Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Moysés Romero Borges lattes
Orientador(a): Rosito, Margaréte May Berkenbrock lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Departamento: Departamento 1
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/169
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possibilidade de educação estética, a partir do projeto “Fotografar a Escola”, um processo educativo que considera a arte fotográfica como um fenômeno desencadeador da experiência formativa. Elege-se, como problema, o sentido e o significado da fotografia produzida pelas alunas no processo de formação de professores, do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. A pergunta-norteadora é: É possível, através das lentes fotográficas, o desencadeamento da experiência formativa? A hipótese deste estudo vincula-se à percepção de que a estética é uma experiência formativa, no processo de emancipação e autonomia do sujeito. O referencial teórico adotado, em Freire e Adorno, fundamentam a hipótese. O grande desafio, na obra de Adorno, é a percepção da Educação e da Arte, como modos de rompimento com a alienação decorrente da indústria cultural, visando a emancipação do individuo. Em Freire, o desafio associa-se à percepção da estética como forma de justiça entre os homens, à autonomia do sujeito. Os objetivos deste trabalho são: compreender a experiência formativa através das imagens - as fotografias – e das palavras - o texto; compreender a influência da massificação, imposta pela indústria cultural, na formação das alunas; analisar o referencial da trajetória que essas alunas têm. A análise documental é o procedimento adotado para a coleta de dados. Adota-se o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer, para analisar e interpretar os dados. O material analisado e interpretado são as fotografias e os relatos autobiográficos, tratados neste estudo, como a documentação produzida pelas alunas do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. Nesse sentido, a fotografia é adotada, neste estudo, em dois níveis: como método de pesquisa e como linguagem no processo de formação de professores. Os resultados associam-se à percepção de que a utilização da fotografia é relevante como fenômeno de construção da trajetória formativa do aluno. Ainda, a experiência com a fotografia é um elemento transformador, de reconhecimento da identidade do professor, como resistência à estética da indústria cultural, caminhando em direção à recriação da autonomia e da emancipação, oriundas da narrativa da própria história
id UNICSUL-1_1be5c4114a44ae0690a415d067e4e0dc
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/169
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2019-10-29T19:43:05Z2011-09-152019-10-29T19:43:05Z2011-10-04http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/169O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possibilidade de educação estética, a partir do projeto “Fotografar a Escola”, um processo educativo que considera a arte fotográfica como um fenômeno desencadeador da experiência formativa. Elege-se, como problema, o sentido e o significado da fotografia produzida pelas alunas no processo de formação de professores, do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. A pergunta-norteadora é: É possível, através das lentes fotográficas, o desencadeamento da experiência formativa? A hipótese deste estudo vincula-se à percepção de que a estética é uma experiência formativa, no processo de emancipação e autonomia do sujeito. O referencial teórico adotado, em Freire e Adorno, fundamentam a hipótese. O grande desafio, na obra de Adorno, é a percepção da Educação e da Arte, como modos de rompimento com a alienação decorrente da indústria cultural, visando a emancipação do individuo. Em Freire, o desafio associa-se à percepção da estética como forma de justiça entre os homens, à autonomia do sujeito. Os objetivos deste trabalho são: compreender a experiência formativa através das imagens - as fotografias – e das palavras - o texto; compreender a influência da massificação, imposta pela indústria cultural, na formação das alunas; analisar o referencial da trajetória que essas alunas têm. A análise documental é o procedimento adotado para a coleta de dados. Adota-se o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer, para analisar e interpretar os dados. O material analisado e interpretado são as fotografias e os relatos autobiográficos, tratados neste estudo, como a documentação produzida pelas alunas do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. Nesse sentido, a fotografia é adotada, neste estudo, em dois níveis: como método de pesquisa e como linguagem no processo de formação de professores. Os resultados associam-se à percepção de que a utilização da fotografia é relevante como fenômeno de construção da trajetória formativa do aluno. Ainda, a experiência com a fotografia é um elemento transformador, de reconhecimento da identidade do professor, como resistência à estética da indústria cultural, caminhando em direção à recriação da autonomia e da emancipação, oriundas da narrativa da própria históriaThis paper presents a study about the possibility of an aesthetical education from the project “To take a School through photographical eyes, an educational process that regards photography as an initiate of the Formative Experience. It was elected as a problem: The meaning and the significance of photography produced by the students who are in the teacher’s formation process – high school. A guiding question has been established: Is it possible through the camera lens to initiate the formative experience? Our hypothesis is linked to the perception that aesthetic is a Formative Experience in the emancipation and autonomy process of the individual. The big challenge in the Adorno’s work is Education and Art as a way that breaks with the alienation, as consequence from the cultural industry, in Freire the aesthetic is a form of justice among men. The adopted theoretical framework, in Freire and Adorno, is related to the presence of art aiming the individual’s educational freedom, humanization, autonomy and emancipation. The research’s aims are 1) to understand the formative experience through images in the pictures and through words in the text; 2) to comprehend the influence of the mass imposed by the cultural industry in the students’ formation and 3) to analyze the reference of the student’s trajectory. The documental analysis is the procedure adopted for data collection. Theoretically speaking, the research is based on the hermeneutic approach, bearing on mind Gadamer’s perspective, to analyze and to interpret the collected data. The analyzed material, which means the photographs and autobiographical reports, this study treated as documents produced by students from the teaching method in high school. In this sense, the photograph is taken - in this study – at two levels: as a research method and as the language in the teachers’ education process. The results present photograph as the construction of the formative history of students, a transforming element of the teacher’s gaze, as recognition of their identity and appreciation of their choices, such as resistance to the aesthetic of cultural industry and recreation of autonomy and emancipation as a result of the narrative of their historyAgência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMFormação docenteNarrativaEducação EstéticaEducação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRosito, Margaréte May Berkenbrock43287204904http://lattes.cnpq.br/144179972482524180211062472http://lattes.cnpq.br/7702188856416579Oliveira, Moysés Romero BorgesABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto e SOUZA, Elizeu Clementino de. (orgs.). A aventura (auto) biográfica:teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004. ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação após Auschwitz. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação contra a barbárie. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação ...para quê? Educação e Emancipação. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000 ____________. Crítica à indústria cultural: comunicação e teoria da sociedade. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, 2000. ____________ & HORKHEIMER. Dialética do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. _____________. Critica à indústria cultural: comunicação e teoria da sociedade. 3ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. _____________. Palavras e sinais - modelos críticos 2.Petrópolis, RJ: vozes 1995 ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. 5ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008. ALVORES. Sonia Carbonell. O olhar do aluno adulto. In. A estética na educação de jovens adultos. Centro de Cooperación Regional para la educación de adultos en América Latina y el Caribe. 2006. http://crefal.edu.mx/biblioteca_digital/coleccion_crefal/premios_tesis_educacion_adultos/sonia_carbonell_alvares.pdf(Versão on-line. Acesso 29 de agosto de 2011) _____________ Sonia Carbonell. Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno. (DISSERTAÇÃO) MESTRADO. 2006. ANDRADE, Rosana de. Fotografia e antropologia: olhares fora e dentro. São Paulo: Estação Liberdade EDUC, 2002. ARANHA, M. G. L. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1996. ASSOUN. Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo. Ática (s/a). BAIRON, Sergio. Interdisciplinaridade: educação, história, cultura e hipermídia. São Paulo: Futura, 2002 BANDEIRA, Belkis Souza. Formação cultural e educação: Adorno e a semiformação, http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/035e4.pdf. Versão on-line.Acesso dia 10 de fevereiro de 11) BARRENECHE-CORRALES, J. O método autobiográfico e a pesquisa social, testemunhos e histórias de vida. 2008, Mímeo. BAUM, Gregory. A modernidade: perspectiva sociológica. Tradução: Gentil Avelino Titton. Tema: A modernidade em discussão. Revista Concilium/224-1992/6: teologia fundamental. pp. 8-16. BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 325-338. ____________, Rolland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. 6 ed. São Paulo, Difel,1985. BENJAMIN, Walter, A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.In BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Antropos, Lisboa, Relógio D’Água Editores, 1992 BERKENBROCK-ROSITO, Margarete, Jablonski, Annanda Dileia. Costurando nossas histórias. Pelotas, RS: Ed. Gráfica Universitária UFPel, 2010. BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. E outras poéticas políticas. 10ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. BOLIVAR, Antônio de. (Dir.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002. BOLZAN, D.P.V. A Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo; ática, 1985 BORGES, Maria Eliza Linhares. História e fotografia. 2ª Ed.Belo Horizonte: Autentica, 2008. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999. CARDOSO, Sérgio. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, p. 347-360, 1988. CARVALHO, Marlene Araújo de, RIBAS, Mariná Holzmann, SCHMIDT, Leide Mara, A prática pedagógica como fonte de conhecimento. In: QUELUZ, Ana Gracinda & ALONSO, Myrtes. O trabalho docente: teoria & prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CASTRO. Murilo Cardoso de Castro. Especulum. UFRJ, 2005 http://www.filoinfo.bemvindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=803(versão on-line. Acesso 05 de julho de 2011) CATANI, Denice., BUENO Belmira , e SOUZA, Cynthia. O amor dos começos: Por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, nº 111, p. 151-171, dezembro, 2000. http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/199/1/01d00t01.pdf. (Versão on-line. Acesso 14 de agosto de 2011). CHALOUB, Suraya. Benjamin: Da escola estatal à escola popular. Princípio básico para organização de uma escola popular. Tema: A modernidade em discussão. Revista educação. AEC do Brasil. Ano.12-1983-Nº49, p. 36-37. CHAUÍ, Marilena. Janelas da Alma, Espelhos do Mundo. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998. CHRIS, Lawn. Compreender Gadamer. Petrópolis, Vozes, 2007. CLIENÉ, Adele. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NOVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org). O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p. 131-142. CONNELLY, F. M. & CLANDININ, D. J. Relatos de experiencia e investigación narrrativa. In J. Larrosa, (Ed.), Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación, Barcelona: Editorial Laertes, 1995. p. 15-59. COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. COUTINHO, Iluska. Leitura e análise da imagem. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006 DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG,1996. DAYRELL. Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. http://pimentalab.net/blogs/estagio1/files/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o- socio-cultural.pdf (Versão on-line. Acesso 23 de agosto de 2011) DELORY-MOMBERGER, C. (2008). Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus. ____________.Pesquisa biográfica em educação:orientações e territórios. In: SOUZA, E. PASSAGI, M.C.; ARAHÃO, M.H. (Org). Pesquisa (auto)biográfica e prática de formação. Natal, RN: edufrn; São Paulo: Paulus, 2008 DEMO,Pedro. Desafio da educação.Petrópolis: Vozes, 1993. DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p. 191-222. DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico. 10 ed.Campinas, SP: Papirus, 1993 (Série oficio de Arte e Forma). ____________,Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994. DUARTE, Rodrigo. Mundo “globalizado” a estetização da vida. UFMG. http://www.fafich.ufmg.br/~roduarte/Mundoglobalizadoeestetizacaodavida.pdf (Versão on-line. Acesso dia 27/04/11). FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário da língua português: Aurélio júnior. FERRY, G. Pedagogia de La formacion. Buenos Aires, Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004. FILHO. João Capistrano. A sociedade e o poder segundo Adorno. Argumento, Ano 3, Nº 5 - 2011. p. 91 - 98. (Revista de Filosofia Argumento). FINGER. Mathias. As implicações socioepistemologicas do método biográfico. In: NOVOA,Antonio e FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.119-228. