Ousadia ou prudência : a inserção no mercado de trabalho de egressos do ensino médio da cidade de São Paulo
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Resumo: | Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida |
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Ousadia ou prudência : a inserção no mercado de trabalho de egressos do ensino médio da cidade de São PauloBoldness or prudence : the insertion in the job market of graduates of the high school of the city of São PauloMobilidade socialEnsino médioMercado de trabalhoClasses sociaisSocial mobilityGraduatesHigh schoolJob marketSocial classesOrientador: Ana Maria Fonseca de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo foi analisar os processos de inserção ocupacional de jovens que concluíram o ensino médio no ano de 2007 em duas escolas prestigiosas da capital paulista, uma pública e outra privada. A investigação procurou identificar quais elementos contribuíram para que chegassem à posição em que se encontravam à época das entrevistas, em 2016 e 2017, aproximadamente dez anos depois de formados na Educação Básica. Foram entrevistados 15 egressos de cada escola, procurando-se recuperar sua origem social e suas trajetórias escolares e ocupacionais. A pesquisa mostrou que a trajetória ocupacional do grupo de jovens da escola pública vem sendo influenciada, em grande medida, pela ideia de ascensão social pautada na estabilidade e na construção de uma carreira sólida. Para os jovens da escola privada, em contraste, manter a posição social que ocupam hoje parece ser algo já conquistado e seus relatos revelam, talvez em consequência disso, a possibilidade de decidir sobre seu próprio destino com a tranquilidade e a liberdade daqueles que podem tratar suas ambições e aspirações como bem lhes aprouver, sem ter que atender às expectativas dos pais ou às exigências do mercado de trabalho. Esses resultados contribuíram para aprofundar a compreensão sobre os efeitos duradouros da posição social. Apoiando-se em dados sobre a história familiar, a história da escolarização e a história do ingresso no mercado de trabalho o estudo propõe hipóteses sobre como o capital cultural e o capital social transmitidos pela família e pela escola, somados à presença ou ausência de capital econômico, colaboram objetivamente para determinar o percurso do indivíduoAbstract: The objective of this study was to analyze the process of occupational insertion of students who completed high school in 2007 at two prestigious schools in the state capital of São Paulo, one public and one private. The research sought to identify which elements contributed to their employment position at the time of the interviews in 2016 and 2017, approximately ten years after graduating from Basic Education. Fifteen students from each school were interviewed, aiming at recovering their social origin and their school and occupational trajectories. The research showed that the occupational trajectory of the public school students has been greatly influenced by the idea of social mobility based on stability and the construction of a solid career. In contrast, for the private school students, maintaining their current social position seems to be something already achieved and their testimonies reveal, perhaps as a consequence, the possibility of deciding their own destiny with the tranquility and freedom to pursue their ambitions and aspirations as they see fit, without having to meet parental expectations or labor market demands. These results contributed to deepening the understanding of the lasting effects of social position. Based on historical data on family, schooling, and labor market entry, the study proposes hypotheses about how cultural and social capital transmitted by family and school, coupled with the presence or absence of economic capital, objectively contribute to determining the course of the individualMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Almeida, Ana Maria Fonseca de, 1963-Ernica, MauricioTomizaki, Kimi AparecidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGouvêa, Mônica de Souza, 1961-20182018-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634551GOUVÊA, Mônica de Souza. Ousadia ou prudência: a inserção no mercado de trabalho de egressos do ensino médio da cidade de São Paulo. 2018. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634551. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060318Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T16:48:29Zoai::1060318Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-22T16:48:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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