A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Sento-sé, Jeane de Oliveira lattes
Orientador(a): Pinto, Eder Paschoal lattes
Banca de defesa: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos lattes, Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Salvador
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/102
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF: 607128 bytes, checksum: 20483c330918806b5520485300e02f9f (MD5) Previous issue date: 2011-04-20Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorOs estudiosos da comunicação com o público-alvo têm dedicado inestimáveis esforços na busca de compreensão dos efeitos do composto de comunicação, fundamentalmente em pesquisas com consumidores de produtos físicos, no entanto, poucos estudos têm sido conduzidos com clientes de clínicas de saúde e menos ainda com clientes de clínicas odontológicas. Por isso, a autora deste trabalho decidiu envidar esforços para verter um facho de luz sobre a aplicação do composto de comunicação por clínicas odontológicas. Para melhor compreender o assunto, percorreu a literatura pertinente e apresenta neste trabalho: conceitos de marketing, bem como elementos do composto de comunicação de marketing, seus objetivos e formas de aplicação. A partir dessa revisão, a seguinte indagação foi gerada: em que extensão os meios de comunicação influenciam a clientela de serviços odontológicos na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessita? Diante dessa questão, o seguinte objetivo foi delineado: determinar um conjunto de variáveis de comunicação com o público-alvo e conduzir uma pesquisa com clientes de clínicas odontológicas, visando verificar a extensão em que cada conjunto de variáveis os influenciam na escolha de uma clínica para realizar os procedimentos que necessitam. Nessa esteira, construiu-se um formulário de pesquisa que foi submetido a teste com clientes de duas clínicas. Feitos os ajustes necessários, constaram do questionário os seguintes construtos neste trabalho, também são denominados, como fatores ou conglomerados de variáveis : propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, patrocínio de marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os clientes de duas clínicas estabelecidas em Valença, Bahia. Trezentos e quatro clientes gentilmente concordaram em responder a pesquisa. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 16.0). Todos os quatro fatores se relacionaram significativamente com certas características demográficas dos respondentes. Verificou-se, entretanto, que o nível de escolaridade do pesquisado é a característica demográfica que mais se associa com os construtos de comunicação. Por meio do método de análise de correspondências significativas, dois clusters (agrupamentos) emergiram. Cruzando os dois conglomerados com os fatores predefinidos no estudo (propaganda, promoção de vendas, vendas pessoal, patrocínio de marketing), foi possível constatar que: os integrantes do Cluster 1 (em sua maioria mulheres solteiras) são mais influenciados pelo construto venda pessoal , enquanto os integrantes do Cluster 2 (em sua maioria homens casados) são mais influenciados pelo construto promoção de vendas , na escolha de uma clínica odontológica. Os resultados apontam para a importância de se conhecer as características pessoais do público-alvo, visando definir meios de comunicação, para o alcance dos objetivos da clínica e do público a que ela atende.application/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/676/Dissertacao%20Mestrado%20Jeane%20Sento%20Se.PDF.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoComunicação em marketingComportamento do consumidorClínicas OdontológicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA ESCOLHA DAS ORGANIZAÇÕES ODONTOLÓGICASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDFapplication/pdf607128http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/102/1/Dissertacao+Mestrado+Jeane+Sento+Se.PDF20483c330918806b5520485300e02f9fMD51TEXTDissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF.txtDissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF.txttext/plain152005http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/102/2/Dissertacao+Mestrado+Jeane+Sento+Se.PDF.txt8e3a0e881b98e964f7db3553a961bd67MD52THUMBNAILDissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF.jpgDissertacao Mestrado Jeane Sento Se.PDF.jpgimage/jpeg3982http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/102/3/Dissertacao+Mestrado+Jeane+Sento+Se.PDF.jpgb400e360874de3efa55f9758d0cf658fMD53tede/1022017-08-30 09:46:13.161oai:teste.tede.unifacs.br:tede/102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false
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