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 37a. ed., 2008a Positivo, Curitiba, 2005. ____________. Educação como prática da liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1975. _____________. Ética, utopia e educação. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. ______________. Política e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez,2001. ______________. Pedagogia da esperança. 16ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2003 FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 2007. ____________Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. ____________. O problema da consciência histórica. Org. Pierre Fruchon. Trad. Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998 GADOTTI, Moacir: Novos tempos e novos paradigmas, edição de novembro http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxispedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/novos%20tempos%20novos%20paradigmas.pdf. Acesso em 09/07/2009. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2000. Disponível em site: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf GEUSS. Raymond. Teoria crítica: Habermas e a Escola de Frankfurt. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998. GIROUX, Henry. Teoria Critica e resistência em educação: Para além das teorias de reprodução. Trad. Ângela Maria B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986. GOMES, Filipa. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica, Walter Benjamin. RECENSÃO CRÍTICA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2006. _______. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin 2006. Publicado em http://www.arte.com.pt. Acesso 5 de abril de 2011. GUELFI. Denise Cristina. Labirintos Metodológicos: a caminho de uma hermenêutica. In:RODRIGUES. Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida (Org.). Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Liber Livro, 2006 GURAN. Milton. A linguagem fotográfica. In: Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992. p.15-22. HENGEMÜLER, Edgar. La Salle: uma leitura de leitura- O padroeiro dos professores na história da educação. Canoas: Centro Universitário La Salle, 2000. HAAS, Lurdi; LISBOA, Waldiney Jorge; MARIANI, Fábio; MONTEIRO, Filomena Arruda. Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 49-65, ago./dez. 2009. http://www.unicid.br/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/5_haas.pdf. (Versão on-line. acesso 17 de julho de 2011). IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001. JUSTO, Henrique. La Salle: patrono do magistério. Canoas : La Salle, 19 JOLY, Martine. Introdução à analise da Imagem. 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996 (Coleção Ofício da Arte e Formas). JOSSO, Marie-Chistine. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. ____________. Experiência de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002. ____________. Da formação de sujeito...ao sujeito da formação.In: Nóvoa, Antônio; Finger, Mathias. O método autobiográfico e a formação. Lisboa:MS\DRHS\CFAP, 1988 ____________. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NOVOA,Antonio e FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.61-79. JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Neopragmatismo, Escola de Frankfurt e Marxismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. KOUDELA. Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. LA SALLE, João Batista de. Meditações de São João Batista de La Salle. Canoas: La Salle, 1998. ____________, Guia das escolas cristãs. Canoas: La Salle, 2001. LANGER, Susanne Katherina. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 1980. LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007 Lei Darcy Ribeiro. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. LIBÂNEO, José Carlos A organização e gestão da escola. Rio de Janeiro: Alternativa, 2004. LIMA, Cláudia Albuquerque de; SILVA, Nerivanha Maria Bezerra da. Representações em imagens equivalentes. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007. http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n3/v36n3a08.pdf. (Versão on-line. acesso 09 de agosto de 2011). LIMA, Raymundo de. Para entender o pós-modernismo. Revista espaço acadêmico Nº 35 Abril 2004. LOIZOS, Peter. Vídeos, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2002, p.137-155 MAIA, Ari Fernando. Apontamentos sobre ética e individualidade a partir da Mínima Moralia. Psicol. USP. [online]. 1998, vol. 9, no. 2 [citado 2007-05-28], pp.15177.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365641998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. (Versão on-line. Acesso 5 de agosto de 2011). MARCHINA, Tiago Carzetta. Educação Estética e contemporaneidade: um estudo da formação humana no curso superior de tecnologia. DISSERTAÇÃO (Mestrado). Universidade Cidade de São Paulo, 2010. MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do Iluminismo à indústria cultural (1823-2005). São Paulo:UNESP, 2009. MATOS, Olgária. Contemporaneidades. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2009. MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis. de Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2008. ____________, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. MATURANA, H. & VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy. 1995. MEIRA, Marly R. Educação Estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 119-140. MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. Memória, Autobiografia e Relatos de Formação: A escola, a sala de aula e o fazer docente. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11). MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify. 2002. MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995b, p. 111-140. MIZUKAMI. Maria da Graça Nicoletti, NONO. Maévi Anabel. