Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Furtado, Carla Cilene Coelho
Orientador(a): Araujo, Margarete Penerai
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade La Salle
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/1570
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto, contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de comunicação presente nas campanhas universitárias.
id UNILASALLE_12ff69a46173c15eb08dcf26dab08500
oai_identifier_str oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/1570
network_acronym_str UNILASALLE
network_name_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
repository_id_str
spelling Furtado, Carla Cilene CoelhoMangan, Patrícia Kayser VargasAraujo, Margarete Penerai2021-04-26T12:58:43Z2021-04-26T12:58:43Z2020FURTADO, C. C. C. Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas. 2020. 164 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1570. Acesso em: 26 abr. 2021.http://hdl.handle.net/11690/1570Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto, contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de comunicação presente nas campanhas universitárias.Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2021-04-26T12:58:43Z No. of bitstreams: 1 cccfurtado.pdf: 1634118 bytes, checksum: f7d1eed83f4d436eca387bb5238e2406 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-26T12:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 cccfurtado.pdf: 1634118 bytes, checksum: f7d1eed83f4d436eca387bb5238e2406 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade La SallePrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens CulturaisBRMemória socialNarrativas de memóriaCampanhas de comunicaçãoIndústria criativaParadigma universitárioNarrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCanoas, RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/1570/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALcccfurtado.pdfcccfurtado.pdfOpen Accessapplication/pdf1634118http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/1570/1/cccfurtado.pdff7d1eed83f4d436eca387bb5238e2406MD5111690/15702021-04-26 10:03:43.072oai:svr-net20.unilasalle.edu.br: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Repositório Institucionalopendoar:2021-04-26T13:03:43Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
title Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
spellingShingle Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
Furtado, Carla Cilene Coelho
Memória social
Narrativas de memória
Campanhas de comunicação
Indústria criativa
Paradigma universitário
title_short Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
title_full Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
title_fullStr Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
title_full_unstemmed Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
title_sort Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas
author Furtado, Carla Cilene Coelho
author_facet Furtado, Carla Cilene Coelho
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Mangan, Patrícia Kayser Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Carla Cilene Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Margarete Penerai
contributor_str_mv Araujo, Margarete Penerai
dc.subject.por.fl_str_mv Memória social
Narrativas de memória
Campanhas de comunicação
Indústria criativa
Paradigma universitário
topic Memória social
Narrativas de memória
Campanhas de comunicação
Indústria criativa
Paradigma universitário
description Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto, contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de comunicação presente nas campanhas universitárias.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-26T12:58:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-26T12:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FURTADO, C. C. C. Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas. 2020. 164 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1570. Acesso em: 26 abr. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11690/1570
identifier_str_mv FURTADO, C. C. C. Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas. 2020. 164 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1570. Acesso em: 26 abr. 2021.
url http://hdl.handle.net/11690/1570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade La Salle
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
collection Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
bitstream.url.fl_str_mv http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/1570/2/license.txt
http://svr-net20.unilasalle.edu.br:8080/jspui/bitstream/11690/1570/1/cccfurtado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f7d1eed83f4d436eca387bb5238e2406
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797048083038601216