Controle jurisdicional de políticas públicas à luz do princípio da separação dos poderes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Brasileiro, Karina Pinto lattes
Orientador(a): Belo, Manoel Alexandre Cavalcante lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Programa de Pós-Graduação: PPG1
Departamento: Departamento 1
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2423
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo verificar a possibilidade de controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário, sem ferir o princípio da separação dos poderes e a discricionariedade administrativa, já que estas desempenham importante missão na concretização dos direitos fundamentais sociais, em virtude da supremacia e da força normativa constitucional erigidas em tempos de neoconstitucionalismo e do Estado Democrático e Social de Direito. Ora, é através das políticas públicas que se efetivam os direitos sociais, os quais, atualmente, assumem posição de relevo frente aos demais direitos positivados na Carta Magna. A não concretização destes direitos implica necessariamente na negativa da dignidade humana, já que esta é um dos pilares em que se sustentam as políticas públicas. Negar os direitos sociais ao homem, seja por omissão, por ineficiência, ou até mesmo, pela alegação de falta de recursos (teoria da reserva do possível), é negar ao ser humano a sua própria existência. Sob este diapasão, o Poder Público, imbuído dos anseios sociais e visando ao interesse público, deve atuar sempre com o objetivo precípuo de concretizar os direitos fundamentais sociais, por meio de políticas públicas. Em não o fazendo, o Poder Judiciário surge como poder contramajoritário para garantir a efetivação desses, não havendo que se falar em intromissão indébita deste poder para controlá-las, vez que é o guardião da Constituição e o responsável pela concretização do Estado Democrático e Social de Direito, à luz das premissas estabelecidas pelo neoconstitucionalismo. Deste modo, este trabalho classifica-se como uma pesquisa explicativa, com vertente metodológica qualitativa, já que foi necessário colacionar a opinião de vários autores, contrastando seus pontos de vista, até alcançar o seu desfecho. Além disso, tem-se como método de abordagem o dedutivo, utilizando-se do método de interpretação exegético, cuja premissa maior é a Constituição Federal e o fato menor as preleções doutrinárias e jurisprudenciais que decorrem de sua recepção, tendo, por fim, como procedimento técnico, o bibliográfico e a técnica de pesquisa de documentação indireta, posto que a pesquisa foi desenvolvida com fundamentos em materiais já elaborados, de diversos autores, constituídos principalmente de livros, artigos científicos, jurisprudências e legislações.
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spelling 2021-07-16T19:18:41Z2021-07-192021-07-16T19:18:41Z2017-02-24https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2423A presente pesquisa tem por objetivo verificar a possibilidade de controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário, sem ferir o princípio da separação dos poderes e a discricionariedade administrativa, já que estas desempenham importante missão na concretização dos direitos fundamentais sociais, em virtude da supremacia e da força normativa constitucional erigidas em tempos de neoconstitucionalismo e do Estado Democrático e Social de Direito. Ora, é através das políticas públicas que se efetivam os direitos sociais, os quais, atualmente, assumem posição de relevo frente aos demais direitos positivados na Carta Magna. A não concretização destes direitos implica necessariamente na negativa da dignidade humana, já que esta é um dos pilares em que se sustentam as políticas públicas. Negar os direitos sociais ao homem, seja por omissão, por ineficiência, ou até mesmo, pela alegação de falta de recursos (teoria da reserva do possível), é negar ao ser humano a sua própria existência. Sob este diapasão, o Poder Público, imbuído dos anseios sociais e visando ao interesse público, deve atuar sempre com o objetivo precípuo de concretizar os direitos fundamentais sociais, por meio de políticas públicas. Em não o fazendo, o Poder Judiciário surge como poder contramajoritário para garantir a efetivação desses, não havendo que se falar em intromissão indébita deste poder para controlá-las, vez que é o guardião da Constituição e o responsável pela concretização do Estado Democrático e Social de Direito, à luz das premissas estabelecidas pelo neoconstitucionalismo. Deste modo, este trabalho classifica-se como uma pesquisa explicativa, com vertente metodológica qualitativa, já que foi necessário colacionar a opinião de vários autores, contrastando seus pontos de vista, até alcançar o seu desfecho. Além disso, tem-se como método de abordagem o dedutivo, utilizando-se do método de interpretação exegético, cuja premissa maior é a Constituição Federal e o fato menor as preleções doutrinárias e jurisprudenciais que decorrem de sua recepção, tendo, por fim, como procedimento técnico, o bibliográfico e a técnica de pesquisa de documentação indireta, posto que a pesquisa foi desenvolvida com fundamentos em materiais já elaborados, de diversos autores, constituídos principalmente de livros, artigos científicos, jurisprudências