Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bertão, Carla Sabrina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6088
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar estratégias de (inter) mediação utilizadas por professores e de apropriação dos alunos do 1º ano do ensino médio do conceito energia, apresentado e trabalhado em aulas de químicas planejadas e desenvolvidas a partir da Situação de Estudo “Energias necessárias para a sustentabilidade da vida humana”. A mesma foi desenvolvida em uma turma de estudantes de 1º ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada na cidade de Ijuí – RS, e contou com a participação de professores que atuavam na turma, no ano de 2018. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de pesquisa em educação, caracterizada como sendo do tipo Pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de gravações de aulas de química, entrevistas realizadas com professores e alunos da turma, relatórios e questionários aplicados aos alunos. A organização dos dados foi realizada considerando os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Para a interpretação dos dados buscamos apoio teórico em autores da perspectiva Histórico-Cultural, como Vygotsky (2001); Leontiev (2004); Smolka (2007); Pino (2000); Oliveira (2005), dentre outros que compreendem que a constituição humana se dá num processo mediado que requer intervenções do (s) outro (s). Os resultados obtidos deixam evidências sobre a necessidade de criação de espaços institucionais para discussões epistemológicas sobre o significado das atividades de ensino e de estudo e as implicações destas atividades nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes. A ausência dessas discussões faz com que o ensino e o estudo sejam desenvolvidos de forma alienada.
id UNIJ_93a5919b49cc843b1c543867cf236ba6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6088
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio2019-08-0620192019-08-06T18:46:29Z2019-08-06T18:46:29ZEsta pesquisa teve como objetivo investigar estratégias de (inter) mediação utilizadas por professores e de apropriação dos alunos do 1º ano do ensino médio do conceito energia, apresentado e trabalhado em aulas de químicas planejadas e desenvolvidas a partir da Situação de Estudo “Energias necessárias para a sustentabilidade da vida humana”. A mesma foi desenvolvida em uma turma de estudantes de 1º ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada na cidade de Ijuí – RS, e contou com a participação de professores que atuavam na turma, no ano de 2018. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de pesquisa em educação, caracterizada como sendo do tipo Pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de gravações de aulas de química, entrevistas realizadas com professores e alunos da turma, relatórios e questionários aplicados aos alunos. A organização dos dados foi realizada considerando os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Para a interpretação dos dados buscamos apoio teórico em autores da perspectiva Histórico-Cultural, como Vygotsky (2001); Leontiev (2004); Smolka (2007); Pino (2000); Oliveira (2005), dentre outros que compreendem que a constituição humana se dá num processo mediado que requer intervenções do (s) outro (s). Os resultados obtidos deixam evidências sobre a necessidade de criação de espaços institucionais para discussões epistemológicas sobre o significado das atividades de ensino e de estudo e as implicações destas atividades nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes. A ausência dessas discussões faz com que o ensino e o estudo sejam desenvolvidos de forma alienada.89 f.Educação nas CiênciasDesenvolvimento humanoInternalizaçãoEnsino de químicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6088DMD_hdl_123456789/6088Bertão, Carla Sabrinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarla%20Sabrina%20Bert%c3%a3o.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6088/1/Carla%20Sabrina%20Bert%c3%a3o.pdfapplication/pdf992851http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6088/1/Carla%20Sabrina%20Bert%c3%a3o.pdf7f34ff2773be5dd7bcac3598ba9090ebMD5123456789_6088_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
title Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
spellingShingle Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
Bertão, Carla Sabrina
Educação nas Ciências
Desenvolvimento humano
Internalização
Ensino de química
title_short Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
title_full Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
title_fullStr Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
title_sort Estratégias de (inter)mediação implicadas no processo de apropriação do conceito de energia por estudantes do ensino médio
author Bertão, Carla Sabrina
author_facet Bertão, Carla Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertão, Carla Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação nas Ciências
Desenvolvimento humano
Internalização
Ensino de química
topic Educação nas Ciências
Desenvolvimento humano
Internalização
Ensino de química
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta pesquisa teve como objetivo investigar estratégias de (inter) mediação utilizadas por professores e de apropriação dos alunos do 1º ano do ensino médio do conceito energia, apresentado e trabalhado em aulas de químicas planejadas e desenvolvidas a partir da Situação de Estudo “Energias necessárias para a sustentabilidade da vida humana”. A mesma foi desenvolvida em uma turma de estudantes de 1º ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada na cidade de Ijuí – RS, e contou com a participação de professores que atuavam na turma, no ano de 2018. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de pesquisa em educação, caracterizada como sendo do tipo Pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de gravações de aulas de química, entrevistas realizadas com professores e alunos da turma, relatórios e questionários aplicados aos alunos. A organização dos dados foi realizada considerando os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Para a interpretação dos dados buscamos apoio teórico em autores da perspectiva Histórico-Cultural, como Vygotsky (2001); Leontiev (2004); Smolka (2007); Pino (2000); Oliveira (2005), dentre outros que compreendem que a constituição humana se dá num processo mediado que requer intervenções do (s) outro (s). Os resultados obtidos deixam evidências sobre a necessidade de criação de espaços institucionais para discussões epistemológicas sobre o significado das atividades de ensino e de estudo e as implicações destas atividades nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes. A ausência dessas discussões faz com que o ensino e o estudo sejam desenvolvidos de forma alienada.
89 f.
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar estratégias de (inter) mediação utilizadas por professores e de apropriação dos alunos do 1º ano do ensino médio do conceito energia, apresentado e trabalhado em aulas de químicas planejadas e desenvolvidas a partir da Situação de Estudo “Energias necessárias para a sustentabilidade da vida humana”. A mesma foi desenvolvida em uma turma de estudantes de 1º ano de Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada na cidade de Ijuí – RS, e contou com a participação de professores que atuavam na turma, no ano de 2018. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa de pesquisa em educação, caracterizada como sendo do tipo Pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de gravações de aulas de química, entrevistas realizadas com professores e alunos da turma, relatórios e questionários aplicados aos alunos. A organização dos dados foi realizada considerando os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Para a interpretação dos dados buscamos apoio teórico em autores da perspectiva Histórico-Cultural, como Vygotsky (2001); Leontiev (2004); Smolka (2007); Pino (2000); Oliveira (2005), dentre outros que compreendem que a constituição humana se dá num processo mediado que requer intervenções do (s) outro (s). Os resultados obtidos deixam evidências sobre a necessidade de criação de espaços institucionais para discussões epistemológicas sobre o significado das atividades de ensino e de estudo e as implicações destas atividades nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes. A ausência dessas discussões faz com que o ensino e o estudo sejam desenvolvidos de forma alienada.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-08-06T18:46:29Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T18:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6088
DMD_hdl_123456789/6088
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6088
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641597401485541376