Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841 |
Resumo: | Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
id |
UNICAMP-30_dd057e5a4db46f82df04780abbe49c30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::471282 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissãoEducational knowledge : theoretical references presented by teachers during their professional practicesProfessores - Educação (Educação permanente)AlfabetizaçãoLetramentoTeacher's continuous educationLiteracyEducational knowledgeLiteracy studiesOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa abrange um trabalho de campo que se refere a minha participação, durante dezoito meses, das atividades de um grupo de estudos de professores de uma escola municipal de Campinas do Ensino Fundamental. Tal grupo teve como objetivo principal estudar a alfabetização, levando em conta as várias abordagens teóricas sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais da escola básica. Dentro desse contexto, na dinâmica interlocutiva que se constituiu entre nós, procurei problematizar os vários modos como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, que atuam no trabalho de alfabetização, fazem referência aos conhecimentos teóricos relativos à alfabetização aos quais têm sido sistematicamente expostos na formação continuada da qual têm participado nos últimos anos. Para a análise dos dizeres dos professores baseei-me na perspectiva dos estudos da linguagem tomando como referência a teoria enunciativa de Bakhtin (1992b). Também fiz uso dos estudos de Vygotsky (1989) no que tange a relação pensamento e linguagem. Entendendo a formação continuada como um processo que se realiza de diversas formas e em diversos lugares, tomei o grupo de estudos focado pela pesquisa como um lócus privilegiado de formação profissional. Ancorei-me assim, na perspectiva qualitativa, assumindo o princípio da pesquisa participante. Tomando como base, portanto, a dinâmica interlocutiva vivida no transcurso de minha participação no grupo de estudos, creio que este estudo ajuda a compreender uma das facetas constitutivas do processo de apropriação de conhecimento dos professores revelada nos dizeres sobre seu trabalho de alfabetização. Tal processo é permeado por disputas, por aproximações e por resistências dos professores em relação à divulgação das teorias sobre o ensino da leitura e da escrita.Abstract: The present research comprehends a fieldwork of 18 months studying activities of a group of teachers from an elementary public school of Campinas, S. Paulo, Brazil. The mentioned group had as a main concern study the literacy, considering the several theoretical approaches regarding reading and writing on the first years of the basic school. In this context, from the interaction experienced, I have tried to discuss the several theoretical approaches presented by the teachers to the literacy courses, considering the theoretical background learned in the recent years of their education. To analyze the teachers' speech, I adopted the principles of language studies taking as references the Bakhtin theory (1992b). I also adopted the Vygotsky (1989) studies concerning the connection between thought and language. Considering that the continuous education is a process that involves several approaches and different places, I choose the mentioned group as a particular subject of professional education. I took support, in this case, on the qualitative perspective, assuming the principle of the participative research. Therefore, taking the dynamic interaction experienced by me with the group, I believe that the present study facilitated the comprehension of the learning process of the teachers revealed on their speech about literacy course. Such a process is permeated by disputes, approximations, and by resistance of the teachers regarding the transmission of literacy theories.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Santos, Cosme Batista dosKleiman, AngelaFontana, Roseli Aparecida CaçãoAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTempesta, Maria Cristina Silva20092009-12-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf140 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471282porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:43:27Zoai::471282Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:43:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão Educational knowledge : theoretical references presented by teachers during their professional practices |
title |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
spellingShingle |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão Tempesta, Maria Cristina Silva Professores - Educação (Educação permanente) Alfabetização Letramento Teacher's continuous education Literacy Educational knowledge Literacy studies |
title_short |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
title_full |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
title_fullStr |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
title_full_unstemmed |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
title_sort |
Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão |
author |
Tempesta, Maria Cristina Silva |
author_facet |
Tempesta, Maria Cristina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Santos, Cosme Batista dos Kleiman, Angela Fontana, Roseli Aparecida Cação Almeida, Maria José Pereira Monteiro de Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tempesta, Maria Cristina Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Educação (Educação permanente) Alfabetização Letramento Teacher's continuous education Literacy Educational knowledge Literacy studies |
topic |
Professores - Educação (Educação permanente) Alfabetização Letramento Teacher's continuous education Literacy Educational knowledge Literacy studies |
description |
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-12-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841 TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841 |
identifier_str_mv |
TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagogico no exercicio da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610841. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 140 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799139894987063296 |