Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Tempesta, Maria Cristina Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841
Resumo: Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_dd057e5a4db46f82df04780abbe49c30
oai_identifier_str oai::471282
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissãoEducational knowledge : theoretical references presented by teachers during their professional practicesProfessores - Educação (Educação permanente)AlfabetizaçãoLetramentoTeacher's continuous educationLiteracyEducational knowledgeLiteracy studiesOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa abrange um trabalho de campo que se refere a minha participação, durante dezoito meses, das atividades de um grupo de estudos de professores de uma escola municipal de Campinas do Ensino Fundamental. Tal grupo teve como objetivo principal estudar a alfabetização, levando em conta as várias abordagens teóricas sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais da escola básica. Dentro desse contexto, na dinâmica interlocutiva que se constituiu entre nós, procurei problematizar os vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos na formação continuada da qual têm participado nos últimos anos. Para a análise dos dizeres dos professores baseei-me na perspectiva dos estudos da linguagem tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também fiz uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange a relação pensamento e linguagem. Entendendo a formação continuada como um processo que se realiza de diversas formas e em diversos lugares, tomei o grupo de estudos focado pela pesquisa como um lócus privilegiado de formação profissional. Ancorei-me assim, na perspectiva qualitativa, assumindo o princípio da pesquisa participante. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida no transcurso de minha participação no grupo de estudos, creio que este estudo ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências dos professores em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.Abstract: The present research comprehends a fieldwork of 18 months studying activities of a group of teachers from an elementary public school of Campinas, S. Paulo, Brazil. The mentioned group had as a main concern study the literacy, considering the several theoretical approaches regarding reading and writing on the first years of the basic school. In this context, from the interaction experienced, I have tried to discuss the several theoretical approaches presented by the teachers to the literacy courses, considering the theoretical background learned in the recent years of their education. To analyze the teachers' speech, I adopted the principles of language studies taking as references the Bakhtin theory (1992b). I also adopted the Vygotsky (1989) studies concerning the connection between thought and language. Considering that the continuous education is a process that involves several approaches and different places, I choose the mentioned group as a particular subject of professional education. I took support, in this case, on the qualitative perspective, assuming the principle of the participative research. Therefore, taking the dynamic interaction experienced by me with the group, I believe that the present study facilitated the comprehension of the learning process of the teachers revealed on their speech about literacy course. Such a process is permeated by disputes, approximations, and by resistance of the teachers regarding the transmission of literacy theories.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Santos, Cosme Batista dosKleiman, AngelaFontana, Roseli Aparecida CaçãoAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTempesta, Maria Cristina Silva20092009-12-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf140 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471282porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:43:27Zoai::471282Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
Educational knowledge : theoretical references presented by teachers during their professional practices
title Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
spellingShingle Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
Tempesta, Maria Cristina Silva
Professores - Educação (Educação permanente)
Alfabetização
Letramento
Teacher's continuous education
Literacy
Educational knowledge
Literacy studies
title_short Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
title_full Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
title_fullStr Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
title_full_unstemmed Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
title_sort Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
author Tempesta, Maria Cristina Silva
author_facet Tempesta, Maria Cristina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Santos, Cosme Batista dos
Kleiman, Angela
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tempesta, Maria Cristina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Educação (Educação permanente)
Alfabetização
Letramento
Teacher's continuous education
Literacy
Educational knowledge
Literacy studies
topic Professores - Educação (Educação permanente)
Alfabetização
Letramento
Teacher's continuous education
Literacy
Educational knowledge
Literacy studies
description Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-12-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841
TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841
identifier_str_mv TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139894987063296