Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Castro, Pablo Y.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376
Resumo: Orientadores: Ricardo Goldemberg, Monica Gobitta
id UNICAMP-30_e66f61f3615bdbf24f602bed2ca97bc0
oai_identifier_str oai::435741
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiroThe psychological benefits of the music class : a scientific study of brazilian public school adolescents of grades 5 and 6Educação musicalEducação artistica (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoViolãoPsicologia socialAutoimagemMusic education.Artistic education (Elementary)GuitarSocial psychologySelf-esteemOrientadores: Ricardo Goldemberg, Monica GobittaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho consistiu em uma pesquisa empírica realizada com o objetivo de detectar as conseqüências de um curso de iniciação ao violão em relação aos aspectos psicológicos de adolescentes com déficit de auto-estima. Para estabelecer a amostra, realizou-se aplicação prévia da escala EMAE em uma população de 225 alunos (5as. e 6as. séries do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas-SP), de maneira que pudesse ser detectado o quartil inferior (n=56) da pontuação dos indivíduos, ou seja, quais eram os estudantes com menor auto-estima. Deste grupo, formaram-se, aleatoriamente, dois grupos (n=10 cada um), recebendo, um desses, uma intervenção na forma de um curso coletivo de iniciação ao violão com duração de três meses, e o outro, nenhum tratamento. Realizaram-se pré e pós-testagem dos dois grupos, com posterior comparação dos dados, sendo utilizados, para tanto, o teste projetivo HTP, entrevistas semi-estruturadas, o teste psicológico EMAE, e filmagens com análise microgenética, técnicas estas que conferiram uma abordagem qualiquantitativa à pesquisa. Os resultados indicam que os alunos do grupo que participou das aulas de música apresentaram, em relação aos sujeitos não participantes, diminuição de conflitos, melhoria das relações familiares, aumento da sociabilidade, melhoria da auto-estima implícita, diminuição da sensação de pressão por parte do meio e aumento da tendência ao devaneio e fantasia, havendo significância estatística nas diferenças encontradas (P=0,009; OR=1,889), o que confirma a hipótese de que a Educação Musical pode propiciar resultados positivos a seus educandos. Além disso, indicou-se que a participação da família do aluno no processo de ensino-aprendizagem e a valorização de habilidades específicas do educando potencializou a auto-estima implícita.Abstract: This work had consisted in an empirical research made with the goal of to detect the consequences of an acoustic guitar initiation course in relation to the psychological aspects of low self-esteem adolescents. So that we could define the sample, it was made a previous use of the EMAE psychological test in a population of 225 5th and 6th grade students of a public school situated in the suburb of Campinas, so that was possible to detect the portion of the lower score subjects, that is, the lower self-esteem students. Of this group, it was randomly selected two groups (n=10 each of these), been the case that one of these groups received the intervention (an acoustic guitar initiation course with three months of duration), and the other, any treatment. It was made pre and post-testing of the two groups, and after, a comparison of the data, been used, for this, the projective test HTP, semistructured interviews, the psychological test EMAE, camera's recording with microgenetic analyses, techniques that gave a quali-quantitative approach to this research. The results sign that the music course participants showed, in comparison to the non-participants, conflict diminution, familiar relationships improvement, increased socialization, implicit self-esteem increase, diminution of the environment pressure's feeling and more tendency to the fantasy, having the differences statistical significance (P=0,009; OR=1,889), what confirms the hypothesis that Music Education can provide benefits to the participants. Besides, it was demonstrated that the students family participation in the learning process and the valorization of specific habilities of the adolescent had potencialized the increase of implicit self-esteem.MestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Goldemberg, Ricardo, 1956-Gobitta, MonicaMeyer, Aci TaveiraMauro, Marisa Lucia FabricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Pablo Y.20072007-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf405 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376CASTRO, Pablo Y. Os beneficios psicologicos da aula de musica: um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro. 2007. 405 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/435741porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-05T11:32:31Zoai::435741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-05T11:32:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
The psychological benefits of the music class : a scientific study of brazilian public school adolescents of grades 5 and 6
title Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
spellingShingle Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
Castro, Pablo Y.
Educação musical
Educação artistica (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Violão
Psicologia social
Autoimagem
Music education.
Artistic education (Elementary)
Guitar
Social psychology
Self-esteem
title_short Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
title_full Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
title_fullStr Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
title_full_unstemmed Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
title_sort Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro
author Castro, Pablo Y.
author_facet Castro, Pablo Y.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldemberg, Ricardo, 1956-
Gobitta, Monica
Meyer, Aci Taveira
Mauro, Marisa Lucia Fabricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Pablo Y.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Educação artistica (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Violão
Psicologia social
Autoimagem
Music education.
Artistic education (Elementary)
Guitar
Social psychology
Self-esteem
topic Educação musical
Educação artistica (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Violão
Psicologia social
Autoimagem
Music education.
Artistic education (Elementary)
Guitar
Social psychology
Self-esteem
description Orientadores: Ricardo Goldemberg, Monica Gobitta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376
CASTRO, Pablo Y. Os beneficios psicologicos da aula de musica: um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro. 2007. 405 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376
identifier_str_mv CASTRO, Pablo Y. Os beneficios psicologicos da aula de musica: um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro. 2007. 405 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608376. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/435741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
405 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189808959913984