“As cinco linguagens do amor das crianças” e educação: contribuições das perspectivas de Chapman e Campbell para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bohn, Lilian
Orientador(a): Trezzi, Clóvis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade La Salle
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/3507
Resumo: Esta dissertação é o relatório de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, voltada à formação de docentes. O estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unilasalle. A pergunta – entendendo o amor como elemento pedagógico, que contribuição prática, para a formação de professores, pode-se obter ao colocar-se o pensamento teórico de La Salle e de Maslow em diálogo com o pensamento prático de Chapman e de Campbell – define o objetivo geral. Como objetivos específicos, pretende-se apresentar os pressupostos do amor na visão de Chapman e Campbell, na de La Salle e na de Maslow; e buscar identificar possíveis diálogos entre as ideias desses quatro autores acerca do amor, para daí inferir um possível contributo dos estudos de Chapman e Campbell para a formação docente. Um relato parcial de atividade, em Chapman, conduzida por esta pesquisadora, está na base da motivação deste estudo. A coleta de dados deu-se por pesquisa bibliográfica. A análise dos dados está feita na perspectiva hermenêutica de Gadamer. O corpus investigativo constitui- se de uma obra de Chapman em coautoria com Campbell. O estudo parte do entendimento do amor como elemento que deve estar na base da educação de crianças e adolescentes – na formal, por La Salle e por Maslow; na informal, por Chapman e Campbell. A norma lassalista – o docente dever amar os alunos, à luz do amor fraterno, e, o postulado maslowniano – o amor é uma necessidade humana que deve ser satisfeita, na perspectiva do amor altruísta, têm um viés deveras teórico – em relação ao “como” expressar esse amor e “em que consiste” esse tipo de amor. Chapman e Campbell defendem o tipo de amor que a criança necessita receber – amor incondicional, e diferentes modos práticos de expressá-lo, por meio das "cinco linguagens do amor das crianças”. Como resultado, apresentam-se alguns macro diálogos entre as ideias de Chapman e Campbell e as de La Salle – quatro, e as de Maslow – dez. Baseando-se nessas interlocuções, infere-se que os saberes teórico-práticos de Chapman e Campbell, acerca do amor, podem contribuir na/para a formação da dimensão psicossocial de docentes.
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