Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401
Resumo: Orientador : Anna Regina Lanner de Moura
id UNICAMP-30_ff89fcabcdc3829521d95fea6b15755f
oai_identifier_str oai::405882
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamentalA study of difficulties in learning Algebra in different learning situations for sixth-grade students of elementary schoolÁlgebra - Estudo e ensinoDificuldade de aprendizagemEducação matemáticaÁlgebra - HistóriaAlgebra - Study and teachingAlgebra - HistoryDifficulties in learningMathematics educationOrientador : Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) ¿ Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo principal discutir Que tipo de dificuldades alunos da 6ª série do Ensino Fundamental apresentam em uma situação B de ensino de álgebra, comparativamente a alunos da mesma série que passaram por uma situação A de ensino de álgebra? As situações de ensino tiveram a seguintes características: A situação A ocorreu em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Piracicaba, em 1999, em duas classes de 6ª série e constituiu-se fonte de dados para a nossa pesquisa de Iniciação Científica que versou sobre as dificuldades dos alunos em álgebra. Atuamos como observadoras das aulas de álgebra que foram desenvolvidas numa abordagem tradicional, pela manipulação simbólica, resolução e correção de listas de exercícios na lousa. Os dados foram provenientes das respostas dos alunos a uma lista de exercícios. Dessas respostas analisamos e categorizamos as dificuldades em álgebra, aí manifestas. A situação B de ensino de álgebra ocorreu em uma escola estadual da cidade de Campinas, em duas classes de 6ª série onde atuamos como pesquisadoras e professora das classes pesquisadas. Foram trabalhadas atividades que propunham o desenvolvimento dos nexos conceituais da álgebra elementar, tais como: fluência, variável, campo de variação, linguagem, operacionalidade e unidade. Após esse desenvolvimento solicitamos aos alunos responderem a mesma lista de exercício usada na situação A. Comparamos as dificuldades encontradas nas duas situações para os mesmos exercícios. Esta comparação indica que os alunos da situação B encontraram menos dificuldades para realizar as atividades e que a freqüência dos erros, nessa situação, foi menor. Este trabalho permitiu afirmar que a Situação B de ensino proporcionou uma aprendizagem mais significativa das idéias algébricas correspondentes aos exercícios solicitados do que a Situação A, de abordagem tradicionalAbstract: The main purpose of this research is to discuss under a qualitative aspect What kind of difficulties the sixth-grade students of Elementary school present with regard to the Algebra learning situation B in comparison with those students from the same grade who have experienced the Algebra learning situation A? The learning situations had the following characteristics: The situation A occurred in two sixth-grade classes of one private school located in the city of Piracicaba, Sao Paulo, in 1999, and it has constituted data source for the Undergraduate Research that discussed students' difficulties regarding algebra. We have been acting as observers in the algebra classes, which were prepared according to a traditional approach using symbolic manipulation, resolution, and correction of lists of exercises on the blackboard. The data was gathered from the answers given by the students to a list of exercises, from which we were able to analyze and categorize the difficulties in algebra. The algebra learning situation B happened in two sixth-grade classes of public school in the city of Campinas, São Paulo, where we have acted both as researchers and teachers on the researched classes. Working activities proposed the development of the conceptual nexus of elementary algebra, such as fluency, variable, variation field, language, operationability and unity. Afterwards we invited the students to answer the same list of exercises used in situation A. We compared the difficulties found in both situations considering the same exercises. This comparison shows that the students in situation B found less difficulty to solve this list and there was a fewer occurrence of mistakes compared to situation A. This research allowed us to affirm that the learning situation B has brought a more significant understanding of the algebraic ideas related to the given exercises than the situation A, which considered a traditional learning approachMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Sousa, Maria do Carmo deMiskulin, RosanaLopes, Celi Aparecida EspasandinFiorentini, DarioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScarlassari, Nathalia Tornisiello20072007-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental. 2007. 135p. Dissertação (mestrado) ¿ Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405882porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:47Zoai::405882Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
A study of difficulties in learning Algebra in different learning situations for sixth-grade students of elementary school
title Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Álgebra - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Educação matemática
Álgebra - História
Algebra - Study and teaching
Algebra - History
Difficulties in learning
Mathematics education
title_short Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
title_full Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
title_sort Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental
author Scarlassari, Nathalia Tornisiello
author_facet Scarlassari, Nathalia Tornisiello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Sousa, Maria do Carmo de
Miskulin, Rosana
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Fiorentini, Dario
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarlassari, Nathalia Tornisiello
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Educação matemática
Álgebra - História
Algebra - Study and teaching
Algebra - History
Difficulties in learning
Mathematics education
topic Álgebra - Estudo e ensino
Dificuldade de aprendizagem
Educação matemática
Álgebra - História
Algebra - Study and teaching
Algebra - History
Difficulties in learning
Mathematics education
description Orientador : Anna Regina Lanner de Moura
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401
SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental. 2007. 135p. Dissertação (mestrado) ¿ Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SCARLASSARI, Nathalia Tornisiello. Um estudo de dificuldades ao aprender algebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª serie do ensino fundamental. 2007. 135p. Dissertação (mestrado) ¿ Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189790999904256