A professora-pesquisadora-iniciante e seus outros : caminhos partilhados na invenção de ser professora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Simas, Vanessa França, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633656
Resumo: Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Jesús Domingo Segovia
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spelling A professora-pesquisadora-iniciante e seus outros : caminhos partilhados na invenção de ser professoraLa maestra-investigadora-principiante y sus interlocutores : caminos compartidos en la invención de ser maestraFormação de professoresEnsinoPesquisa - NarrativasConsciênciaProfessor inicianteExperiênciaTeacher-trainingTeachingNarrative inquireConsciousnessBeginner teacherExperienceOrientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Jesús Domingo SegoviaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universidad de Granada (Espanha)Resumo: Este trabalho é uma pesquisa narrativa sobre a própria prática ¿ pautada, principalmente, nos aportes bakhtinianos ¿ cuja questão central é "Como eu me constituo professora, no e pelo trabalho, no início da docência?", relacionada a outras duas questões: "Como o outro me constitui como professora?" e "Como a escrita contribui nesse processo?". Trata-se de uma pesquisa em que os dados, o registro da tese e o modo de produção de conhecimentos são narrativos. Nesta abordagem metodológica, o registro é feito progressivamente durante o ato de pesquisar, o que favorece que conscientizações ocorram a todo o momento, que os dados sejam produzidos também a partir do registro contínuo, que as interpretações sejam contínuas e que se produza conhecimentos narrativamente. O conjunto de informações disponível referente à época pesquisada compõe-se de narrativas reflexivas, produzidas no período compreendido entre outubro de 2010 e dezembro de 2012, que marcou a iniciação da professora na docência. As narrativas reflexivas eram partilhadas, por e-mail, com um grupo de interlocutoras, que contribuía para a sua reflexão sobre a prática docente. Também esses e-mails são fontes de dados na pesquisa, bem como as produções das crianças e a memória do vivido. Nesse movimento de viver, narrar reflexivamente o vivido, partilhar as narrativas, enxergar o que antes era imperceptível e construir novas "memórias de futuro", a professora iniciante se constituía professora com as crianças e com o grupo de interlocutoras. Ademais, se colocava em diferentes lugares - de professora, de professora-pesquisadora e de pesquisadora - à medida que vivia, refletia sobre a prática e refletia e pesquisava sobre a própria experiência. A escrita, as dificuldades, os saberes construídos e, principalmente, os outros, colaboraram, no aprendizado docente, a ser e a perceber como estava sendo professora. Assim, as interpretações, além das que ocorrem durante a narrativa da pesquisa, são pensadas a partir destes quatro eixos: a escrita, as dificuldades, os outros e os saberes. Essas interpretações revelam que à medida que a professora-pesquisadora-iniciante se colocava em diferentes lugares, ela ampliava e diferenciava o seu "auditório social", tinha acesso a excedentes de visão e se conscientizava acerca da sua constituição docente. Percebendo o que antes lhe era imperceptível, construía "memórias de futuro" e mudava o presente a fim de alcançá-las. Inventava-se professora junto aos outros, porque na relação estabelecida com as crianças construía a reflexão sobre a sua própria prática. As crianças, em seus "atos responsáveis e responsivos", lhe revelavam a professora que era, lhe ensinando a ser professora. Foi, portanto, o caminhar compartilhado - junto às crianças e às interlocutoras - que a fez professora-pesquisadora, durante o início da docênciaAbstract: This work is a narrative inquiry that builds on one's own practice - drawing mainly on a Bakhtinian theoretical framework - whose central question is "How did I constitute myself as a teacher in the beginning of my teaching career?", which, in turn, is related to other two questions: "How does the other constitute myself as a teacher?" and "How does writing contribute to this process?". This is a research in which the data, the thesis register, as well as the means of knowledge production are narrative. In this methodological approach, the registration is done progressively during the act of researching, which foster the occurrence of moments of awareness at any moment, allows the data to be produced based on a continuous register and makes of interpretation a continuous process, thus building knowledge through narrative means. The set of information available regarding the studied period consists of reflexive narratives, produced in a time span between October 2010 and December 2012, which marked the initiation period of the teacher. The reflexive narratives were shared by email with a group of interlocutors, who contributed to her reflection on her own teaching practice. Furthermore, these emails are sources of data in the research, as well as the productions of the children and the memory of what she experienced. In this movement of experiencing, narrating reflexively what she lived, sharing the narratives, seeing what was previously imperceptible to her and constructing new "memories of the future", the beginner teacher was constituting herself as a teacher, along with the children and the group of interlocutors. In addition, she was placing herself in different places - teacher, teacher researcher and researcher - insofar as she lived / experienced, reflected on practice and reflected and researched her own experience. The writing, the difficulties, the knowledge acquired and, above all, the others, contributed to her teaching learning by making her realize how she was behaving as a teacher. Thus, her interpretations, besides those that occur during the narrative of the research, are thought based on four axes: writing, difficulties, others and knowledge. These interpretations reveal that as the beginner teacher-researcher moved into different places, she expanded and differentiated her "social auditorium," had access to "excess of seeing", and became aware of her constitution process as a teacher. By realizing what was previously imperceptible to her, she constructed "memories of the future" and changed the present in order to reach them. She invented herself as a teacher together with others, because in the relationship established with the children, she was constructing the reflections on her own practice. The children, in their "responsible and responsive acts", revealed to her the teacher she was and taught her how to become one. Therefore, it was this mutual path - along with the children and the interlocutors - that made her become a teacher-researcher during the beginning of her teaching careerDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Domingo Segovia, JesúsMorais, Jacqueline de Fatima dos SantosSerodio, Liana ArraisCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloSobral, Adail UbirajaraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoUniversidad de Granada (Espanha)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Vanessa França, 1988-20182018-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (381 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633656SIMAS, Vanessa França. A professora-pesquisadora-iniciante e seus outros: caminhos partilhados na invenção de ser professora. 2018. 1 recurso online (381 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação e Universidad de Granada (Espanha), Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633656. 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