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista brasileira de Estudo pedagógico, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002. http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/124/126. (Versão on-line. Acesso 4 de junho de 2011). MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995b. p. 111-140. NACARATO, A. M. Narrar a experiencia docente... em processo de (auto)formação. In R. C. Grando, L. Toricelli & A. M. Nacarato (Orgs.), De professora para professora: conversas sobre iniciação matemática, São Carlos: Pedro & João Editores, 2008, p. 143- 159. NASCIMENTO, Jussara Cassiano. Narrativas (auto)biográficas como espaço/tempo de formação do professor alfabetizador. ____________As narrativas (auto)biográficas como espaço/tempo de formação do professor alfabetizador. (Versão on-line. Acesso 12 de junho de 2011). NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (org). Os professores e sua formação. Trad. Graça Cunha, Candida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa, Dom Quixote, 1992, p.13-33. ____________. Professor se forma na escola. In: Revista Nova Escola, 2003. Acesso on-line, 24 de julho de 2011. ____________ e FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa:MS/DRHS/CFAP, 1988, pp. 63/77 OLIVEIRA, Moysés Romero Borges, Educação na perspectiva da teoria crítica segundo Adorno. MONOGRAFIA . Brasília, 2003. PAIS. Cidmar Teodoro. In Simpósio; Sociossemiótica e semiótica das culturas: das modalidades. Fortaleza: UFCE,1997 PASSEGGI, Maria da conceição. As duas faces do memorial acadêmico. Natal, ODISSÉIA, v.9, n. 13-14, 2002, p.65-75. ____________. As duas faces do memorial acadêmico. ODISSÉIA, Natal, v.9, n13-14, p65-75, 2004. ____________.A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPURS, 2006, v. , p. 203-218. PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Crítica. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2006. PEGORARO, Olindo. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006. PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. PEREIRA, Marcos Villela. Traços de fundamentalismo pedagógico na formação de professores. In: Cadernos de pesquisa em educação/Universidade Federal do Espirito Santo, Centro educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. V.14, n. 27. dez.1995. Vitória; PPGE, 1995. p.179-203. PERES, Lúcia M. Vaz, EGGERT, Edla, KUREK, Deonir L. (org). Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadora. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livros, 2009. ____________.Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. Revista @mbiente. Volume 02, Número 02, página 115-127. http://www.unicid.br/old/ revista_educacao/pdf/volume_2_2/9_peres.pdf. Agosto/ dezembro de 2009. (Versão on-line. Acesso 21 de agosto de 2011). PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W; In: GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2002, p. 319-342 PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ____________.A didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli Eliza D.A. OLIVEIRA, Maria Rita N.S. Oliveira (Org.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 37-69. ____________Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34. PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NOVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org). O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.99-128. ____________Temporalidades na formação: rumos e novos sincronizadores. São Paulo: Triom, 2003 ____________ As histórias de vida como artes formadoras da existência. In.: SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, pp. 42/59. PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho – algumas reflexões sobre a ética na História Oral. In: ANTONACCI, Maria Antonieta e PERELMUTTER, Daisy (orgs.). Projeto História – ética e história oral. São Paulo: PUC/SP, abr./97, (15): p.13 – 33. POLESI, Reginaldo. O papel da phoronesis aristolelica na elaboração do problema hermenêutico. 2006. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/ diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/FILOSOFIA/Dissertacoes/phronesis.pdf.(Versão on-line. Acesso dia 21 de maio de 2011). PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho, algumas reflexões sobre a ética na história oral. In: Projeto História. São Paulo: Educ, nº 15,1997. . PUCCI, Bruno (Org). Teoria Critica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995. ___________. Dialética Negativa, estética e educação. Campinas, SP: Ed. Almeida, 2007 (Coleção Educação em debate) ____________. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 3ª Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1999 RANGEL, Mary e WESCHENFELDER, I. A didática a partir da pedagogia de La Salle. 2ª. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. ¬_____________. La Salle na atualidade e na história das correntes pedagógicas. Niterói: Intertexto, 2010 RÜDIGER, Francisco. Theodor Adorno e a crítica à Indústria Cultural: comunicação e teoria crítica da sociedade. 3ª Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. SANTOS NETO, Elydio dos. Construção (auto) biográfica e formação de educadores: um olhar deste uma perspectiva transpessoal. Revista @mbiente. São Paulo. Volume: 02, Número 02, Página 95-114, Agosto/ dezembro de 2009. http://www.unicid.br/old/revista_educacao/ pdf/volume_2_2/8_santosneto.pdf. (Versão on-line. Acesso dia 21 de junho de 2011). SANTOS, Roberto Elísio. Introdução a teoria da comunicação. São Bernardo do Campo:Editora do IMS,1992 SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia Dialética. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983. SOLIGO, R. & G. V. T. Prado. Leitura e escrita: dois capítulos desta história de ser educador. In G. V. T. Prado & R. Soligo (Orgs.), Porque escrever é fazer história. Campinas/SP: Graf. FE, 2005, pp. 23-46. SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006. ____________.Proposta pedagógica. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV-Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11) _____________. Abordagem Experiencial: Pesquisa Educacional, Formação e Histórias de Vida. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11). _____________. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: Elizeu Clementino de Souza & Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, pp. 135-147. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. ____________. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, Salvador: UNEB, 2006. ____________. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico -metodológicas sobre as histórias de vida em formação. Educação em Questão. v. 25, 2006, p.22-39. http://www.posgrap.ufs.br/periodicos/ revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_4/DOSSIE_FORUM_Pg_37_50.pdf.(Versão on-line. Acesso 07 de agosto de 2011). SUÁREZ, Daniel La documentación narrativa de experiencias pedagógicas Organización de los Estados Americanos Agencia Interamericana para la Cooperación y el Desarrollo [AICD] UNA ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN DE DOCENTES. http://www.encuentro.gov.ar/gallery/272.pdf. (Versão on-line acesso dia 18 de agosto). SUÁREZ, D. H. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisaação-formação de docentes. In: PASSEGGI, M. da C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal (RN): EDUFRN; São Paulo: Paulus, p. 103-121, 2008. STEIN. Ernildo. A melancolia. