A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Guimarães, Inaura lattes
Orientador(a): Abriata, Vera Lucia Rodella lattes
Banca de defesa: Gomes, André Luís lattes, Figueiredo, Maria Flávia lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/857
Resumo: Este trabalho volta-se para o estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e tem por base o referencial teórico da semiótica francesa. Nosso propósito é analisar a arquitetura enunciativa da obra, no que diz respeito à construção dos atores e às paixões que moveram suas ações. Nesse sentido, observamos a relação que se processa entre a instância da enunciação e o discurso enunciado, objetivando desvendar as estratégias enunciativas criadas pelo enunciador para fazer crer no texto enunciado. Procuramos, também, realizar uma análise do percurso do ator Antenor Lott Marçal, como sujeito do enunciado e como sujeito narrador, projetado no presente da enunciação. No primeiro, ele é dotado do papel temático de monstro por ter, juntamente com sua amante Marieta de Castro, praticado o assassinato da jovem Frederica Stucker. No segundo, ele avalia seu percurso narrativo no simulacro de entrevista que constitui o texto. Nesse aspecto, observamos o modo como o enunciador convoca a estrutura da entrevista jornalística reconstruindo-a como texto literário e os efeitos de sentido que se criam a partir desse diálogo. Descrevemos ainda os percursos narrativo, cognitivo e patêmico dos sujeitos Marieta e Antenor, centrando-nos nas paixões que supostamente motivaram suas ações como o poder, a inveja, o ciúme, a raiva e a vingança, todas más paixões. Por outro lado, ao analisarmos os percursos figurativos do texto, observamos que o tema da violência nas relações interpessoais se destaca na obra por meio do olhar irônico do sujeito da enunciação que nos leva a questionar o valor dos valores da sociedade contemporânea. Palavras-chave: Sérgio Sant’Anna; enunciação; enunciado; ator; paixão.
id UNICSUL-1_80a7832c989a7d533e8e338ae664908b
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/857
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-07-29T18:07:50Z2020-07-29T18:07:50Z2009-03-28GUIMARÃES, Inaura. A arquitetura enunciativa em 'O Monstro' de Sérgio Sant'anna. Franca, 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/857Este trabalho volta-se para o estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e tem por base o referencial teórico da semiótica francesa. Nosso propósito é analisar a arquitetura enunciativa da obra, no que diz respeito à construção dos atores e às paixões que moveram suas ações. Nesse sentido, observamos a relação que se processa entre a instância da enunciação e o discurso enunciado, objetivando desvendar as estratégias enunciativas criadas pelo enunciador para fazer crer no texto enunciado. Procuramos, também, realizar uma análise do percurso do ator Antenor Lott Marçal, como sujeito do enunciado e como sujeito narrador, projetado no presente da enunciação. No primeiro, ele é dotado do papel temático de monstro por ter, juntamente com sua amante Marieta de Castro, praticado o assassinato da jovem Frederica Stucker. No segundo, ele avalia seu percurso narrativo no simulacro de entrevista que constitui o texto. Nesse aspecto, observamos o modo como o enunciador convoca a estrutura da entrevista jornalística reconstruindo-a como texto literário e os efeitos de sentido que se criam a partir desse diálogo. Descrevemos ainda os percursos narrativo, cognitivo e patêmico dos sujeitos Marieta e Antenor, centrando-nos nas paixões que supostamente motivaram suas ações como o poder, a inveja, o ciúme, a raiva e a vingança, todas más paixões. Por outro lado, ao analisarmos os percursos figurativos do texto, observamos que o tema da violência nas relações interpessoais se destaca na obra por meio do olhar irônico do sujeito da enunciação que nos leva a questionar o valor dos valores da sociedade contemporânea. Palavras-chave: Sérgio Sant’Anna; enunciação; enunciado; ator; paixão.This paper focuses on the study of the short story “O Monstro” of the homonymous masterpiece by Sérgio Sant’Anna (1994) and has as its foundation the theoretical reference of French semiotics. Our goal is to analyze the enunciating architecture of the masterwork, which refers to the actors’ constructions and to the passion that leaded their actions. In this sense, we have noticed the relationship that is processed between the instance of the enunciation and the enunciate discourse, aiming at unraveling the enunciating strategies, created by the enunciator in order to validate the enunciate text. In addition, we have sought to conduct an analysis of the path of the actor Antenor Lott Marçal, as an enunciate subject and as a narrating subject, projected at the current time of the enunciation. In the former, he is endowed of a thematic role of monster for having murdered the young Frederica Stucker along with his mistress Marieta de Castro. In the latter, he evaluates his narrative route in the simulacrum of the interview that constitutes the text. In this sense, we have observed the way in which the enunciator calls upon the structure of the journalistic interview reconstructing it as a literary text and the signifying practices which emerge from this dialogue. We also describe the narrative, cognitive and patemic paths of the characters Marieta and Antenor, focusing on the passions that supposedly motivate their actions, such as power, envy, jealousy, anger and revenge, all of which are bad passions. On the other hand, when we analyze the figurative