Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594
Resumo: Orientadores: Adriana de Souza Torsoni, Regina Célia Grando
id UNICAMP-30_e92a79e1681e6c971cde7d56f5689116
oai_identifier_str oai::1255645
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensõesTeacher education in a stricto sensu postgraduate course : an experience revealed in different perspectives and dimensionsUniversidade Estadual de Campinas - Corpo docenteEnsino superiorPós-graduaçãoUniversity of Campinas - FacultyEducation, HigherPostgraduateOrientadores: Adriana de Souza Torsoni, Regina Célia GrandoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: A formação docente de profissionais para atuação no Ensino Superior vem sendo amplamente discutida diante das demandas impostas pela atual realidade educacional brasileira. A discussão da formação docente universitária em programas de pós-graduação stricto sensu e das possíveis consequências da falta de iniciativas e insuficiente valorização institucional e dos órgãos de fomento e avaliação se faz necessária. A centralidade na formação do pesquisador constitui uma lógica nacional já estabelecida para muitos cursos de pós-graduação stricto sensu, fato que leva a um descuido na formação pedagógica e didática de novas gerações de mestres e doutores. Uma avaliação reflexiva e sistemática da formação docente na pós-graduação stricto sensu por pós-graduandos e professores em exercício oportunizará discussões sobre a formação do futuro professor e revelará, sob diferentes perspectivas e dimensões, o papel acadêmico-formador e o compromisso educacional dos Programas de pós-graduação stricto sensu nas Universidades brasileiras. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo foi traçar um painel da formação docente na pós-graduação stricto sensu na área de biológicas e saúde, com ênfase na investigação das principais contribuições, motivações e expectativas que professores e discentes da UNICAMP reconhecem no âmbito da construção da docência no ensino da pós-graduação. Os dados foram coletados em duas fases: Fase 1 - Aplicação de questionário anônimo, semiestruturado, com questões abertas e fechadas (dicotômicas, múltipla escolha e na escala Likert) direcionado a 46 estudantes pertencentes aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), em Biologia Funcional e Molecular (Instituto de Biologia), em Enfermagem (Faculdade de Enfermagem) e em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (Faculdade de Ciências Aplicadas) da UNICAMP; Fase 2 – Realização de entrevista individual, semiestruturada, remota e com questões abertas direcionadas a quatro pós-graduandos e quatro docentes pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da FCA. Os resultados tanto da fase 1, baseada na percepção discente, quanto da fase 2, apresentados em diferentes perspectivas e dimensões (formativa, didático-pedagógica e reflexiva) discentes e docentes, apontam para a priorização da formação de pesquisadores, em detrimento da formação de professores, e revelam informações que reforçam a falta de interesse ou, até mesmo, de reflexão por parte dos programas de pós-graduação stricto sensu sobre a formação docente para atuação no ensino superior. A percepção é que a pós-graduação comete erros ao não tentar buscar um aprimoramento constante na formação acadêmica dos pós-graduandos. Diante disso, entendemos que as instituições (IES, CAPES e Ministério da Educação) têm papel importantíssimo de acompanhar e respaldar os programas de pós-graduação stricto sensu, não somente através de resultados de avaliações internas e externas sistematizadas, mas principalmente, na elaboração de um planejamento pedagógico que vá ao encontro do planejamento institucional, a fim de verdadeiramente qualificar recursos humanos para atuarem na docênciaAbstract: The teacher education of professionals to work in Higher Education has been widely discussed in view of the demands imposed by the current Brazilian educational reality. The discussion of university teaching training in stricto sensu graduate programs and the possible consequences of the lack of initiatives and insufficient institutional valorization and funding and evaluation agencies is necessary. The centrality in the training of the researcher constitutes a national logic already established for many stricto sensu postgraduate courses, a fact that leads to an oversight in the pedagogical and didactic training of new generations of masters and doctors. A reflective and systematic evaluation of teacher training in graduate programs by graduate students and professors in practice will provide opportunities for discussions on the training of future teachers and will reveal, under different perspectives and dimensions, the academic-formative role and educational commitment of the stricto sensu graduate Programs in Brazilian Universities. Accordingly, the main objective of this study was to establish a panel of teacher training in the stricto sensu graduate programs in biological and health, with emphasis on the investigation of contributions, motivations and expectations that teachers and students of UNICAMP recognize in the scope of teaching construction in graduate education. The data were collected in two phases: Phase 1 - Application of an anonymous, semi-structured questionnaire, with open and closed questions (dichotomous, multiple choice and on the Likert scale) directed to 46 students belonging to the Pharmaceutical Sciences Programs (Faculty of Pharmaceutical Sciences), of Functional and Molecular Biology (Institute of Biology), of Nursing (Faculty of Nursing) and of Sciences of Nutrition and Sport and Metabolism (Faculty of Applied Sciences) at UNICAMP; Phase 2 - Conducting individual interviews, semi-structured, remote interviews with open-ended questions addressed to four graduate students and four professors belonging to the FCA Graduate Program in Nutrition and Sports Sciences and Metabolism. The results presented in different perspectives and dimensions (formative, didactic-pedagogical and reflective) point to the prioritization of the training of researchers, to the detriment of teacher training, and reveal information that reinforces the lack of interest or, even, of reflection by part of the stricto sensu postgraduate programs on teacher education to work in higher education. The perception is that the stricto sensu post-graduation make mistakes by not trying to seek constant improvement in the graduate students' academic formation. In view of this, we understand that institutions (IES, CAPES and the Ministry of Education) have a very important role in monitoring and supporting stricto sensu graduate programs, not only through the results of systematic internal and external evaluations, but mainly, in the preparation of a planning pedagogical that meets institutional planning, in order to truly qualify human resources to work in teachingMestradoCiências Nutricionais e MetabolismoMestre em Ciências da Nutrição e do Esporte e MetabolismoCAPES001[s.n.]Torsoni, Adriana Souza, 1973-Grando, Regina CeliaScaglia, Alcides JoséCarneiro, Ana MariaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e MetabolismoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-20212021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594PINHEIRO, Luciano Henrique Nunes. Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu: uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões. 2021. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255645Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-29T11:16:33Zoai::1255645Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-29T11:16:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
Teacher education in a stricto sensu postgraduate course : an experience revealed in different perspectives and dimensions
title Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
spellingShingle Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
Pinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-
Universidade Estadual de Campinas - Corpo docente
Ensino superior
Pós-graduação
University of Campinas - Faculty
Education, Higher
Postgraduate
title_short Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
title_full Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
title_fullStr Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
title_full_unstemmed Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
title_sort Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu : uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões
author Pinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-
author_facet Pinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torsoni, Adriana Souza, 1973-
Grando, Regina Celia
Scaglia, Alcides José
Carneiro, Ana Maria
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Luciano Henrique Nunes, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas - Corpo docente
Ensino superior
Pós-graduação
University of Campinas - Faculty
Education, Higher
Postgraduate
topic Universidade Estadual de Campinas - Corpo docente
Ensino superior
Pós-graduação
University of Campinas - Faculty
Education, Higher
Postgraduate
description Orientadores: Adriana de Souza Torsoni, Regina Célia Grando
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594
PINHEIRO, Luciano Henrique Nunes. Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu: uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões. 2021. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594
identifier_str_mv PINHEIRO, Luciano Henrique Nunes. Formação docente em um curso de pós-graduação stricto sensu: uma experiência revelada em diferentes perspectivas e dimensões. 2021. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6594. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255645
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799140010756145152