Um framework de desenvolvimento de plataformas e um mecanismo de depuração baseado em reflexão computacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Albertini, Bruno de Carvalho, 1980-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605278
Resumo: Orientador: Sandro Rigo, Guido Araujo
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spelling Um framework de desenvolvimento de plataformas e um mecanismo de depuração baseado em reflexão computacionalA platform development framework and a debugging mechanism based on computacional reflectionHardware - ArquiteturaSistemas embarcados (Computadores)Simulação (Computadores)Sistemas e computaçãoHardware (Architecture)Embedded computer systemsSimulation (Computers)Computer systemsOrientador: Sandro Rigo, Guido AraujoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: Com o passar do anos, os sistemas digitais estão se tornando cada vez mais complexos, aglutinando processadores de propósito geral com hardware e barramentos especializados em uma única pastilha de silício, devido às restrições de consumo, espaço e desempenho. Para contornar esta complexidade e o curto time-to-market, os projetistas estão adotando novas metodologias de descriçãao de hardware em alto nível baseadas em linguagens de descrição de sistemas como o SystemC. Estas descrições permitem o desenvolvimento e o teste do software cedo, sobre um ambiente simulado, e são mais rápidas de escrever e simular que as descrições em baixo níivel. A desvantagem é a perda da precisão da simulação no que diz respeito aos ciclos de clock, que pode ser ignorada nas fases iniciais de projeto. O ArchC é um projeto do LSC que tem como alvo a geração de simuladores de conjuntos de instruções e outras ferramentas a partir de modelos descritos em uma linguagem similar a SystemC. Os simuladores gerados são compatíveis com SystemC e podem ser compilados com ferramentas gratuitas como GCC. Seguindo os passos da indústria, ele suporta descrições de alto nível com comunicação por chamada de funções (TLM ¿ Modelagem em nível de transações ) desde a versão 2.0. Um problema comum quando se está desenvolvendo hardware especializado usando linguagens de descrição de alto nível é a depuração. A utilização das ferramentas existentes como o GDB (GNU Debugger) não é trivial dado que a biblioteca SystemC passa a fazer parte do simulador quando este é compilado. Propomos uma metodologia de depuração baseada em reflexão computacional de módulos SystemC para gerar dicionários que alimentam um módulo capaz de inspecionar e alterar outros módulos em tempo de execução. No presente trabalho, apresentaremos a ARP, a plataforma de referência do ArchC. Seu público alvo são os arquitetos de projetos baseados em plataformas, fornecendo um ambiente para o desenvolvimento de plataformas utilizando simuladores ArchC e os novos usuários, introduzindo o protocolo de comunicação do ArchC, o SystemC e as metodologias relacionadas ao projeto de plataformasAbstract: Digital systems are becoming more and more complex through the years, putting general purpose processors together with specialized hardware and buses into the same silicon die, due to power, area and performance constraints. In order to deal with this complexity and a short time-to-market, designers are adopting high level hardware descriptions, based on languages such as SystemC. Those descriptions permit early software development and test under a simulated environment, and are also faster to be coded and simulated than low level descriptions. The tradeoff is the loss of simulation precision regarding clock cycles, that can be ignored in early project phases. ArchC is an architecture description language aiming retargetable instruction set simulator generation described in a SystemC like language. The generated simulator is full SystemC compatible and can be compiled with free available tools, as GNU GCC. Following industry path, it supports high level descriptions with Transaction Level Modeling (TLM) communication capabilities since version 2.0. A common problem when developing specialized hardware using high level description languages is debugging. The use of existing tools like GDB (GNU Debugger) is not straightforward since SystemC library becames part of the executable simulator. We propose a new platform debugging methodology based on computational reflection of SystemC modules to generate a dictionary. This dictionary feeds a special SystemC module capable of inspecting and changing attributes of platform modules at run time. In the present work, the ArchC Reference Platform is introduced. It aims the platform based architects, supplying a framework for platform design using ArchC simulators, introducing ArchC communication protocol, SystemC and platform design methodologiesMestradoArquitetura de ComputadoresMestre em Ciência da Computação[s.n.]Rigo, Sandro, 1975-Araújo, Guido Costa Souza de, 1962-Araujo, Cristiano CoelhoPannain, RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlbertini, Bruno de Carvalho, 1980-20072007-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf67f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605278ALBERTINI, Bruno de Carvalho. Um framework de desenvolvimento de plataformas e um mecanismo de depuração baseado em reflexão computacional. 2007. 67f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605278. 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