Planejamento participativo como instrumento de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Moraes, Valeria Vieira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
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spelling Planejamento participativo como instrumento de aprendizadoPlanejamento participativoAdministração - Participação dos empregadosPolíticas públicasGestão em saúdeGestão educacionalParticipatory planningParticipatory managementPublic policyManagement capacityEducacional managementOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tendo como pano de fundo a visão de que cabe ao Estado atuar sobre a ordem econômica e social a fim de superar o contexto de desigualdade e injustiça social histórico em nosso país, e como premissa a noção de que a elevação da capacidade de governo das equipes governamentais é elemento fundamental para o cumprimento eficaz desse objetivo, este trabalho examina o planejamento participativo, em particular utilizando o Método ZOPP, enquanto instrumento capaz de promover um tipo de aprendizado que eleve esta capacidade. O marco teórico para o exame tem origem, no que diz respeito à planejamento, na obra de John Friedmann, que oferece uma classificação das tradições do pensamento em planejamento e a proposição de um método, o Planejamento Transformador, que articula as concepções da tradição do Aprendizado Social, fundamental para dar conta dos desafios da realidade atual quanto ao planejamento na área pública, e de Carlos Matus, cuja produção teórica discute especificamente a elevação da capacidade de governo na América Latina ; no que diz respeito ao aprendizado, a Teoria da Atividade fornece os fundamentos para a proposição, formulada por Yrjö Engeström, do Aprendizado Expansivo, um tipo emergente de atividade humana, de caráter deliberado e coletivo, que se desenvolve no interior de outras atividades, e cujo objeto é a transformação destas outras atividades, através da superação de suas contradições internas, visando alcançar formas socialmente novasAbstract: Considering the fundamental role the State must play on the economic and social order to overcome the context of historical inequality and social injustice in our country, and considering as a tenet that good State governance is a basic element for the efficient achievement of this objective, this work examines participatory planning, in particular using ZOPP Method, as an instrument to promote a special kind of learning which can promote governance improvement. The theoretical framework on which the examination is based has its origin, in what concerns planning thought, in the work of John Friedmann, who offers a classification of the traditions of thought in planning and who also proposes a method, the Radical Planning, that articulates the conceptions of the tradition of Social Learning, which can meet the challenges facing planning practice in the public domain nowadays, and also the work of Carlos Matus, whose theoretical production specifically addresses governance improvement in Latin America; in respect to learning, the Activity Theory offers the tenets for the proposal, formulated for Yrjö Engeström, of Expansive Learning, a reflexive, deliberate and collective type of human activity, which emerges within other activities, and whose object is the transformation of these other activities, through the overcoming of its internal contradictions, seeking socially new forms of the central activityMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Aguilar, Luis EnriqueMendonça, Erasto FortesRodrigues, CleytonRus Perez, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Valeria Vieira de20062006-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588MORAES, Valeria Vieira de. Planejamento participativo como instrumento de aprendizado. 2006. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/367411porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:31:14Zoai::367411Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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