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1975. TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, ano XXI, no 73, Dezembro/2000, p. 209-244. ____________.Maurice, CLERMONT Guathier. Pedagogia teoria e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010 ____________Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. THOMSON, Alex. Compreender Adorno. Petrópolis: Vozes, 2010. VITA, Luís Washington. Que é filosofia. São Paulo. S.A Ed. 1965. VATTINO, V. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WACHS. Manfredo Carlos. As dinâmicas simbólicas e a (re)construção da identidade docente. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 192-212, maio/ago. 2010. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/ viewFile/8069/5709. Versão on-line. Acesso 19 de junho de 2011. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani. F.da F. Rosa, Porto Alegre, RS, Brasil : Artmed. 1998. ZUIM, Antônio A. S; PUCCI, Bruno e Ramos-de-Oliveira, Newton. Adorno: O poder educativo do pensamento crítico. 3º Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALDissertação - Moysés R. Borges Oliveira.pdfDissertação - Moysés R. Borges Oliveira.pdfapplication/pdf1199184http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/169/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Moys%c3%a9s%20R.%20Borges%20Oliveira.pdfc37c2f8f07147ab08eeb26c4b34b6c91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81784http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/169/2/license.txt82c2f88b8007164a64e9b9207328aedfMD52123456789/1692019-10-29 16:44:44.833oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2019-10-29T19:44:44Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
title Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
spellingShingle Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
Oliveira, Moysés Romero Borges
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Formação docente
Narrativa
Educação Estética
title_short Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
title_full Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
title_fullStr Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
title_full_unstemmed Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
title_sort Educação estética e fotografia na formação de professores em nível do ensino médio: a relevância das contribuições de Adorno e Freire
author Oliveira, Moysés Romero Borges
author_facet Oliveira, Moysés Romero Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosito, Margaréte May Berkenbrock
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 43287204904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1441799724825241
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80211062472
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7702188856416579
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Moysés Romero Borges
contributor_str_mv Rosito, Margaréte May Berkenbrock
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Formação docente
Narrativa
Educação Estética
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Narrativa
Educação Estética
description O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possibilidade de educação estética, a partir do projeto “Fotografar a Escola”, um processo educativo que considera a arte fotográfica como um fenômeno desencadeador da experiência formativa. Elege-se, como problema, o sentido e o significado da fotografia produzida pelas alunas no processo de formação de professores, do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. A pergunta-norteadora é: É possível, através das lentes fotográficas, o desencadeamento da experiência formativa? A hipótese deste estudo vincula-se à percepção de que a estética é uma experiência formativa, no processo de emancipação e autonomia do sujeito. O referencial teórico adotado, em Freire e Adorno, fundamentam a hipótese. O grande desafio, na obra de Adorno, é a percepção da Educação e da Arte, como modos de rompimento com a alienação decorrente da indústria cultural, visando a emancipação do individuo. Em Freire, o desafio associa-se à percepção da estética como forma de justiça entre os homens, à autonomia do sujeito. Os objetivos deste trabalho são: compreender a experiência formativa através das imagens - as fotografias – e das palavras - o texto; compreender a influência da massificação, imposta pela indústria cultural, na formação das alunas; analisar o referencial da trajetória que essas alunas têm. A análise documental é o procedimento adotado para a coleta de dados. Adota-se o enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer, para analisar e interpretar os dados. O material analisado e interpretado são as fotografias e os relatos autobiográficos, tratados neste estudo, como a documentação produzida pelas alunas do Curso de Magistério na modalidade do Ensino Médio. Nesse sentido, a fotografia é adotada, neste estudo, em dois níveis: como método de pesquisa e como linguagem no processo de formação de professores. Os resultados associam-se à percepção de que a utilização da fotografia é relevante como fenômeno de construção da trajetória formativa do aluno. Ainda, a experiência com a fotografia é um elemento transformador, de reconhecimento da identidade do professor, como resistência à estética da indústria cultural, caminhando em direção à recriação da autonomia e da emancipação, oriundas da narrativa da própria história
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-15
2019-10-29T19:43:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-29T19:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/169
url http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto e SOUZA, Elizeu Clementino de. (orgs.). A aventura (auto) biográfica:teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004. ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação após Auschwitz. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação contra a barbárie. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. ____________. Educação ...para quê? Educação e Emancipação. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000 ____________. Crítica à indústria cultural: comunicação e teoria da sociedade. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, 2000. ____________ & HORKHEIMER. Dialética do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. _____________. Critica à indústria cultural: comunicação e teoria da sociedade. 3ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. _____________. Palavras e sinais - modelos críticos 2.Petrópolis, RJ: vozes 1995 ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. 5ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008. ALVORES. Sonia Carbonell. O olhar do aluno adulto. In. A estética na educação de jovens adultos. Centro de Cooperación Regional para la educación de adultos en América Latina y el Caribe. 