A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ziviani, Rodrigo lattes
Orientador(a): Rodrigues, Marília Giselda lattes
Banca de defesa: Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo lattes, Ludovice, Camila de Araújo Beraldo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501
Resumo: Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado.
id UNICSUL-1_e14972164f2982bc3ee7edd90552d4f2
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/501
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-04-08T20:48:33Z2020-04-08T20:48:33Z2017-03-14ZIVIANI, Rodrigo. A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop. Franca, SP, 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado.In our research for the master´s degree, we wanted to analyze the discursive practice of the pop female singer Madonna, according to the postulates of Dominique Maingueneau in Gênese dos Discursos (2005). According to the thesis of a global semantic, which regulates all the discursive plans, we intended to understand the regularities of the Madonna´s discursive practice. We analyzed representative fragments of her career, considering the materiality of different semioses, like the covers of the records, songs, music videos, concert videos and outfits, in periods classified for the specialized critics as her most or least groundbreaking ones. For this research, we selected material for each decade which the singer became a pop icon. From de 1980´s, we chose the albums True Blue and Like a Prayer. From the 1990´s, the chosen ones were Erotica and Ray of Light, besides the Sex book and the Blond Ambition Tour recording. From de 2000´s, we observed the album Confessions on a Dancefloor and the DVD of the Confessions Tour. And, from the recent decade, we opted for the MDNA and Rebel Heart albums, which live concerts were also integrated to this research. The corpus analysis allows to conclusion that the discursive practice of Madonna stays between the transgression and the conservatism, by means of two frequent themes in her work: sex and religion. This movement between transgress and conserve is possible by the exploitation of many sexuality expressions e trough the reincorporation of traditional values, like family and religiousness. The sexual and religiosity themes, according to our research, received ambiguous semantic treatment, which make possible relating other relevant themes, like feminism and patriarchate.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAMadonnaMúsica popSemântica globalPrática discursivaA prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena popMadonna's discursive practice: transgression and conservatism in the pop sceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Marília Giselda5631344543606220http://lattes.cnpq.br/5631344543606220Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo3656349553889590http://lattes.cnpq.br/3656349553889590Ludovice, Camila de Araújo Beraldo2484816022138902http://lattes.cnpq.br/24848160221389024380684334098387http://lattes.cnpq.br/4380684334098387Ziviani, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRodrigo Ziviani.pdfRodrigo Ziviani.pdfapplication/pdf1482369http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/1/Rodrigo%20Ziviani.pdf6791bb9a431cf331c12e2d1c9e89947cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/5012020-04-08 17:49:34.932oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-04-08T20:49:34Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Madonna's discursive practice: transgression and conservatism in the pop scene
title A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
spellingShingle A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
Ziviani, Rodrigo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Madonna
Música pop
Semântica global
Prática discursiva
title_short A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
title_full A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
title_fullStr A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
title_full_unstemmed A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
title_sort A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop
author Ziviani, Rodrigo
author_facet Ziviani, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Marília Giselda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 5631344543606220
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5631344543606220
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 3656349553889590
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3656349553889590
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 2484816022138902
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2484816022138902
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4380684334098387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4380684334098387
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziviani, Rodrigo
contributor_str_mv Rodrigues, Marília Giselda
Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo
Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Madonna
Música pop
Semântica global
Prática discursiva
dc.subject.por.fl_str_mv Madonna
Música pop
Semântica global
Prática discursiva
description Em nossa pesquisa para dissertação de mestrado, procuramos analisar a prática discursiva da cantora pop internacional Madonna, segundo os postulados de Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2005). A partir da tese de uma semântica global, segundo a qual todos os planos do discurso estão sujeitos a um mesmo conjunto de restrições de ordem semântica, buscamos compreender as regularidades da prática discursiva da artista. Analisamos passagens representativas da carreira da cantora, considerando materialidades de diferentes semioses, tais como capas de discos, letras de músicas, clipes, shows gravados em vídeo, figurinos etc., com o intuito de estudar o funcionamento da prática discursiva de Madonna nas fases consideradas pela crítica especializada como mais e menos transgressoras. Para a pesquisa, separamos o material por cada década em que a cantora se sedimentou como ícone pop. Dos anos 1980, selecionamos os discos True Blue e Like a Prayer. Da década de 1990, os escolhidos foram Erotica e Ray of Light, além do livro de fotos Sex e da gravação do show Blond Ambition. Dos anos 2000, nos debruçamos sobre o álbum Confessions on a Dancefloor e o DVD da turnê Confessions. E, da atual década, optamos pelos discos MDNA e Rebel Heart, cujos registros ao vivo também integram este trabalho. Por meio da análise do corpus, concluímos que a prática discursiva de Madonna se reveza entre transgressão e conservadorismo, através de dois temas constantes em sua obra: sexo e religião. Esse movimento entre transgredir e voltar atrás é possibilitado pela exploração de várias expressões de sexualidade e pela reincorporação de valores tradicionais, como família e religiosidade. As temáticas sexuais e religiosas, de acordo com a nossa pesquisa, recebem tratamento semântico ambíguo, por intermédio do qual outros temas relevantes são conversados, entre eles feminismo e patriarcado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-08T20:48:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-08T20:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZIVIANI, Rodrigo. A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop. Franca, SP, 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501
identifier_str_mv ZIVIANI, Rodrigo. A prática discursiva de Madonna: transgressão e conservadorismo na cena pop. Franca, SP, 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/1/Rodrigo%20Ziviani.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/501/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6791bb9a431cf331c12e2d1c9e89947c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771225687523328