A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Wenzel, Judite Scherer
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2001
Resumo: A discussão que perpassa a tese está inserida num contexto real de ensino de química; contempla a significação conceitual em processo de escrita e de reescrita orientada e aspectos da constituição docente. Para isso, nas aulas de química, acompanhadas pela pesquisa, diferentes instrumentos pedagógicos foram intencionalmente inseridos por possibilitarem a escrita e a reescrita de textos pelos estudantes num processo orientado pedagogicamente. Aliado a isso, fez-se um acompanhamento das aulas pela escrita em diário de bordo que, possibilitou a qualificação da reflexão do processo pedagógico vivenciado, ressignificando-o, num movimento de constituição docente. Os textos produzidos no decorrer das aulas constituem o corpus da pesquisa e para a sua análise a opção metodológica consistiu em princípios da análise textual discursiva mediante a elaboração de categorias a priori e emergentes. O referencial teórico que perpassa a tese é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da sua importância para a significação conceitual. No percurso da tese a linguagem química é entendida como constitutiva do discurso escolar e por isso, necessária de ser significada pelos estudantes para possibilitar o seu entendimento químico. Com o referencial teórico e com a prática de ensino vivenciada foi possível depreender que o uso consciente da linguagem química pelos estudantes é condição para a formação do seu pensamento químico. E o caminho que é defendido, para isso, com base nos dados de pesquisa construídos, consiste na prática da escrita e da reescrita num processo qualificado de orientação, que estabeleça interações discursivas favoráveis. Em suma, a tese consiste num convite para repensar o ensino da química considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da química, para com isso possibilitar a significação conceitual para os estudantes.
id UNIJ_507582d1ad7f99f22a4b9c788b5f370a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2001
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica2014-01-0820132014-01-08T11:36:47Z2014-01-08T11:36:47ZA discussão que perpassa a tese está inserida num contexto real de ensino de química; contempla a significação conceitual em processo de escrita e de reescrita orientada e aspectos da constituição docente. Para isso, nas aulas de química, acompanhadas pela pesquisa, diferentes instrumentos pedagógicos foram intencionalmente inseridos por possibilitarem a escrita e a reescrita de textos pelos estudantes num processo orientado pedagogicamente. Aliado a isso, fez-se um acompanhamento das aulas pela escrita em diário de bordo que, possibilitou a qualificação da reflexão do processo pedagógico vivenciado, ressignificando-o, num movimento de constituição docente. Os textos produzidos no decorrer das aulas constituem o corpus da pesquisa e para a sua análise a opção metodológica consistiu em princípios da análise textual discursiva mediante a elaboração de categorias a priori e emergentes. O referencial teórico que perpassa a tese é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da sua importância para a significação conceitual. No percurso da tese a linguagem química é entendida como constitutiva do discurso escolar e por isso, necessária de ser significada pelos estudantes para possibilitar o seu entendimento químico. Com o referencial teórico e com a prática de ensino vivenciada foi possível depreender que o uso consciente da linguagem química pelos estudantes é condição para a formação do seu pensamento químico. E o caminho que é defendido, para isso, com base nos dados de pesquisa construídos, consiste na prática da escrita e da reescrita num processo qualificado de orientação, que estabeleça interações discursivas favoráveis. Em suma, a tese consiste num convite para repensar o ensino da química considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da química, para com isso possibilitar a significação conceitual para os estudantes.230 f.Ensino de químicaEscritaReescritaSignificação conceitualInteração discursivaConstituição docenteEducação nas CiênciasCiências humanashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2001DMD_hdl_123456789/2001Wenzel, Judite Schererporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJudite%20Scherer%20Wenzel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2001/1/Judite%20Scherer%20Wenzel.pdfapplication/pdf3795455http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2001/1/Judite%20Scherer%20Wenzel.pdfff413e7429698e5a148f700803a14057MD5123456789_2001_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
title A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
spellingShingle A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
Wenzel, Judite Scherer
Ensino de química
Escrita
Reescrita
Significação conceitual
Interação discursiva
Constituição docente
Educação nas Ciências
Ciências humanas