2006. http://crefal.edu.mx/biblioteca_digital/coleccion_crefal/premios_tesis_educacion_adultos/sonia_carbonell_alvares.pdf(Versão on-line. Acesso 29 de agosto de 2011) _____________ Sonia Carbonell. Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno. (DISSERTAÇÃO) MESTRADO. 2006. ANDRADE, Rosana de. Fotografia e antropologia: olhares fora e dentro. São Paulo: Estação Liberdade EDUC, 2002. ARANHA, M. G. L. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1996. ASSOUN. Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo. Ática (s/a). BAIRON, Sergio. Interdisciplinaridade: educação, história, cultura e hipermídia. São Paulo: Futura, 2002 BANDEIRA, Belkis Souza. Formação cultural e educação: Adorno e a semiformação, http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/035e4.pdf. Versão on-line.Acesso dia 10 de fevereiro de 11) BARRENECHE-CORRALES, J. O método autobiográfico e a pesquisa social, testemunhos e histórias de vida. 2008, Mímeo. BAUM, Gregory. A modernidade: perspectiva sociológica. Tradução: Gentil Avelino Titton. Tema: A modernidade em discussão. Revista Concilium/224-1992/6: teologia fundamental. pp. 8-16. BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 325-338. ____________, Rolland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino e Pedro de Souza. 6 ed. São Paulo, Difel,1985. BENJAMIN, Walter, A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica.In BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Antropos, Lisboa, Relógio D’Água Editores, 1992 BERKENBROCK-ROSITO, Margarete, Jablonski, Annanda Dileia. Costurando nossas histórias. Pelotas, RS: Ed. Gráfica Universitária UFPel, 2010. BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. E outras poéticas políticas. 10ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. BOLIVAR, Antônio de. (Dir.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002. BOLZAN, D.P.V. A Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo; ática, 1985 BORGES, Maria Eliza Linhares. História e fotografia. 2ª Ed.Belo Horizonte: Autentica, 2008. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999. CARDOSO, Sérgio. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, p. 347-360, 1988. CARVALHO, Marlene Araújo de, RIBAS, Mariná Holzmann, SCHMIDT, Leide Mara, A prática pedagógica como fonte de conhecimento. In: QUELUZ, Ana Gracinda & ALONSO, Myrtes. O trabalho docente: teoria & prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CASTRO. Murilo Cardoso de Castro. Especulum. UFRJ, 2005 http://www.filoinfo.bemvindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=803(versão on-line. Acesso 05 de julho de 2011) CATANI, Denice., BUENO Belmira , e SOUZA, Cynthia. O amor dos começos: Por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, nº 111, p. 151-171, dezembro, 2000. http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/199/1/01d00t01.pdf. (Versão on-line. Acesso 14 de agosto de 2011). CHALOUB, Suraya. Benjamin: Da escola estatal à escola popular. Princípio básico para organização de uma escola popular. Tema: A modernidade em discussão. Revista educação. AEC do Brasil. Ano.12-1983-Nº49, p. 36-37. CHAUÍ, Marilena. Janelas da Alma, Espelhos do Mundo. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998. CHRIS, Lawn. Compreender Gadamer. Petrópolis, Vozes, 2007. CLIENÉ, Adele. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NOVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org). O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p. 131-142. CONNELLY, F. M. & CLANDININ, D. J. Relatos de experiencia e investigación narrrativa. In J. Larrosa, (Ed.), Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación, Barcelona: Editorial Laertes, 1995. p. 15-59. COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. COUTINHO, Iluska. Leitura e análise da imagem. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006 DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG,1996. DAYRELL. Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. http://pimentalab.net/blogs/estagio1/files/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o- socio-cultural.pdf (Versão on-line. Acesso 23 de agosto de 2011) DELORY-MOMBERGER, C. (2008). Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus. ____________.Pesquisa biográfica em educação:orientações e territórios. In: SOUZA, E. PASSAGI, M.C.; ARAHÃO, M.H. (Org). Pesquisa (auto)biográfica e prática de formação. Natal, RN: edufrn; São Paulo: Paulus, 2008 DEMO,Pedro. Desafio da educação.Petrópolis: Vozes, 1993. DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p. 191-222. DUBOIS, Philippe. O Ato fotográfico. 10 ed.Campinas, SP: Papirus, 1993 (Série oficio de Arte e Forma). ____________,Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994. DUARTE, Rodrigo. Mundo “globalizado” a estetização da vida. UFMG. http://www.fafich.ufmg.br/~roduarte/Mundoglobalizadoeestetizacaodavida.pdf (Versão on-line. Acesso dia 27/04/11). FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário da língua português: Aurélio júnior. FERRY, G. Pedagogia de La formacion. Buenos Aires, Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004. FILHO. João Capistrano. A sociedade e o poder segundo Adorno. Argumento, Ano 3, Nº 5 - 2011. p. 91 - 98. (Revista de Filosofia Argumento). FINGER. Mathias. As implicações socioepistemologicas do método biográfico. In: NOVOA,Antonio e FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.119-228. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 37a. ed., 2008a Positivo, Curitiba, 2005. ____________. Educação como prática da liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1975. _____________. Ética, utopia e educação. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. ______________. Política e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez,2001. ______________. Pedagogia da esperança. 16ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2003 FREITAS, Verlaine. Adorno e a arte contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 2007. ____________Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. ____________. O problema da consciência histórica. Org. Pierre Fruchon. Trad. Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998 GADOTTI, Moacir: Novos tempos e novos paradigmas, edição de novembro http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxispedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/novos%20tempos%20novos%20paradigmas.pdf. Acesso em 09/07/2009. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2000. Disponível em site: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf GEUSS. Raymond. Teoria crítica: Habermas e a Escola de Frankfurt. