As majors da musica e o mercado fonografico nacional
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849 |
Resumo: | Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz |
id |
UNICAMP-30_eeba58cf40c6860c806b52c1aea05d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::471337 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As majors da musica e o mercado fonografico nacionalThe music majors and the national phonographic marketFonografiaRegistros sonorosIndústria culturalEmpresas multinacionais - Brasil - Séc. XXIExecutivosPhonographySound recordingsCultural industryMultinational companies - Brazil - 21st centuryExecutivesOrientador: Renato Jose Pinto OrtizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta pesquisa analisa o funcionamento das quatro gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, este mercado se comporta e se transforma de modo diverso, investiga-se quais são as características estruturais de tais transformações e como agem os diferentes agentes sociais que disputam este espaço. Para isso, considerando a configuração destas gravadoras enquanto majors, ou seja, companhias que dominam a produção e distribuição de música gravada no mundo, a posição que passam a ocupar daí em diante, explora-se como se organizam frente aos desafios impostos pela economia global - seus pertencimentos a corporações transnacionais, os usos das tecnologias digitais em seus processos produtivos, o incremento da concorrência em escala mundial, etc. -, e, de que forma, conservam, ou não, os mecanismos de reprodução deste campo, no qual elas mesmas são fundadoras dos seus princípios de construção. Por meio de uma pesquisa empírica qualitativa realizada nas quatro majors - entrevistas, depoimentos pessoais, fontes estatísticas, relatórios técnicos ou ainda, publicações especializadas -, buscou-se captar a lógica de funcionamento deste universo particular das indústrias culturais, a partir do modo como aqueles que se encontram em posições dominantes se engajam, justificam e dão sentido às suas práticas e ações.Abstract: This research analyzes the operation of four transnational record labels that operate in the Brazilian phonographic market, as of the establishment of the compact disc as a support pattern for the reproduction and sale of recorded music. Assuming that in times of economic and cultural globalization, this market behaves and becomes so diverse, we investigate what the structural features of such changes are and how the different actors competing for this space act. Thus, considering the configuration of those labels as majors, that is, companies that dominate the production and distribution of recorded music around the world, and the position they start to occupy thereafter, we explore how they organize themselves against the challenges imposed by the global economy - their attachments to transnational corporations, the uses of digital technologies in their production processes, the increase of worldwide competition, etc. - and, how, they save the reproduction mechanisms of this field or not, in which they are founders of their own construction principles. Through a qualitative empirical research carried out within the four majors - interviews, personal accounts, statistical sources, technical reports or even publications - we have sought to capture the operational logic of this particular universe of cultural industries, as of the way those who are in dominant positions engage, justify, and give meaning to their practices and actions.DoutoradoSociologia da CulturaDoutor em Sociologia[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Mira, Maria CelesteDias, Marcia TostaVicente, EduardoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Mariana Mont'Alverne Barreto20092009-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf268 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471337porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-03T14:04:17Zoai::471337Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-03-03T14:04:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional The music majors and the national phonographic market |
title |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
spellingShingle |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto Fonografia Registros sonoros Indústria cultural Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI Executivos Phonography Sound recordings Cultural industry Multinational companies - Brazil - 21st century Executives |
title_short |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
title_full |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
title_fullStr |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
title_full_unstemmed |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
title_sort |
As majors da musica e o mercado fonografico nacional |
author |
Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto |
author_facet |
Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiz, Renato, 1947- Mira, Maria Celeste Dias, Marcia Tosta Vicente, Eduardo Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mariana Mont'Alverne Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonografia Registros sonoros Indústria cultural Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI Executivos Phonography Sound recordings Cultural industry Multinational companies - Brazil - 21st century Executives |
topic |
Fonografia Registros sonoros Indústria cultural Empresas multinacionais - Brasil - Séc. XXI Executivos Phonography Sound recordings Cultural industry Multinational companies - Brazil - 21st century Executives |
description |
Orientador: Renato Jose Pinto Ortiz |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-02-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849 LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mariana Mont'Alverne Barreto. As majors da musica e o mercado fonografico nacional. 2009. 268 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610849. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 268 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405427692994560 |