Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Olga Amália da lattes
Orientador(a): Rodrigues, Marília Giselda lattes
Banca de defesa: Manzano, Luciana Carmona Garcia lattes, Brunelli, Anna Flora lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/744
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o funcionamento das práticas discursivas da Herbalife, uma empresa considerada líder mundial na “indústria do bem-estar”. Interessa-nos estudar o funcionamento discursivo desses enunciados que pregam que sujeitos com saúde e de bem com sua imagem corporal tendem a ser mais felizes e a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. O corpus da pesquisa se constitui de sequências discursivas coletadas no site da Herbalife, em catálogo disponível nos pontos de venda de produtos da marca, anúncios de revista e outros gêneros variados, que circulam em diferentes suportes, considerando, para sua seleção, o paradigma indiciário (GINZBURG, 1991), que propõe investigar os indícios, sinais, as pistas que se revelam interessantes para o analista em seu trabalho de interpretação do fenômeno que estuda. O corpus é analisado a partir dos pressupostos teóricos e dos princípios analíticos da Análise do Discurso de origem francesa, sobretudo a partir de seus desdobramentos mais recentes. Os conceitos de ethos e cenografia (MAINGUENEAU, 2004, 2012a, 2012b) se mostram produtivos para a análise. É possível verificar que, no discurso da Herbalife, a saúde, muitas vezes confundida com o ideal de um corpo magro e forte, é vista como condição para o sucesso pessoal e profissional. E, também, o sucesso é apresentado como uma obrigação para o homem contemporâneo, nesse discurso que, dentre outros elementos de seu funcionamento, se legitima por meio de um ethos de cientificidade.
id UNICSUL-1_fc511ecf4eb725bdd203cd340ab49967
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/744
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-06-04T18:53:23Z2020-06-04T18:53:23Z2015-02-24SILVA, Olga Amália da. Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/744O objetivo desta pesquisa é investigar o funcionamento das práticas discursivas da Herbalife, uma empresa considerada líder mundial na “indústria do bem-estar”. Interessa-nos estudar o funcionamento discursivo desses enunciados que pregam que sujeitos com saúde e de bem com sua imagem corporal tendem a ser mais felizes e a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. O corpus da pesquisa se constitui de sequências discursivas coletadas no site da Herbalife, em catálogo disponível nos pontos de venda de produtos da marca, anúncios de revista e outros gêneros variados, que circulam em diferentes suportes, considerando, para sua seleção, o paradigma indiciário (GINZBURG, 1991), que propõe investigar os indícios, sinais, as pistas que se revelam interessantes para o analista em seu trabalho de interpretação do fenômeno que estuda. O corpus é analisado a partir dos pressupostos teóricos e dos princípios analíticos da Análise do Discurso de origem francesa, sobretudo a partir de seus desdobramentos mais recentes. Os conceitos de ethos e cenografia (MAINGUENEAU, 2004, 2012a, 2012b) se mostram produtivos para a análise. É possível verificar que, no discurso da Herbalife, a saúde, muitas vezes confundida com o ideal de um corpo magro e forte, é vista como condição para o sucesso pessoal e profissional. E, também, o sucesso é apresentado como uma obrigação para o homem contemporâneo, nesse discurso que, dentre outros elementos de seu funcionamento, se legitima por meio de um ethos de cientificidade.The aim of this research is to investigate the functioning of the discursive practices of Herbalife, counted as a global leader in the "wellness industry". We are interested in studying the discursive functioning of these statements that proclains that health individuals who are satisfied with their self-image tend to be happier and to succeed in their personal and professional life. The corpus of the research is composed of discursive sequences collected from the Herbalife website, the catalog available at sales points of the brand products, magazine advertisements and other various genres, circulating in different media, considering for their selection the “Indiciary Paradigm” (GINZBURG, 1991), which proposes to value the evidence, signs, clues that show to be interesting to the analyst in his work of interpretation of the studying phenomenon. The corpus is analyzed from the theoretical assumptions and analytical principles of Discourse Analysis of French origin (AD), especially from its most recent developments. The concepts of ethos and scenography (MAINGUENEAU, 2003, 2012a, 2012b) show to be productive for analysis. It is possible to verify that in Herbalife’s discourse, health – often confused with the ideal of a slim and strong body – is seen as a condition for personal and professional success. In addition, success is presented as a must for the modern man, in this discourse which, among other elements of its operation, is legitimized through a scientific ethos.