e legislações.The present research aims to verify the possibility of public policy control by the judiciary, without harming the principle of separation of powers and the administrative discretion, since these play important role in achieving the social fundamental rights, by virtue of the supremacy and normative constitutional force erected in neo-constitutionalism times and Democratic and Social State of law. It is through public policies that effect resource social rights, which currently assume position of relief against the other in positivized Magna Carta. The realization of these rights entails not necessarily negative for human dignity, since this is one of the pillars on which supports public policies. Deny social rights to the man, either by default, by inefficiency, or even, by the allegation of lack of resources (reservation possible theory), is to deny the human being to his own existence. Under this tuning fork, the public power, imbued with the social anxieties and aimed at the public interest, must act always with the eventual goal of achieving fundamental social rights, by means of public policies. Not doing, the Judiciary rises as a counter-majoritarian power to ensure the effectiveness of these, not having that talk about undue interference of this power to control them, as it is the guardian of the Constitution and the person responsible for implementation of the Democratic and Social State of law, in the light of the premises established by the neo-constitutionalism. In this way, this work is classified as an explanatory research with qualitative methodological aspect, since it was necessary to merge the views of various authors, contrasting their views, until it reaches its denouement. In addition, as a method of the deductive approach, using the method of Exegetical interpretation, whose larger premise is the Federal Constitution and the fact less the doctrinal and jurisprudential lectures taking place of your reception, and finally, as technical procedure and technique of bibliographic documentation research indirectly, since the research was developed based on materials already prepared , various authors, principally of books, scientific articles, case law and legislations.porInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaPPG1IBICTBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOPolíticas públicasNeoconstitucionalismoDireitos fundamentais sociaisControle jurisdicionalPrincípio da separação dos poderesControle jurisdicional de políticas públicas à luz do princípio da separação dos poderesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBelo, Manoel Alexandre Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/4068848189202318http://lattes.cnpq.br/5918612490690101Brasileiro, Karina PintoAGRA, Walber de Moura. 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description A presente pesquisa tem por objetivo verificar a possibilidade de controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário, sem ferir o princípio da separação dos poderes e a discricionariedade administrativa, já que estas desempenham importante missão na concretização dos direitos fundamentais sociais, em virtude da supremacia e da força normativa constitucional erigidas em tempos de neoconstitucionalismo e do Estado Democrático e Social de Direito. Ora, é através das políticas públicas que se efetivam os direitos sociais, os quais, atualmente, assumem posição de relevo frente aos demais direitos positivados na Carta Magna. A não concretização destes direitos implica necessariamente na negativa da dignidade humana, já que esta é um dos pilares em que se sustentam as políticas públicas. Negar os direitos sociais ao homem, seja por omissão, por ineficiência, ou até mesmo, pela alegação de falta de recursos (teoria da reserva do possível), é negar ao ser humano a sua própria existência. Sob este diapasão, o Poder Público, imbuído dos anseios sociais e visando ao interesse público, deve atuar sempre com o objetivo precípuo de concretizar os direitos fundamentais sociais, por meio de políticas públicas. Em não o fazendo, o Poder Judiciário surge como poder contramajoritário para garantir a efetivação desses, não havendo que se falar em intromissão indébita deste poder para controlá-las, vez que é o guardião da Constituição e o responsável pela concretização do Estado Democrático e Social de Direito, à luz das premissas estabelecidas pelo neoconstitucionalismo. Deste modo, este trabalho classifica-se como uma pesquisa explicativa, com vertente metodológica qualitativa, já que foi necessário colacionar a opinião de vários autores, contrastando seus pontos de vista, até alcançar o seu desfecho. Além disso, tem-se como método de abordagem o dedutivo, utilizando-se do método de interpretação exegético, cuja premissa maior é a Constituição Federal e o fato menor as preleções doutrinárias e jurisprudenciais que decorrem de sua recepção, tendo, por fim, como procedimento técnico, o bibliográfico e a técnica de pesquisa de documentação indireta, posto que a pesquisa foi desenvolvida com fundamentos em materiais já elaborados, de diversos autores, constituídos principalmente de livros, artigos científicos, jurisprudências e legislações.
publishDate 2017
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