title_short A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
title_full A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
title_fullStr A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
title_full_unstemmed A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
title_sort A significação conceitual em química em processo orientado de escrita e reescrita e a ressignificação da prática pedagógica
author Wenzel, Judite Scherer
author_facet Wenzel, Judite Scherer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wenzel, Judite Scherer
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Escrita
Reescrita
Significação conceitual
Interação discursiva
Constituição docente
Educação nas Ciências
Ciências humanas
topic Ensino de química
Escrita
Reescrita
Significação conceitual
Interação discursiva
Constituição docente
Educação nas Ciências
Ciências humanas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A discussão que perpassa a tese está inserida num contexto real de ensino de química; contempla a significação conceitual em processo de escrita e de reescrita orientada e aspectos da constituição docente. Para isso, nas aulas de química, acompanhadas pela pesquisa, diferentes instrumentos pedagógicos foram intencionalmente inseridos por possibilitarem a escrita e a reescrita de textos pelos estudantes num processo orientado pedagogicamente. Aliado a isso, fez-se um acompanhamento das aulas pela escrita em diário de bordo que, possibilitou a qualificação da reflexão do processo pedagógico vivenciado, ressignificando-o, num movimento de constituição docente. Os textos produzidos no decorrer das aulas constituem o corpus da pesquisa e para a sua análise a opção metodológica consistiu em princípios da análise textual discursiva mediante a elaboração de categorias a priori e emergentes. O referencial teórico que perpassa a tese é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da sua importância para a significação conceitual. No percurso da tese a linguagem química é entendida como constitutiva do discurso escolar e por isso, necessária de ser significada pelos estudantes para possibilitar o seu entendimento químico. Com o referencial teórico e com a prática de ensino vivenciada foi possível depreender que o uso consciente da linguagem química pelos estudantes é condição para a formação do seu pensamento químico. E o caminho que é defendido, para isso, com base nos dados de pesquisa construídos, consiste na prática da escrita e da reescrita num processo qualificado de orientação, que estabeleça interações discursivas favoráveis. Em suma, a tese consiste num convite para repensar o ensino da química considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da química, para com isso possibilitar a significação conceitual para os estudantes.
230 f.
description A discussão que perpassa a tese está inserida num contexto real de ensino de química; contempla a significação conceitual em processo de escrita e de reescrita orientada e aspectos da constituição docente. Para isso, nas aulas de química, acompanhadas pela pesquisa, diferentes instrumentos pedagógicos foram intencionalmente inseridos por possibilitarem a escrita e a reescrita de textos pelos estudantes num processo orientado pedagogicamente. Aliado a isso, fez-se um acompanhamento das aulas pela escrita em diário de bordo que, possibilitou a qualificação da reflexão do processo pedagógico vivenciado, ressignificando-o, num movimento de constituição docente. Os textos produzidos no decorrer das aulas constituem o corpus da pesquisa e para a sua análise a opção metodológica consistiu em princípios da análise textual discursiva mediante a elaboração de categorias a priori e emergentes. O referencial teórico que perpassa a tese é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da sua importância para a significação conceitual. No percurso da tese a linguagem química é entendida como constitutiva do discurso escolar e por isso, necessária de ser significada pelos estudantes para possibilitar o seu entendimento químico. Com o referencial teórico e com a prática de ensino vivenciada foi possível depreender que o uso consciente da linguagem química pelos estudantes é condição para a formação do seu pensamento químico. E o caminho que é defendido, para isso, com base nos dados de pesquisa construídos, consiste na prática da escrita e da reescrita num processo qualificado de orientação, que estabeleça interações discursivas favoráveis. Em suma, a tese consiste num convite para repensar o ensino da química considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da química, para com isso possibilitar a significação conceitual para os estudantes.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-01-08T11:36:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-08T11:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2001
DMD_hdl_123456789/2001
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2001
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623377569486209024