Saúde ocular de escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Souto, Monalisa Jaime Sbampato, 1964-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618550
Resumo: Orientador: Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
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spelling Saúde ocular de escolares do ensino fundamentalOcular health of elementary education studentsSaúde ocularSaúde escolarAbordagem interdisciplinar do conhecimentoAcuidade visualEye healthSchool healthInterdisciplinarityVisual AcuitOrientador: Maria Elisabete Rodrigues Freire GasparettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A identificação de problemas visuais em escolares deve ser preventiva e independente da idade e da apresentação de sintomas. É comum avaliar-se somente a medida da Acuidade Visual, quando é reconhecido que a visão é um processo muito mais amplo do que ver nítido; as ações devem ser feitas visando à melhoria da saúde ocular e do desempenho escolar do aluno. Decorrente disso, o objetivo geral desta pesquisa foi: Investigar a saúde ocular dos escolares que frequentavam as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Campinas/SP no ano letivo de 2011 e os objetivos específicos: Investigar se estes escolares apresentavam dificuldades visuais; Investigar a percepção destes escolares em relação às suas dificuldades visuais; Investigar a percepção de professores sobre as dificuldades visuais dos escolares em sala de aula. Foi realizado um estudo descritivo e analítico, tipo seccional por meio de três tipos de testes: Acuidade Visual, Acuidade Estereoscópica e Motilidade Ocular. A amostra constitui-se de 128 escolares. Foram encontrados 61 escolares (47,6%) com perda visual, ressaltando que a medida da acuidade visual foi feita independentemente da notificação de sintomas, uso ou não de óculos e avaliação oftalmológica prévia. Na avaliação da acuidade estereoscópica foram encontrados 60 (47,6%) com algum tipo de alteração. Verificou-se que 40 (31,2%) relataram espontaneamente certas dificuldades visuais, como dificuldade de cópia em lousa, cefaleia pós período escolar, visão embaralhada nas atividades de perto, hiperemia, prurido ocular e diplopia. Desse total foram encontrados 12 (9,4%) escolares que faziam uso prévio de óculos. Na percepção dos professores, haviam 6 escolares que apresentavam dificuldades visuais em sala de aula. Os resultados também demonstraram que haviam 5 escolares com desvio ocular. Tanto os professores, como os pais e responsáveis foram orientados em relação a como proceder com as dificuldades visuais dos escolares durante o processo educacional. Os escolares que apresentaram alterações foram encaminhados para oftalmologistas (Rede Pública ou Conveniada), conforme a possibilidade familiar. Este trabalho sugere o mais precocemente possível uma avaliação sobre as capacidades visuais de cada escolar; o estabelecimento de um fluxo contínuo de avaliação para que estes sejam assistidos durante o processo educacional; que seja proporcionado a todos os escolares o acesso aos exames oftalmológicos; que seja realizada a capacitação dos educadores para o reconhecimento das dificuldades visuais do escolar bem como a realização de orientações periódicas aos pais e cuidadores sobre a importância da promoção de saúde e prevenção de agravos; que seja estabelecida a avaliação da Acuidade Estereoscópica como dado importantíssimo na análise da capacidade visual do escolar; que sejam criadas Políticas Públicas nos paradigmas do SUS, com o envolvimento dos Ministérios da Saúde e da Educação, para uma educação mais plena e adequada, preparando esse cidadão em formação para um futuro de maior atuação e produtividade e menor limitação de escolhaAbstract: Identifying Visual problems in school children should be preventive and regardless of age and symptoms. It is common to evaluate only the measurement of Visual acuity, when it is recognized that the vision is much broader than see crisp; the actions should be made to improve the eye health and school performance of the student. Due to this, the general objective of this research was: Investigate the eye health of students who attended the first four grades of elementary school, a State school in the municipality of Campinas/SP school year 2011 and the specific objectives: to investigate if these visual difficulties presented school; Investigate the perception of these school children in relation to their visual difficulties; investigate the perception of teachers on the visual difficulties in school classroom. A study was conducted analytical and descriptive, seccional type through three types of tests: Stereoscopic Acuity, Visual Acuity and Ocular Motility. The sample consists of 128 schools. Were found 61 (47.6 %) with visual loss, noting that the measure of visual acuity was made regardless of notification of symptoms, use of sunglasses and ophthalmic evaluation. On the evaluation of stereoscopic acuity 60 (47.6%) were found with some kind of change. It was found that 40 (31.2%) reported spontaneously visual difficulties, such as difficulty of copying in slate, headache powders school period, scrambled in near vision, hyperemia, ocular itching and diplopy. Of this total 12 (9.4%) found that school made use of glasses. The perception of teachers, school that had difficulties had 6 visual difficulties with school classroom. The results also showed that school with ocular deviation had 5. Both teachers, as parents and guardians were oriented in relation to how to proceed with visual difficulties school during the educational process. Students who have tabled amendments were referred to ophthalmologists (public or private), as the possibility. This work suggests the earliest an assessment about the Visual capabilities of each school; the establishment of a continuous stream of assessment for these to be assisted during the educational process; that is provided to all students access to eye exams; It is held the training of educators for the recognition of Visual difficulties at school as well as conducting periodic guidance to parents and caregivers about the importance of health promotion and prevention of diseases which is established on Stereoscopic acuity assessment as given in the school's visual capacity analysis; Public Policies are created in the paradigms of SUS, with the involvement of the ministries of health and education, for a full and proper education, preparing this citizen in training for a future of greater performance and productivity and lower limitation of choiceMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire, 1949-Coutinho, Raquel Machado CavalcaGagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini GardonUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouto, Monalisa Jaime Sbampato, 1964-20122012-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618550SOUTO, Monalisa Jaime Sbampato. Saúde ocular de escolares do ensino fundamental. 2012. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618550. 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