecting discussions from the perspective of Opportunity-to-Learn. Of the total of 1,335 tasks analyzed, 83% (1,108) were contextualized in purely mathematical situations, while the remaining 17% (227), were inserted in contexts of reality. In the latter, there is a greater number, 16.11% (215), of those referring to reasonable semi-reality, to the detriment of a tiny portion of tasks related to the real context, 0.22% (3). Tasks in unreasonable semi-real contexts were also present, 0.67% (9). Regarding the levels of cognitive demand, tasks of low levels of cognitive demand, which are divided between procedures without connections, 43.45% (580), and memorization, 42.62% (569) predominate. The others are at the high level, distributed among cognitive demands such as connected procedures, 13.33% (178), and doing mathematics, 0.6% (8). Regarding the Opportunity-to-Learn offered by the analyzed collection, in the Geometry chapters, in terms of contextualization, the tasks provide experiences of utterances in the sphere of pure mathematics and, in relation to cognitive demand, are focused on the memorization of facts and procedures without connections. Thus, the different contextual references and levels of cognitive demand that students can experience are restricted in this collection, which implies a limitation of the Opportunity-to-Learn provided, since they do not offer opportunities for broad learning, based on a diversity of experiences among the different references of contexts and levels of cognitive demand. Working with this diversity is of the utmost importance, since it contributes to the formation of more informed, critical and reflexive citizens, ones who are prepared to think, reason and solve problems. As a contribution, this research highlights the potential that context analysis and cognitive demand have for the processes of analyzing, evaluating and using tasks from textbooks, implying reflections on how such tasks can be approached and discussed and, more directly, how these aspects can resonate in their use by teachers and students. In addition, this study contributes to the national literature on Opportunity-to-Learn, context and cognitive demand.DoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435452/2009-01[s.n.]Amaral-Schio, Rúbia Barcelos, 1979-Megid Neto, JorgePeres, Gilmer JacintoMazzi, Lucas CaratoPetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLitoldo, Beatriz Fernanda, 1989-20212021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 222 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641703LITOLDO, Beatriz Fernanda. A contextualização e os níveis de demanda cognitiva de tarefas de geometria presentes em livros didáticos de matemática sob a perspectiva do opportunity-to-learn. 2021. 1 recurso online ( 222 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641703. 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