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPrática discursivaHerbalifeEthosCenografiaSaúde e sucesso na vida: a prática discursiva da HerbalifeHealth and success in life: Herbalife's discursive practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Marília Giselda5631344543606220http://lattes.cnpq.br/5631344543606220Manzano, Luciana Carmona Garcia9059098295895752http://lattes.cnpq.br/9059098295895752Brunelli, Anna Flora0144188829841493http://lattes.cnpq.br/01441888298414939232087207663900http://lattes.cnpq.br/9232087207663900Silva, Olga Amália dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALOlga Amalia da Silva.pdfOlga Amalia da Silva.pdfapplication/pdf1946408http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/744/1/Olga%20Amalia%20da%20Silva.pdff40a01d4a7e07d5a0baf18ec52affadfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/744/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7442020-06-04 16:18:09.756oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-04T19:18:09Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Health and success in life: Herbalife's discursive practice
title Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
spellingShingle Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
Silva, Olga Amália da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Prática discursiva
Herbalife
Ethos
Cenografia
title_short Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
title_full Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
title_fullStr Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
title_full_unstemmed Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
title_sort Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife
author Silva, Olga Amália da
author_facet Silva, Olga Amália da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Marília Giselda
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 5631344543606220
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5631344543606220
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Manzano, Luciana Carmona Garcia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 9059098295895752
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9059098295895752
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brunelli, Anna Flora
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0144188829841493
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0144188829841493
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9232087207663900
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9232087207663900
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Olga Amália da
contributor_str_mv Rodrigues, Marília Giselda
Manzano, Luciana Carmona Garcia
Brunelli, Anna Flora
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Prática discursiva
Herbalife
Ethos
Cenografia
dc.subject.por.fl_str_mv Prática discursiva
Herbalife
Ethos
Cenografia
description O objetivo desta pesquisa é investigar o funcionamento das práticas discursivas da Herbalife, uma empresa considerada líder mundial na “indústria do bem-estar”. Interessa-nos estudar o funcionamento discursivo desses enunciados que pregam que sujeitos com saúde e de bem com sua imagem corporal tendem a ser mais felizes e a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional. O corpus da pesquisa se constitui de sequências discursivas coletadas no site da Herbalife, em catálogo disponível nos pontos de venda de produtos da marca, anúncios de revista e outros gêneros variados, que circulam em diferentes suportes, considerando, para sua seleção, o paradigma indiciário (GINZBURG, 1991), que propõe investigar os indícios, sinais, as pistas que se revelam interessantes para o analista em seu trabalho de interpretação do fenômeno que estuda. O corpus é analisado a partir dos pressupostos teóricos e dos princípios analíticos da Análise do Discurso de origem francesa, sobretudo a partir de seus desdobramentos mais recentes. Os conceitos de ethos e cenografia (MAINGUENEAU, 2004, 2012a, 2012b) se mostram produtivos para a análise. É possível verificar que, no discurso da Herbalife, a saúde, muitas vezes confundida com o ideal de um corpo magro e forte, é vista como condição para o sucesso pessoal e profissional. E, também, o sucesso é apresentado como uma obrigação para o homem contemporâneo, nesse discurso que, dentre outros elementos de seu funcionamento, se legitima por meio de um ethos de cientificidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-04T18:53:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-04T18:53:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Olga Amália da. Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/744
identifier_str_mv SILVA, Olga Amália da. Saúde e sucesso na vida: a prática discursiva da Herbalife. Franca, SP, 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2015.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/744/1/Olga%20Amalia%20da%20Silva.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/744/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f40a01d4a7e07d5a0baf18ec52affadf
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771245293797376