Utilização de uma ferramenta digital para o ensino de parasitologia no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Aranha, Valéria Leite lattes
Orientador(a): Frenedozo, Rita de Cássia lattes
Banca de defesa: Frenedozo, Rita de Cássia lattes, Amaral, Carmem Lúcia Costa lattes, Anaya, Maurício lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cruzeiro do Sul
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências
Departamento: Campus Liberdade
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/361
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre a utilização de uma ferramenta digital conhecida como Powtoon para o ensino de Parasitologia. O presente estudo foi realizado numa amostra de cento e cinquenta e seis alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina Veterinária no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), localizado na cidade de Itu e Salto, no estado de São Paulo. O estudo teve como objetivo a utilização da ferramenta digital Powtoon, nos cursos da área de saúde para criação de campanhas de prevenção às parasitoses, na disciplina de Parasitologia. Como orientação foi elaborado uma ficha discriminativa contendo critérios de avaliação das apresentações das campanhas como: classificação do parasito, ciclo de vida, patogenia, profilaxia e tratamento. Foram utilizados como instrumentos para a avaliação das percepções dos alunos, questionário semiestruturado on line desenvolvido no Google Drive. Os resultados revelaram que há uma correlação positiva na utilização da ferramenta digital Powtoon com o ensino, motivação e na divulgação das campanhas de saúde para prevenção de parasitose.
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spelling 2020-02-29T00:45:40Z20202020-02-29T00:45:40Z2019-03-16ARANHA, V. L. Utilização de uma ferramenta digital para o ensino de parasitologia no ensino superior. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/361Esta pesquisa discorre sobre a utilização de uma ferramenta digital conhecida como Powtoon para o ensino de Parasitologia. O presente estudo foi realizado numa amostra de cento e cinquenta e seis alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina Veterinária no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), localizado na cidade de Itu e Salto, no estado de São Paulo. O estudo teve como objetivo a utilização da ferramenta digital Powtoon, nos cursos da área de saúde para criação de campanhas de prevenção às parasitoses, na disciplina de Parasitologia. Como orientação foi elaborado uma ficha discriminativa contendo critérios de avaliação das apresentações das campanhas como: classificação do parasito, ciclo de vida, patogenia, profilaxia e tratamento. Foram utilizados como instrumentos para a avaliação das percepções dos alunos, questionário semiestruturado on line desenvolvido no Google Drive. Os resultados revelaram que há uma correlação positiva na utilização da ferramenta digital Powtoon com o ensino, motivação e na divulgação das campanhas de saúde para prevenção de parasitose.This research deals with the use of a digital tool known as Powtoon for the teaching of Parasitology. The present study was carried out in a sample of 150 Biomedicine, Biological Sciences, Pharmacy and Veterinary Medicine courses at the University Centro Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), located in the city of Itu and Salto, in the state of São Paulo. The purpose of the study was to use the Powtoon digital tool in the courses of the health area to create parasite prevention campaigns in the discipline of Parasitology. As a guideline, a discriminatory form was drawn up containing evaluation criteria for the presentations of the campaigns, such as: classification of the parasite, life cycle, pathogenesis, prophylaxis and treatment. We used as tools for the evaluation of students' perceptions, semi-structured online questionnaire developed in Google Drive. The results showed that there is a positive correlation in the use of the Powtoon digital tool with teaching, motivation and in the dissemination of health campaigns to prevent parasitosis.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em Ensino de CiênciasCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEnsino de parasitologiaFerramenta digitalMotivaçãoPowtoonUtilização de uma ferramenta digital para o ensino de parasitologia no ensino superiorUse of a digital tool for the teaching of Parasitologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFrenedozo, Rita de Cássia02788889844http://lattes.cnpq.br/0959751445814390Frenedozo, Rita de Cássia02788889844http://lattes.cnpq.br/0959751445814390Amaral, Carmem Lúcia Costahttp://lattes.cnpq.br/7715277135138074Anaya, Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/415735807045071910247283827http://lattes.cnpq.br/8312300262632406Aranha, Valéria LeiteAMABILE. T.M. 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