Aprendizagem probabilística de alunos do 7.° ano do ensino fundamental por meio de atividades de investigação
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Cruzeiro do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em ensino de Ciências
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Departamento: |
Campus Liberdade
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/328 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem probabilística dos alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental e as contribuições de uma prática docente pautada na problematização e na investigação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, a qual busca responder à questão: quais indícios de aprendizagem da probabilidade de alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental emergem, quando eles desenvolvem atividades de investigação? Para tanto, a construção de dados deu-se pela aplicação de atividades investigativas que envolveram fenômenos aleatórios. Inicialmente realizou-se uma sondagem para verificar o conhecimento dos alunos acerca de probabilidade e seus conceitos. A partir daí a realização das atividades os levou a investigar a aleatoriedade e a incerteza em situações relacionadas à realidade, de modo a favorecer o desenvolvimento do raciocínio probabilístico. Foram analisados os registros realizados pelos alunos, suas interações e suas falas. Evidenciou-se a importância dessas atividades por lhes permitir vivenciar uma ruptura com a visão determinística. Além disso, verificaram-se o envolvimento e a ampla interação dos alunos na realização das propostas. Pôde-se concluir que uma prática pautada em tarefas investigativas deu aos alunos subsídios para reconhecer com clareza os conceitos de probabilidade e para optar por melhores escolhas em situações de incerteza. |
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2020-02-12T21:33:12Z20202020-02-12T21:33:12Z2019-03-13SOCHA, R. R. Aprendizagem probabilística de alunos do 7.° ano do ensino fundamental por meio de atividades de investigação 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/328Este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem probabilística dos alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental e as contribuições de uma prática docente pautada na problematização e na investigação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, a qual busca responder à questão: quais indícios de aprendizagem da probabilidade de alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental emergem, quando eles desenvolvem atividades de investigação? Para tanto, a construção de dados deu-se pela aplicação de atividades investigativas que envolveram fenômenos aleatórios. Inicialmente realizou-se uma sondagem para verificar o conhecimento dos alunos acerca de probabilidade e seus conceitos. A partir daí a realização das atividades os levou a investigar a aleatoriedade e a incerteza em situações relacionadas à realidade, de modo a favorecer o desenvolvimento do raciocínio probabilístico. Foram analisados os registros realizados pelos alunos, suas interações e suas falas. Evidenciou-se a importância dessas atividades por lhes permitir vivenciar uma ruptura com a visão determinística. Além disso, verificaram-se o envolvimento e a ampla interação dos alunos na realização das propostas. Pôde-se concluir que uma prática pautada em tarefas investigativas deu aos alunos subsídios para reconhecer com clareza os conceitos de probabilidade e para optar por melhores escolhas em situações de incerteza.This study aims to analyze the probabilistic learning of the students of the 7th of middle school and the contributions of a teaching practice guided by the problematization and investigation. This is a research with a qualitative approach through the case study which seeks to answer the question: what evidence of learning the probability of students in the 7th of middle school emerge when they carry out research activities? To do so, the construction of data was due to the development of investigative activities that involved random phenomena. Initially a survey was carried out to verify how the student perceives the probability and what he already knows about his concepts. From this, activities were developed that led the student to investigate randomness and uncertainty in situations related to reality in order to favor the development of probabilistic reasoning. The importance of these activities was evidenced by allowing the student to experience a rupture with the deterministic vision. In addition, the involvement and wide interaction of students in the development of activities was verified. It can be concluded that a practice based on investigative activities allowed students to clearly recognize the concepts of probability as well as opt for better choices in situations of uncertainty.porUniversidade Cruzeiro do SulMestrado em ensino de CiênciasCruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAprendizagemProbabilidadeEnsino fundamentalInvestigaçãoAprendizagem probabilística de alunos do 7.° ano do ensino fundamental por meio de atividades de investigaçãoProbabilistic learning of 7th grade students through research activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLopes, Celi Espasandin04888784892http://lattes.cnpq.br/9699186251670702Lopes, Celi Espasandin04888784892http://lattes.cnpq.br/9699186251670702Allevato, Norma Suely Gomeshttp://lattes.cnpq.br/9614794595123496Souza, Leandro de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/513301030534948526701833870http://lattes.cnpq.br/3856149956542355Socha, Rogério RamosANDRADE, A. et al. Estudar casos em dissertações de mestrado e atender aos requisitos do método estudo de caso: incongruência de objetivos? Revista Perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, v. 12, n. 1, p. 88-106, jan./abr.2017. Disponível em: <http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2259/889>. Acesso em: 15 out. 2018 ANDRÉ, M. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. AZCÁRATE, P. Estudio de las concepciones disciplinares de futuros professores de primaria em torno a las nociones de aleatroiedad y probabilidade. 310 p. Granada: Comares, 1996. BATANERO, C. Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa, México, v. 8, n. 3, p. 247-263, nov. 2005. BATTESTIN, C.; NOGARO, A. Sentidos e contornos da inovação na educação. Holos, [s.l.], v. 2, p. 357-371, 20 abr. 2016. 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Este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem probabilística dos alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental e as contribuições de uma prática docente pautada na problematização e na investigação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, a qual busca responder à questão: quais indícios de aprendizagem da probabilidade de alunos do 7.° ano do Ensino Fundamental emergem, quando eles desenvolvem atividades de investigação? Para tanto, a construção de dados deu-se pela aplicação de atividades investigativas que envolveram fenômenos aleatórios. Inicialmente realizou-se uma sondagem para verificar o conhecimento dos alunos acerca de probabilidade e seus conceitos. A partir daí a realização das atividades os levou a investigar a aleatoriedade e a incerteza em situações relacionadas à realidade, de modo a favorecer o desenvolvimento do raciocínio probabilístico. Foram analisados os registros realizados pelos alunos, suas interações e suas falas. Evidenciou-se a importância dessas atividades por lhes permitir vivenciar uma ruptura com a visão determinística. Além disso, verificaram-se o envolvimento e a ampla interação dos alunos na realização das propostas. Pôde-se concluir que uma prática pautada em tarefas investigativas deu aos alunos subsídios para reconhecer com clareza os conceitos de probabilidade e para optar por melhores escolhas em situações de incerteza. |
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