PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Santos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
id UNICAMP-30_eda056f5d1fa676bd78a5f37b8167f4c
oai_identifier_str oai::912894
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do AmazonasPROEJA : analysis of the implementation process of vocational education policy for youth and adults in the state of AmazonPrograma Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)Educação de jovens e adultosPolíticas públicasEducação e EstadoNeo-institucionalismo sociologicoNational Program for Integration of Education Profissinal with Basic Education in Young and Modality Adults (PROEJA)Education of young people and adultsPublic policiesEducational policiesEducation and StateNeo-sociological institutionalismOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa apresentada analisa o processo de implantação da política pública educacional constante no Decreto nº 5.840 de 2006 que propõe executar de forma conjunta o Ensino Médio e a Educação Profissional, na vertente do Ensino Técnico, para a população de jovens e adultos. Foi realizada em três cidades do estado do Amazonas, a saber: a capital Manaus, economicamente determinada pelo Pólo Industrial de Manaus (PIM), no Município de Coari, que é sede do pólo de extração do gás natural pela PETROBRAS, e no Município de São Gabriel da Cachoeira, área fronteiriça e militarizada, com grande concentração de população indígena. A presente pesquisa examina o processo de implementação da política no período de 2006 a 2010. Portanto, este trabalho se debruça na historicização das políticas destinada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos, desde os anos de 1940 até 2006, relacionando-as com a problemática social do analfabetismo no Brasil; passa pela exposição das Teorias do Estado: Pluralistas, Marxistas, Elitista e Corporativos, apresentadas por Shumpeter (1947), Beer (1965), e Ham & Hill (1984), levantando, assim, os construtos da gênese elaborativa em Políticas Públicas. Através do estudo do modelo de Estado, apontamos o Neoinstitucionalismo Histórico de Marques (1997), Evans (1993) e Ham & Hill (1993), como matriz propulsora desta política, bem como os estudos de Skopcol (1989) sobre a autonomia do Estado, sua capacidade e racionalidade. Os autores Mazmanian, D. (2003), Van Meter e Van Horner (2003), Elmore, R. (2003) e Villanueva (2003), nos ajudam a construir a tipologia dos modelos dos processos de implantação que foram usados para classificar a política estudada. Os dados levantados apontam de forma conclusiva que o modelo de implantação adotada nesta política educacional interfere de forma decisiva no seu sucesso, comprometendo os objetivos propostos pela mesma.Abstract: The research presented analyzes the implementation process of public education policy contained in Decree 5840 of 2006 which proposes run jointly high school and professional education, the slope of Technical Education, for the population of young adults. It was held in three cities in the state of Amazonas, namely the capital Manaus, economically determined by the Industrial Pole of Manaus (PIM), in the city of Coari, which is headquartered pole extraction of natural gas by PETROBRAS, and the City of São Gabriel da Cachoeira, and militarized border area with high concentration of indigenous population. This research examines the process of policy implementation in the period from 2006 to 2010. Therefore, this work focuses on policies aimed at historicizing modality Youth and Adults, from the years 1940 to 2006, relating them to the social problem of illiteracy in Brazil; passes by exposure Theories of the State: Pluralist, Marxist Elitist Corporate and presented by Schumpeter (1947), Beer (1965), and Ham & Hill (1984), raising thus the constructs of elaborative genesis in Public Policy. Through the study of the state model, we point neoinstitutionalism History Marques (1997), Evans (1993) and Ham & Hill (1993), propelling this policy matrix as well as studies of Skopcol (1989) on the autonomy of the state its ability and rationality. The authors Mazmanian, D. (2003), Van Meter and Van Horner (2003), Elmore, R. (2003) and Villanueva (2003), help us to build a typology of models of deployment processes that were used to classify the studied policy. The data collected indicate conclusively that the deployment model adopted in this educational policy interferes decisively in their success, compromising the objectives proposed for the same.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutora em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Soares, Suely Aparecida GalliColares, Maria Lilia Imbiriba SousaMomma-Bardela, Adriana MissaeAguilar, Luis EnriqueUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf172 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103SANTOS, Agida Maria Cavalcante dos. PROEJA: análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas. 2013. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912894porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:17Zoai::912894Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
PROEJA : analysis of the implementation process of vocational education policy for youth and adults in the state of Amazon
title PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
spellingShingle PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
Santos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-
Programa Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Educação e Estado
Neo-institucionalismo sociologico
National Program for Integration of Education Profissinal with Basic Education in Young and Modality Adults (PROEJA)
Education of young people and adults
Public policies
Educational policies
Education and State
Neo-sociological institutionalism
title_short PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
title_full PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
title_fullStr PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
title_full_unstemmed PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
title_sort PROEJA : análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas
author Santos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-
author_facet Santos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Soares, Suely Aparecida Galli
Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa
Momma-Bardela, Adriana Missae
Aguilar, Luis Enrique
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Agida Maria Cavalcante dos, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Educação e Estado
Neo-institucionalismo sociologico
National Program for Integration of Education Profissinal with Basic Education in Young and Modality Adults (PROEJA)
Education of young people and adults
Public policies
Educational policies
Education and State
Neo-sociological institutionalism
topic Programa Nacional de Integração da Educação Profissinal com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Educação e Estado
Neo-institucionalismo sociologico
National Program for Integration of Education Profissinal with Basic Education in Young and Modality Adults (PROEJA)
Education of young people and adults
Public policies
Educational policies
Education and State
Neo-sociological institutionalism
description Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103
SANTOS, Agida Maria Cavalcante dos. PROEJA: análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas. 2013. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103
identifier_str_mv SANTOS, Agida Maria Cavalcante dos. PROEJA: análise do processo de implantação da política educacional profissionalizante para jovens e adultos no Estado do Amazonas. 2013. 172 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621103. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/912894
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405483142742016