A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Radaelli, Idiane Mânica
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d08e4dfc-8cb2-4d90-80b6-c06860ad9ddc
Resumo: A dissertação estuda o processo de reassentamento como alternativa de indenização dos atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Itá. Este empreendimento atinge vários municípios da região, atingindo um número significativo de pessoas, que estavam com inúmeras dúvidas sobre o que significava este projeto. Movidos por estas incertezas é que inicia a organização social da população, criando a CRAB que é a representação dos atingidos, que buscavam conhecer o setor energético brasileiro e seus projetos. Contudo, a CRAB não conseguiu impedir a construção da usina, iniciando a discussão sobre o processo de indenização para que os atingidos pudessem construir suas vidas em outro território. Apesar da resistência da empresa em compreender que eram os atingidos (proprietários e não proprietário) a persistência da organização conquistou o direito da indenização sendo ela terra por terra, em dinheiro e o reassentamento. O reassentamento é destinado para os que não possuem propriedade ou propriedades pequenas. O foco deste estudo é compreender como ocorre a construção do Reassentamento Itá I em Mangueirinha-PR. Onde são reassentadas 48 famílias, que constroem a infra-estrutura do reassentamento no sistema de mutirão, sendo uma experiência nova até então. Posteriormente a organização da produção do reassentamento pois é, ela que garantira a reprodução social destas famílias, também estabelecem relações internamente e relações com a comunidade local. A organização das famílias no reassentamento foi de grande êxito, apesar da saudade das localidades de origem que já não existem mais, conseguiram desenvolver na região os aspectos, sócio, culturais, econômicos, com isso, a situação estudada que constituiu-se uma alternativas que proporcionou melhorias para as famílias atingidas frente a situação de original.
id UNIJ_4ad953d454e7c271ecef0ca045a526e3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/94
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PRReassentamento ItáProcesso indenizatórioMovimentos sociaisA dissertação estuda o processo de reassentamento como alternativa de indenização dos atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Itá. Este empreendimento atinge vários municípios da região, atingindo um número significativo de pessoas, que estavam com inúmeras dúvidas sobre o que significava este projeto. Movidos por estas incertezas é que inicia a organização social da população, criando a CRAB que é a representação dos atingidos, que buscavam conhecer o setor energético brasileiro e seus projetos. Contudo, a CRAB não conseguiu impedir a construção da usina, iniciando a discussão sobre o processo de indenização para que os atingidos pudessem construir suas vidas em outro território. Apesar da resistência da empresa em compreender que eram os atingidos (proprietários e não proprietário) a persistência da organização conquistou o direito da indenização sendo ela terra por terra, em dinheiro e o reassentamento. O reassentamento é destinado para os que não possuem propriedade ou propriedades pequenas. O foco deste estudo é compreender como ocorre a construção do Reassentamento Itá I em Mangueirinha-PR. Onde são reassentadas 48 famílias, que constroem a infra-estrutura do reassentamento no sistema de mutirão, sendo uma experiência nova até então. Posteriormente a organização da produção do reassentamento pois é, ela que garantira a reprodução social destas famílias, também estabelecem relações internamente e relações com a comunidade local. A organização das famílias no reassentamento foi de grande êxito, apesar da saudade das localidades de origem que já não existem mais, conseguiram desenvolver na região os aspectos, sócio, culturais, econômicos, com isso, a situação estudada que constituiu-se uma alternativas que proporcionou melhorias para as famílias atingidas frente a situação de original.2011-09-19T18:37:36Z20102011-09-19T18:37:36Z2011-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d08e4dfc-8cb2-4d90-80b6-c06860ad9ddcRadaelli, Idiane Mânicaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:16Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/94Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:16Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
title A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
spellingShingle A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
Radaelli, Idiane Mânica
Reassentamento Itá
Processo indenizatório
Movimentos sociais
title_short A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
title_full A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
title_fullStr A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
title_full_unstemmed A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
title_sort A trajetória do reassentamento Itá I, Mangueirinha - PR
author Radaelli, Idiane Mânica
author_facet Radaelli, Idiane Mânica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radaelli, Idiane Mânica
dc.subject.por.fl_str_mv Reassentamento Itá
Processo indenizatório
Movimentos sociais
topic Reassentamento Itá
Processo indenizatório
Movimentos sociais
description A dissertação estuda o processo de reassentamento como alternativa de indenização dos atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Itá. Este empreendimento atinge vários municípios da região, atingindo um número significativo de pessoas, que estavam com inúmeras dúvidas sobre o que significava este projeto. Movidos por estas incertezas é que inicia a organização social da população, criando a CRAB que é a representação dos atingidos, que buscavam conhecer o setor energético brasileiro e seus projetos. Contudo, a CRAB não conseguiu impedir a construção da usina, iniciando a discussão sobre o processo de indenização para que os atingidos pudessem construir suas vidas em outro território. Apesar da resistência da empresa em compreender que eram os atingidos (proprietários e não proprietário) a persistência da organização conquistou o direito da indenização sendo ela terra por terra, em dinheiro e o reassentamento. O reassentamento é destinado para os que não possuem propriedade ou propriedades pequenas. O foco deste estudo é compreender como ocorre a construção do Reassentamento Itá I em Mangueirinha-PR. Onde são reassentadas 48 famílias, que constroem a infra-estrutura do reassentamento no sistema de mutirão, sendo uma experiência nova até então. Posteriormente a organização da produção do reassentamento pois é, ela que garantira a reprodução social destas famílias, também estabelecem relações internamente e relações com a comunidade local. A organização das famílias no reassentamento foi de grande êxito, apesar da saudade das localidades de origem que já não existem mais, conseguiram desenvolver na região os aspectos, sócio, culturais, econômicos, com isso, a situação estudada que constituiu-se uma alternativas que proporcionou melhorias para as famílias atingidas frente a situação de original.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-09-19T18:37:36Z
2011-09-19T18:37:36Z
2011-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d08e4dfc-8cb2-4d90-80b6-c06860ad9ddc
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d08e4dfc-8cb2-4d90-80b6-c06860ad9ddc
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1841451855199076352