Análise da incorporação da mobilidade urbana sustentável em planos diretores de cidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Taynara Letícia, 1993-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634610
Resumo: Orientador: Maria Lucia Galves
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spelling Análise da incorporação da mobilidade urbana sustentável em planos diretores de cidades brasileirasAnalysis of the incorporation of sustainable urban mobility in master plans of brazilian citiesPlano diretorPlanejamento urbanoTransporteTransportes - PlanejamentoMaster planUrban planningTransportTransportation - PlanningOrientador: Maria Lucia GalvesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Nos últimos anos, várias cidades brasileiras tiveram a oportunidade de mudar as diretrizes da mobilidade urbana em seu principal instrumento de planejamento, o Plano Diretor, por meio de sua revisão. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar os avanços das prefeituras de cidades brasileiras quanto à incorporação da mobilidade sustentável na revisão dos seus Planos Diretores. Para tanto, foram selecionados cinco planos diretores de cidades do estado de São Paulo que possuem mais de duzentos mil habitantes e cujos planos haviam sido revisados nos últimos seis anos: Praia Grande, Santo André, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. Os planos foram lidos e analisados à luz dos princípios e estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) propostos pelas organizações WRI (World Resources Institute) e ITDP (Institute for Transportation and Development Policy). As principais propostas encontradas foram: (1) promoção dos centros de bairros e o incentivo aos usos mistos, como forma de atender as necessidades da população em nível local e reduzir a necessidade de deslocamento; (2) adensamento populacional ao redor da rede de transporte coletivo; (3) incentivo aos modos não motorizados por meio da promoção de melhorias nas condições de segurança e conforto das viagens a pé e de bicicleta; (4) aproveitamento e integração de modais para transporte de passageiros, a fim de aumentar a eficiência e a atratividade do transporte coletivo. Também foi feita pesquisa nos sites oficiais das prefeituras acerca de práticas de gestão que corroborem com os princípios DOTS, onde foram encontradas práticas que buscam a melhoria das condições de conforto e segurança para os modos não motorizados, priorização do transporte público coletivo na via e gestão do uso do automóvel por meio da redução da oferta de estacionamentos. Os resultados da pesquisa geram dados úteis às prefeituras que queiram incorporar propostas para melhoria da mobilidade urbana na revisão de seus Planos Diretores, bem como às prefeituras das cidades que tiveram seus Planos analisados para retroalimentar o processo de planejamentoAbstract: In the last years, several Brazilians cities had the opportunity to change the urban mobility guidelines in their main planning tool, the master plan, through their revision. Thus, this research had the objective of analyzing the advances of the city halls of Brazilian cities regarding the incorporation of sustainable mobility in the revision of their Master Plans. Therefore, five master plans were selected from cities in the state of São Paulo that have more than two hundred thousand habitants and whose plans had been revised in the last six years: Praia Grande, Santo André, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. The plans have been read and analyzed in the light of principles and strategy of the Transit-Oriented Development (TOD) proposed by the WRI (World Resources Institute) and ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) organizations. The main proposals were: (1) promotion of neighborhood centers and encouragement of mixed uses as a way of meeting the needs of the local population and reducing the need for displacement; (2) population densification around the collective transport network; (3) encouraging non-motorized modes by promoting improvements in the safety and comfort conditions of walking and cycling; (4) use and integration of modes for passenger transportation, in order to increase the efficiency and attractiveness of public transport. Also, research was done on the official sites of municipalities about management practices that corroborate with the TOD principles, where practices were found that seek to improve the conditions of comfort and safety for non-motorized modes, prioritization of collective public transportation on the road and management of the use of the car by reducing the supply of parking lots. The results of the research generate useful data to municipalities that wish to incorporate proposals for the improvement of urban mobility in the revision of their Master Plans, as well as to the city halls that had their Plans analyzed to feed back the planning processMestradoTransportesMestra em Engenharia CivilCNPQ134291/2016-6[s.n.]Galves, Maria Lucia, 1955-Costa, Diogenes CortijoPeres, Renata BovoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Taynara Letícia, 1993-20182018-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634610BARBOSA, Taynara Letícia. Análise da incorporação da mobilidade urbana sustentável em planos diretores de cidades brasileiras. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634610. Acesso em: 26 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060678Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T16:33:02Zoai::1060678Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-30T16:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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