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998. GIROUX, Henry. Teoria Critica e resistência em educação: Para além das teorias de reprodução. Trad. Ângela Maria B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986. GOMES, Filipa. A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica, Walter Benjamin. RECENSÃO CRÍTICA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2006. _______. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, Walter Benjamin 2006. Publicado em http://www.arte.com.pt. Acesso 5 de abril de 2011. GUELFI. Denise Cristina. Labirintos Metodológicos: a caminho de uma hermenêutica. In:RODRIGUES. Maria Lucia; LIMENA, Maria Margarida (Org.). Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Liber Livro, 2006 GURAN. Milton. A linguagem fotográfica. In: Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992. p.15-22. HENGEMÜLER, Edgar. La Salle: uma leitura de leitura- O padroeiro dos professores na história da educação. Canoas: Centro Universitário La Salle, 2000. HAAS, Lurdi; LISBOA, Waldiney Jorge; MARIANI, Fábio; MONTEIRO, Filomena Arruda. Narrativas de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos: possibilidades investigativo-formativas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 49-65, ago./dez. 2009. http://www.unicid.br/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/5_haas.pdf. (Versão on-line. acesso 17 de julho de 2011). IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001. JUSTO, Henrique. La Salle: patrono do magistério. Canoas : La Salle, 19 JOLY, Martine. Introdução à analise da Imagem. 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996 (Coleção Ofício da Arte e Formas). JOSSO, Marie-Chistine. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. ____________. Experiência de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002. ____________. Da formação de sujeito...ao sujeito da formação.In: Nóvoa, Antônio; Finger, Mathias. O método autobiográfico e a formação. Lisboa:MS\DRHS\CFAP, 1988 ____________. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NOVOA,Antonio e FINGER, Mathias (org) O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.61-79. JUNIOR, Paulo Ghiraldelli. Neopragmatismo, Escola de Frankfurt e Marxismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. KOUDELA. Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. LA SALLE, João Batista de. Meditações de São João Batista de La Salle. Canoas: La Salle, 1998. ____________, Guia das escolas cristãs. Canoas: La Salle, 2001. LANGER, Susanne Katherina. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 1980. LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007 Lei Darcy Ribeiro. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. LIBÂNEO, José Carlos A organização e gestão da escola. Rio de Janeiro: Alternativa, 2004. LIMA, Cláudia Albuquerque de; SILVA, Nerivanha Maria Bezerra da. Representações em imagens equivalentes. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007. http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n3/v36n3a08.pdf. (Versão on-line. acesso 09 de agosto de 2011). LIMA, Raymundo de. Para entender o pós-modernismo. Revista espaço acadêmico Nº 35 Abril 2004. LOIZOS, Peter. Vídeos, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2002, p.137-155 MAIA, Ari Fernando. Apontamentos sobre ética e individualidade a partir da Mínima Moralia. Psicol. USP. [online]. 1998, vol. 9, no. 2 [citado 2007-05-28], pp.15177.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365641998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. (Versão on-line. Acesso 5 de agosto de 2011). MARCHINA, Tiago Carzetta. Educação Estética e contemporaneidade: um estudo da formação humana no curso superior de tecnologia. DISSERTAÇÃO (Mestrado). Universidade Cidade de São Paulo, 2010. MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do Iluminismo à indústria cultural (1823-2005). São Paulo:UNESP, 2009. MATOS, Olgária. Contemporaneidades. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2009. MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis. de Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2008. ____________, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. MATURANA, H. & VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas: Psy. 1995. MEIRA, Marly R. Educação Estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 119-140. MENEZES, Jaci Maria Ferraz de. Memória, Autobiografia e Relatos de Formação: A escola, a sala de aula e o fazer docente. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11). MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify. 2002. MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995b, p. 111-140. MIZUKAMI. Maria da Graça Nicoletti, NONO. Maévi Anabel. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista brasileira de Estudo pedagógico, Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002. http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/124/126. (Versão on-line. Acesso 4 de junho de 2011). MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995b. p. 111-140. NACARATO, A. M. Narrar a experiencia docente... em processo de (auto)formação. In R. C. Grando, L. Toricelli & A. M. Nacarato (Orgs.), De professora para professora: conversas sobre iniciação matemática, São Carlos: Pedro & João Editores, 2008, p. 143- 159. NASCIMENTO, Jussara Cassiano. Narrativas (auto)biográficas como espaço/tempo de formação do professor alfabetizador. ____________As narrativas (auto)biográficas como espaço/tempo de formação do professor alfabetizador. (Versão on-line. Acesso 12 de junho de 2011). NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (org). Os professores e sua formação. Trad. Graça Cunha, Candida Hespanha, Conceição Afonso e José António Sousa Tavares. Lisboa, Dom Quixote, 1992, p.13-33. ____________. Professor se forma na escola. In: Revista Nova Escola, 2003. Acesso on-line, 24 de julho de 2011. ____________ e FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa:MS/DRHS/CFAP, 1988, pp. 63/77 OLIVEIRA, Moysés Romero Borges, Educação na perspectiva da teoria crítica segundo Adorno. MONOGRAFIA . Brasília, 2003. PAIS. Cidmar Teodoro. In Simpósio; Sociossemiótica e semiótica das culturas: das modalidades. Fortaleza: UFCE,1997 PASSEGGI, Maria da conceição. As duas faces do memorial acadêmico. Natal, ODISSÉIA, v.9, n. 13-14, 2002, p.65-75. ____________. As duas faces do memorial acadêmico. ODISSÉIA, Natal, v.9, n13-14, p65-75, 2004. ____________.A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPURS, 2006, v. , p. 203-218. PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: Introdução Crítica. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2006. PEGORARO, Olindo. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006. PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. PEREIRA, Marcos Villela. Traços de fundamentalismo pedagógico na formação de professores. In: Cadernos de pesquisa em educação/Universidade Federal do Espirito Santo, Centro educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. V.14, n. 27. dez.1995. Vitória; PPGE, 1995. p.179-203. PERES, Lúcia M. Vaz, EGGERT, Edla, KUREK, Deonir L. (org). Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadora. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livros, 2009. ____________.Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. Revista @mbiente. Volume 02, Número 02, página 115-127. http://www.unicid.br/old/ revista_educacao/pdf/volume_2_2/9_peres.pdf. Agosto/ dezembro de 2009. (Versão on-line. Acesso 21 de agosto de 2011). PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin W; In: GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2002, p. 319-342 PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ____________.A didática como mediação na construção da identidade do professor – uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli Eliza D.A. OLIVEIRA, Maria Rita N.S. Oliveira (Org.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 37-69. ____________Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34. PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NOVOA, Antônio, FINGER, Mathias (org). O método (auto) biográfico e formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p.99-128. ____________Temporalidades na formação: rumos e novos sincronizadores. São Paulo: Triom, 2003 ____________ As histórias de vida como artes formadoras da existência. In.: SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006, pp. 42/59. PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho – algumas reflexões sobre a ética na História Oral. In: ANTONACCI, Maria Antonieta e PERELMUTTER, Daisy (orgs.). Projeto História – ética e história oral. São Paulo: PUC/SP, abr./97, (15): p.13 – 33. POLESI, Reginaldo. O papel da phoronesis aristolelica na elaboração do problema hermenêutico. 2006. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/ diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/FILOSOFIA/Dissertacoes/phronesis.pdf.(Versão on-line. Acesso dia 21 de maio de 2011). PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho, algumas reflexões sobre a ética na história oral. In: Projeto História. São Paulo: Educ, nº 15,1997. . PUCCI, Bruno (Org). Teoria Critica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995. ___________. Dialética Negativa, estética e educação. Campinas, SP: Ed. Almeida, 2007 (Coleção Educação em debate) ____________. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 3ª Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1999 RANGEL, Mary e WESCHENFELDER, I. A didática a partir da pedagogia de La Salle. 2ª. Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008. ¬_____________. La Salle na atualidade e na história das correntes pedagógicas. Niterói: Intertexto, 2010 RÜDIGER, Francisco. Theodor Adorno e a crítica à Indústria Cultural: comunicação e teoria crítica da sociedade. 3ª Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. SANTOS NETO, Elydio dos. Construção (auto) biográfica e formação de educadores: um olhar deste uma perspectiva transpessoal. Revista @mbiente. São Paulo. Volume: 02, Número 02, Página 95-114, Agosto/ dezembro de 2009. http://www.unicid.br/old/revista_educacao/ pdf/volume_2_2/8_santosneto.pdf. (Versão on-line. Acesso dia 21 de junho de 2011). SANTOS, Roberto Elísio. Introdução a teoria da comunicação. São Bernardo do Campo:Editora do IMS,1992 SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia Dialética. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983. SOLIGO, R. & G. V. T. Prado. Leitura e escrita: dois capítulos desta história de ser educador. In G. V. T. Prado & R. Soligo (Orgs.), Porque escrever é fazer história. Campinas/SP: Graf. FE, 2005, pp. 23-46. SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006. ____________.Proposta pedagógica. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV-Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11) _____________. Abordagem Experiencial: Pesquisa Educacional, Formação e Histórias de Vida. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o futuro, boletim, 01, março 2007, TV Escola. (Versão on-line acesso dia 24/05/11). _____________. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: Elizeu Clementino de Souza & Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, pp. 135-147. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. ____________. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, Salvador: UNEB, 2006. ____________. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico -metodológicas sobre as histórias de vida em formação. Educação em Questão. v. 25, 2006, p.22-39. http://www.posgrap.ufs.br/periodicos/ revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_4/DOSSIE_FORUM_Pg_37_50.pdf.(Versão on-line. Acesso 07 de agosto de 2011). SUÁREZ, Daniel La documentación narrativa de experiencias pedagógicas Organización de los Estados Americanos Agencia Interamericana para la Cooperación y el Desarrollo [AICD] UNA ESTRATEGIA PARA LA FORMACIÓN DE DOCENTES. http://www.encuentro.gov.ar/gallery/272.pdf. (Versão on-line acesso dia 18 de agosto). SUÁREZ, D. H. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisaação-formação de docentes. In: PASSEGGI, M. da C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal (RN): EDUFRN; São Paulo: Paulus, p. 103-121, 2008. STEIN. Ernildo. A melancolia. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1975. TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, ano XXI, no 73, Dezembro/2000, p. 209-244. ____________.Maurice, CLERMONT Guathier. Pedagogia teoria e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010 ____________Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. THOMSON, Alex. Compreender Adorno. Petrópolis: Vozes, 2010. VITA, Luís Washington. Que é filosofia. São Paulo. S.A Ed. 1965. VATTINO, V. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WACHS. Manfredo Carlos. As dinâmicas simbólicas e a (re)construção da identidade docente. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 192-212, maio/ago. 2010. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/ viewFile/8069/5709. Versão on-line. Acesso 19 de junho de 2011. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani. F.da F. Rosa, Porto Alegre, RS, Brasil : Artmed. 1998. ZUIM, Antônio A. S; PUCCI, Bruno e Ramos-de-Oliveira, Newton. Adorno: O poder educativo do pensamento crítico. 3º Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICID
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento 1
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/169/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Moys%c3%a9s%20R.%20Borges%20Oliveira.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/169/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c37c2f8f07147ab08eeb26c4b34b6c91
82c2f88b8007164a64e9b9207328aedf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1797154682827702272