As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pinheiro, Deise Raquel Cortes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6096
Resumo: Nesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens.
id UNIJ_52bcf1f06298339fe24064558652bde1
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6096
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais2019-08-0620182019-08-06T23:54:28Z2019-08-06T23:54:28ZNesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens.98 f.Educação nas CiênciasBebêsEducação InfantilEtnografiaImagem de criançahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6096DMD_hdl_123456789/6096Pinheiro, Deise Raquel Cortesporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDeise%20Raquel%20Cortes%20Pinheiro.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6096/1/Deise%20Raquel%20Cortes%20Pinheiro.pdfapplication/pdf2896902http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6096/1/Deise%20Raquel%20Cortes%20Pinheiro.pdfa26c3f1af61dded2abc5a33b4758285cMD5123456789_6096_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
title As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
spellingShingle As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
Pinheiro, Deise Raquel Cortes
Educação nas Ciências
Bebês
Educação Infantil
Etnografia
Imagem de criança
title_short As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
title_full As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
title_fullStr As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
title_full_unstemmed As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
title_sort As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
author Pinheiro, Deise Raquel Cortes
author_facet Pinheiro, Deise Raquel Cortes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Deise Raquel Cortes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação nas Ciências
Bebês
Educação Infantil
Etnografia
Imagem de criança
topic Educação nas Ciências
Bebês
Educação Infantil
Etnografia
Imagem de criança
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens.
98 f.
description Nesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-08-06T23:54:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T23:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6096
DMD_hdl_123456789/6096
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6096
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641597401505464320