paths of the text, we notice that the violence themes in the interpersonal relationships is highlighted in the masterpiece through an ironic look of the enunciation subject that leads us to question the worth of the values embedded in the contemporary society. Keywords: Sérgio Sant’Anna; enunciation; enunciate; actor; passionporUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASérgio Sant'AnnaEnunciaçãoEnunciadoAtorPaixãoA arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’annaThe enunciative architecture in “O Monstro” by Sérgio Sant’annainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Gomes, André Luís9178145717917135http://lattes.cnpq.br/9178145717917135Figueiredo, Maria Flávia0501927833510978http://lattes.cnpq.br/05019278335109785671830216589405http://lattes.cnpq.br/5671830216589405Guimarães, Inaurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALInaura Guimaraes.pdfInaura Guimaraes.pdfapplication/pdf934960http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/857/1/Inaura%20Guimaraes.pdf090e5ed426711fe6df37fa074ddb8dd5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/857/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/8572020-07-29 15:09:43.497oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-07-29T18:09:43Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The enunciative architecture in “O Monstro” by Sérgio Sant’anna
title A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
spellingShingle A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
Guimarães, Inaura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Sérgio Sant'Anna
Enunciação
Enunciado
Ator
Paixão
title_short A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
title_full A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
title_fullStr A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
title_full_unstemmed A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
title_sort A arquitetura enunciativa em “O Monstro” de Sérgio Sant’anna
author Guimarães, Inaura
author_facet Guimarães, Inaura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0008939878371016
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0008939878371016
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, André Luís
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 9178145717917135
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9178145717917135
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Figueiredo, Maria Flávia
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0501927833510978
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0501927833510978
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 5671830216589405
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5671830216589405
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Inaura
contributor_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
Gomes, André Luís
Figueiredo, Maria Flávia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Sérgio Sant'Anna
Enunciação
Enunciado
Ator
Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Sérgio Sant'Anna
Enunciação
Enunciado
Ator
Paixão
description Este trabalho volta-se para o estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e tem por base o referencial teórico da semiótica francesa. Nosso propósito é analisar a arquitetura enunciativa da obra, no que diz respeito à construção dos atores e às paixões que moveram suas ações. Nesse sentido, observamos a relação que se processa entre a instância da enunciação e o discurso enunciado, objetivando desvendar as estratégias enunciativas criadas pelo enunciador para fazer crer no texto enunciado. Procuramos, também, realizar uma análise do percurso do ator Antenor Lott Marçal, como sujeito do enunciado e como sujeito narrador, projetado no presente da enunciação. No primeiro, ele é dotado do papel temático de monstro por ter, juntamente com sua amante Marieta de Castro, praticado o assassinato da jovem Frederica Stucker. No segundo, ele avalia seu percurso narrativo no simulacro de entrevista que constitui o texto. Nesse aspecto, observamos o modo como o enunciador convoca a estrutura da entrevista jornalística reconstruindo-a como texto literário e os efeitos de sentido que se criam a partir desse diálogo. Descrevemos ainda os percursos narrativo, cognitivo e patêmico dos sujeitos Marieta e Antenor, centrando-nos nas paixões que supostamente motivaram suas ações como o poder, a inveja, o ciúme, a raiva e a vingança, todas más paixões. Por outro lado, ao analisarmos os percursos figurativos do texto, observamos que o tema da violência nas relações interpessoais se destaca na obra por meio do olhar irônico do sujeito da enunciação que nos leva a questionar o valor dos valores da sociedade contemporânea. Palavras-chave: Sérgio Sant’Anna; enunciação; enunciado; ator; paixão.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T18:07:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-29T18:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Inaura. A arquitetura enunciativa em 'O Monstro' de Sérgio Sant'anna. Franca, 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/857
identifier_str_mv GUIMARÃES, Inaura. A arquitetura enunciativa em 'O Monstro' de Sérgio Sant'anna. Franca, 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2009.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/857/1/Inaura%20Guimaraes.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/857/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 090e5ed426711fe6df37fa074ddb8dd5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771231706349568