Avaliação prospectiva da compreensão do paciente candidato ao transplante de medula óssea pré e pós implementação de uma cartilha educativa
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Idioma: | por |
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Resumo: | Orientador: Marcos Paulo Colella |
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Avaliação prospectiva da compreensão do paciente candidato ao transplante de medula óssea pré e pós implementação de uma cartilha educativaProspective evaluation of the understanding of the patient candidate for bone marrow transplantation pre and pos implementation of an educational bookletTransplante de células-tronco hematopoéticasEducação em saúdeMecanismos de avaliação da assistência à saúdeTecnologia educacionalHematopoietic stem cell transplantationHealth educationHealth care evaluation mechanismsEducational technologyOrientador: Marcos Paulo ColellaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) é um processo complexo constituído de várias etapas. É considerado um tratamento potencialmente curativo para neoplasias hematológicas e para outras desordens congênitas e adquiridas do sistema hematopoiético. Sendo assim, requer adequado entendimento do paciente quanto ao procedimento ao qual será submetido. Dessa forma, o presente estudo se propôs a avaliar de forma prospectiva a qualidade da orientação ao paciente candidato ao TCTH desde a fase pré-transplante até após a alta hospitalar, por meio da apresentação de uma cartilha educativa. O trabalho foi elaborado em três etapas, que incluíram revisão bibliográfica, elaboração da cartilha e do questionário pré e pós-teste e apresentação do material desenvolvido para os pacientes candidatos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas. Foram incluídos 16 pacientes, que foram submetidos a um questionário padronizado antes e após a apresentação da cartilha, com abordagem dos seguintes temas: tipos de transplante, etapas do tratamento, doença de enxerto-versus-hospedeiro (DECH) e cuidados após a alta hospitalar. Foi realizada, então, análise estatística descritiva dos dados, assim como avaliação subjetiva dos pacientes quanto ao impacto da ferramenta apresentada. Não houve diferença estatística significativa quando comparadas as variáveis socioeconômicas e os resultados do pré e do pós-teste; embora tenha havido repercussão positiva, considerando os depoimentos dos pacientes em relação ao dispositivo educativo. A cartilha educativa desenvolvida nesse estudo, portanto, gerou benefícios na qualidade da assistência ao paciente candidato ao transplante de células-tronco hematopoiéticas quando realizada avaliação subjetiva embora não tenha havido comprovação estatística objetiva nos dados analisadosAbstract: Hematopoietic cell transplantation (HCT) is a complex process consisting of several steps. It is considered a potentially curative treatment for hematologic malignancies and for other congenital and acquired disorders of the hematopoietic system. Therefore, it requires adequate understanding of the patient regarding the procedure to which he will be submitted. Thus, the present study proposed to prospectively assess the quality of guidance given to patients who are candidates for HCT from the pre-transplant phase until after hospital discharge through the implementation of an educational booklet. This work was carried out in three stages, which included a bibliography review, preparation of the booklet and the pre- and pos-test questionnaire, and presentation of the material developed for patients who were candidates for hematopoietic stem cell transplantation. Sixteen patients were included, who were submitted to a standardized questionnaire before and after the presentation of the booklet, addressing the following topics: types of transplants, treatment stages, graft-versus-host disease (GVHD) and care after hospital discharge. A descriptive statistical analysis of the data was the carried out, as well as a subjective assessment of the patients regarding the impact of the presented tool. There was no statistically significant difference when comparing socioeconomic variables and pre- and pos-test results; although there was a positive impact, considering the testimonies of patients in relation to the educational device. The educational booklet developed in this study, therefore, generated benefits in the quality of care for patients who are candidates for hematopoietic cell transplantation when a subjective evaluation was performed, although there was no objective statistical evidence in the analyzed dataMestradoQualificação dos Processos AssistenciaisMestra em Ciências[s.n.]Colella, Marcos Paulo, 1980-Benites, Bruno DeltreggiaHallack Neto, Abrahão EliasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciência Aplicada à Qualificação MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStucchi, Ivna Baltazar Filgueiras, 1989-20232023-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (37 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12102STUCCHI, Ivna Baltazar Filgueiras. Avaliação prospectiva da compreensão do paciente candidato ao transplante de medula óssea pré e pós implementação de uma cartilha educativa. 2023. 1 recurso online (37 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12102. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346330Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T09:50:21Zoai::1346330Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-01T09:50:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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