Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Silvandira de Oliveira lattes
Orientador(a): Almeida , Júlio Gomes lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/207
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as representações dos professores de uma escola da rede pública estadual sobre a educação inclusiva. Meu interesse em desenvolver este projeto surgiu da minha experiência como professora de uma escola da rede publica estadual, onde tenho observado que há uma preocupação de educadores e familiares com as condições necessárias para que um projeto de educação inclusiva seja desenvolvido. Para investigar as representações dos professores, recorri ao conceito de representações sociais proposto por Moscovici (2003) e seus colaboradores e também ao estudo de autores do campo da educação especial como Mazzotta, Glat, Jannuzzi e outros, também foi estudado autores referentes à formação de professores como Nóvoa, Tardiff, Furlaneto e alguns documentos que fazem referência à educação inclusiva. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizado como instrumento de coleta de dados a análise bibliográfica e documental que foi completada por trabalho de campo realizado por meio de entrevistas com educadores da unidade pesquisada. A partir deste estudo foi possível inferir que há diferentes representações sobre a educação inclusiva e que os professores têm muitas dúvidas sobre o que seja realmente uma educação inclusiva. Também mostraram que alguns professores concebem a educação inclusiva com representações de antigos modelos de educação, voltados exclusivamente às crianças com deficiência física ou mental, excluindo aqueles que, apesar de não terem deficiências físicas ou mentais estão à margem da sociedade. Por meio deste trabalho também foi feita uma reflexão sobre a elaboração de um projeto de educação inclusiva em uma escola pública estadual e concluímos que é possível a elaboração de um projeto inclusivo, contanto que haja um envolvimento de toda a comunidade.
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spelling 2019-11-14T19:24:11Z2019-11-14T19:24:11Z2009-05-28SANTOS, Silvandira de Oliveira. Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Júlio Gomes Almeida. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, 2009.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/207Esta pesquisa teve como objeto de estudo as representações dos professores de uma escola da rede pública estadual sobre a educação inclusiva. Meu interesse em desenvolver este projeto surgiu da minha experiência como professora de uma escola da rede publica estadual, onde tenho observado que há uma preocupação de educadores e familiares com as condições necessárias para que um projeto de educação inclusiva seja desenvolvido. Para investigar as representações dos professores, recorri ao conceito de representações sociais proposto por Moscovici (2003) e seus colaboradores e também ao estudo de autores do campo da educação especial como Mazzotta, Glat, Jannuzzi e outros, também foi estudado autores referentes à formação de professores como Nóvoa, Tardiff, Furlaneto e alguns documentos que fazem referência à educação inclusiva. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizado como instrumento de coleta de dados a análise bibliográfica e documental que foi completada por trabalho de campo realizado por meio de entrevistas com educadores da unidade pesquisada. A partir deste estudo foi possível inferir que há diferentes representações sobre a educação inclusiva e que os professores têm muitas dúvidas sobre o que seja realmente uma educação inclusiva. Também mostraram que alguns professores concebem a educação inclusiva com representações de antigos modelos de educação, voltados exclusivamente às crianças com deficiência física ou mental, excluindo aqueles que, apesar de não terem deficiências físicas ou mentais estão à margem da sociedade. Por meio deste trabalho também foi feita uma reflexão sobre a elaboração de um projeto de educação inclusiva em uma escola pública estadual e concluímos que é possível a elaboração de um projeto inclusivo, contanto que haja um envolvimento de toda a comunidade.This research had as study object the representations of the teachers in a state public net about inclusive education. My concern to development this work appears of my experience like teacher in a public school, where I have been watching that there are teachers and parents worried about the necessary conditions to the development of a project of inclusive education. To research the representations of teachers this work focuses on the theoretical concept of social representations proposed by Moscovici (2003) and his followers. In this work also was studied authors of the field of the special education as Mazzotta, Glat, Jannuzzi and others, and of the field of the formation of teachers as Nóvoa, Tardiff, Furlaneto and some documents that make reference to the inclusive education, too. In the development of the research was adopted a qualitative approach and used as instrument to gather the data, the bibliographical and documental analysis that was completed through interviews with teachers of the searched school. From this research was possible to infer that there are different representations about inclusive education and that the teachers have many doubts about what is really an inclusive education. It also shown that some teachers understand the inclusive education with representations of ancient standards of education that were dedicated exclusively to children with disability mental or physic, excluding those that, despite not have disability mental or physic are to the edge of the society. Through this research also was made reflections about the preparation of a project of inclusive education in a state public school and we concluded that it is possible, provided that all the community take part.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALRepresentações sociaisEducação inclusivaFormação de professoresSocial representationsInclusive educationTeachers’ formationEducação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida , Júlio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/235497225657141704803260885http://lattes.cnpq.br/7789619154836244Santos, Silvandira de OliveiraALARCÃO, I. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. ALEXANDRE, M. Representação Social: Uma Genealogia do conceito. 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Representações sociais
Educação inclusiva
Formação de professores
Social representations
Inclusive education
Teachers’ formation
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Educação inclusiva
Formação de professores
Social representations
Inclusive education
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description Esta pesquisa teve como objeto de estudo as representações dos professores de uma escola da rede pública estadual sobre a educação inclusiva. Meu interesse em desenvolver este projeto surgiu da minha experiência como professora de uma escola da rede publica estadual, onde tenho observado que há uma preocupação de educadores e familiares com as condições necessárias para que um projeto de educação inclusiva seja desenvolvido. Para investigar as representações dos professores, recorri ao conceito de representações sociais proposto por Moscovici (2003) e seus colaboradores e também ao estudo de autores do campo da educação especial como Mazzotta, Glat, Jannuzzi e outros, também foi estudado autores referentes à formação de professores como Nóvoa, Tardiff, Furlaneto e alguns documentos que fazem referência à educação inclusiva. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizado como instrumento de coleta de dados a análise bibliográfica e documental que foi completada por trabalho de campo realizado por meio de entrevistas com educadores da unidade pesquisada. A partir deste estudo foi possível inferir que há diferentes representações sobre a educação inclusiva e que os professores têm muitas dúvidas sobre o que seja realmente uma educação inclusiva. Também mostraram que alguns professores concebem a educação inclusiva com representações de antigos modelos de educação, voltados exclusivamente às crianças com deficiência física ou mental, excluindo aqueles que, apesar de não terem deficiências físicas ou mentais estão à margem da sociedade. Por meio deste trabalho também foi feita uma reflexão sobre a elaboração de um projeto de educação inclusiva em uma escola pública estadual e concluímos que é possível a elaboração de um projeto inclusivo, contanto que haja um envolvimento de toda a comunidade.
publishDate 2009
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