Universidade corporativa sob a ótica dos funcionários : o caso do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Pinto, Leandro Duarte lattes
Orientador(a): Boaventura, Edivaldo Machado lattes
Banca de defesa: Falcão, Izolda Rebouças lattes, Freire, Luis Carlos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Salvador
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Administração
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/60
Resumo: A educação é um tema que interessa a todos os setores da sociedade, inclusive o corporativo, à medida que passa a ser percebida como dimensão fundamental para garantir competitividade nas empresas. Este cenário vem justificando o aparecimento das Universidades Corporativas (UCs), sistemas educacionais implantados no âmbito de uma organização para atendimento de seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores em alinhamento com as estratégias organizacionais. Estas estruturas têm como objetivos desenvolver e instalar competências profissionais e humanas capazes de diferenciar a empresa estrategicamente. Embora algumas empresas brasileiras tenham implantado universidades corporativas em seus ambientes, ainda não se tem claro se este modelo de gestão em educação está sendo compreendido e colhido pelos funcionários dessas empresas. Neste sentido, procurou-se verificar com esta pesquisa, como questões central, se os funcionários do Banco do Brasil compreendem e acolhem as possibilidades de aprimoramento profissional e pessoal disponibilizadas por sua universidade corporativa (UniBB). Para tanto, tipificou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com predominância de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como campo de investigação a Universidade Corporativa Banco do Brasil em Salvador. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas envolvendo 35 funcionários do Banco, e os dados secundários obtidos de fontes internas da organização. Do processo de análise emergiram categorias que se articulam a um conjunto de perguntas da entrevista, e à própria fundamentação teórica, com o objetivo de elucidar a questão central da pesquisa. As análises realizadas demonstraram que é complexo disseminar a compreensão, pelos funcionários, do que é uma universidade corporativa e efetiva o acolhimento e adoção de suas possibilidades. Tais dimensões ainda não foram plenamente alcançadas na empresa pesquisada. As principais dificuldades identificadas relacionam-se ao pouco domínio, pelos funcionários, da base conceitual que fundamenta a UC estudada, ou seja, desconhecem as suas diretrizes estratégicas e pedagógicas, princípios filosóficos e eixos metodológicos a falta de percepção. na prática, de que as possibilidades de qualificação oferecidas pela UC promovem o crecimento na carreira; à dificuldades de comunicação interna, que não está sendo capaz de gerar informação que ofereçam plena compreensão da UC; a entraves ligados à jornada de trabalho e à base tecnológica, que inibem o exercício da educação corporativa a qualquer lugar. Não existe um caminho pronto. A plena operação de uma universidade corporativa requer uma profunda mudança na cultura da organização e um envolvimento efetivo dos diversos agentes que a compõem.
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Embora algumas empresas brasileiras tenham implantado universidades corporativas em seus ambientes, ainda não se tem claro se este modelo de gestão em educação está sendo compreendido e colhido pelos funcionários dessas empresas. Neste sentido, procurou-se verificar com esta pesquisa, como questões central, se os funcionários do Banco do Brasil compreendem e acolhem as possibilidades de aprimoramento profissional e pessoal disponibilizadas por sua universidade corporativa (UniBB). Para tanto, tipificou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com predominância de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como campo de investigação a Universidade Corporativa Banco do Brasil em Salvador. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas envolvendo 35 funcionários do Banco, e os dados secundários obtidos de fontes internas da organização. Do processo de análise emergiram categorias que se articulam a um conjunto de perguntas da entrevista, e à própria fundamentação teórica, com o objetivo de elucidar a questão central da pesquisa. As análises realizadas demonstraram que é complexo disseminar a compreensão, pelos funcionários, do que é uma universidade corporativa e efetiva o acolhimento e adoção de suas possibilidades. Tais dimensões ainda não foram plenamente alcançadas na empresa pesquisada. 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