As majors da musica e o mercado fonografico nacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849
Resumo: Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
id UNICAMP-30_eeba58cf40c6860c806b52c1aea05d1f
oai_identifier_str oai::471337
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As majors da musica e o mercado fonografico nacionalThe music majors and the national phonographic marketFonografiaRegistros sonorosIndústria culturalEmpresas multinacionais - Brasil - Séc. XXIExecutivosPhonographySound recordingsCultural industryMultinational companies - Brazil - 21st centuryExecutivesOrientador: Renato Jose Pinto OrtizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta pesquisa analisa o funcionamento das quatro gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, este mercado se comporta e se transforma de modo diverso, investiga-se quais são as características estruturais de tais transformações e como agem os diferentes agentes sociais que disputam este espaço. Para isso, considerando a configuração destas gravadoras enquanto majors, ou seja, companhias que dominam a produção e distribuição de música gravada no mundo, a posição que passam a ocupar daí em diante, explora-se como se organizam frente aos desafios impostos pela economia global - seus pertencimentos a corporações transnacionais, os usos das tecnologias digitais em seus processos produtivos, o incremento da concorrência em escala mundial, etc. -, e, de que forma, conservam, ou não, os mecanismos de reprodução deste campo, no qual elas mesmas são fundadoras dos seus princípios de construção. Por meio de uma pesquisa empírica qualitativa realizada nas quatro majors - entrevistas, depoimentos pessoais, fontes estatísticas, relatórios técnicos ou ainda, publicações especializadas -, buscou-se captar a lógica de funcionamento deste universo particular das indústrias culturais, a partir do modo como aqueles que se encontram em posições dominantes se engajam, justificam e dão sentido às suas práticas e ações.Abstract: This research analyzes the operation of four transnational record labels that operate in the Brazilian phonographic market, as of the establishment of the compact disc as a support pattern for the reproduction and sale of recorded music. Assuming that in times of economic and cultural globalization, this market behaves and becomes so diverse, we investigate what the structural features of such changes are and how the different actors competing for this space act. Thus, considering the configuration of those labels as majors, that is, companies that dominate the production and distribution of recorded music around the world, and the position they start to occupy thereafter, we explore how they organize themselves against the challenges imposed by the global economy - their attachments to transnational corporations, the uses of digital technologies in their production processes, the increase of worldwide competition, etc. - and, how, they save the reproduction mechanisms of this field or not, in which they are founders of their own construction principles. Through a qualitative empirical research carried out within the four majors - interviews, personal accounts, statistical sources, technical reports or even publications - we have sought to capture the operational logic of this particular universe of cultural industries, as of the way those who are in dominant positions engage, justify, and give meaning to their practices and actions.DoutoradoSociologia da CulturaDoutor em Sociologia[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Mira, Maria CelesteDias, Marcia TostaVicente, EduardoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Mariana Mont'Alverne Barreto20092009-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf268 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471337porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-03T14:04:17Zoai::471337Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-03-03T14:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As majors da musica e o mercado fonografico nacional
The music majors and the national phonographic market
title As majors da musica e o mercado fonografico nacional
spellingShingle As majors da musica e o mercado fonografico nacional
Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
Fonografia
Registros sonoros
Indústria cultural
Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI
Executivos
Phonography
Sound recordings
Cultural industry
Multinational companies - Brazil - 21st century
Executives
title_short As majors da musica e o mercado fonografico nacional
title_full As majors da musica e o mercado fonografico nacional
title_fullStr As majors da musica e o mercado fonografico nacional
title_full_unstemmed As majors da musica e o mercado fonografico nacional
title_sort As majors da musica e o mercado fonografico nacional
author Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
author_facet Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Renato, 1947-
Mira, Maria Celeste
Dias, Marcia Tosta
Vicente, Eduardo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Fonografia
Registros sonoros
Indústria cultural
Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI
Executivos
Phonography
Sound recordings
Cultural industry
Multinational companies - Brazil - 21st century
Executives
topic Fonografia
Registros sonoros
Indústria cultural
Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI
Executivos
Phonography
Sound recordings
Cultural industry
Multinational companies - Brazil - 21st century
Executives
description Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849
LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849
identifier_str_mv LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
268 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405427692994560