As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais
Ano de defesa: | 2018 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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Departamento: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Nesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens. |
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Nesse texto dissertativo de competência do Mestrado em Educação nas Ciências discuto questões relacionadas às imagens de crianças e de infâncias, possíveis de serem identificadas na convivência com uma turma de bebês em uma escola infantil. Este conceito dialoga com outros elementos que compõem o cotidiano dos bebês na instituição, como o espaço, tempo e materiais, de modo que o objetivo da pesquisa firmou-se em compreender como as imagens de crianças podem ser construídas, reafirmadas e reveladas com uma turma de bebês, considerando as propostas pedagógicas como evidências de imagens de crianças ativas e de cem linguagens. O arsenal teórico que fundamenta o estudo é basicamente os que correspondem às abordagens Pikler e Reggio Emilia, as quais estabelecem interlocuções acerca do ateliê, das cem linguagens, da atenção e criação de vínculos. Os sujeitos da pesquisa foram doze bebês com idades entre um ano e um ano e oito meses, que frequentam uma escola infantil. Nesta investigação de cunho qualitativo, utilizei como metodologia a etnografia proposta por Corsaro (2009). Por meio da observação, de registros fotográficos e escritos e de reflexões que uniram teoria e prática, o texto anuncia como experiências de outros lugares do mundo podem influenciar nossas práticas na medida em que nos projetam repensar nossas ações pedagógicas e nos inspiram a outros modos de atuação. Sobretudo, este estudo realizado com os bebês destaca que todas as crianças, desde bem pequenas, são capazes de agir com competência e autonomia, que todas aprendem, interagem e se relacionam com o mundo externo e seus pares por meio de diferentes linguagens. |
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