Dividir silêncios e multiplicar lembranças: estudo sobre as relações entre memória institucional e identidades em uma unidade universitária na área de ciências exatas de uma universidade pública sulrio-grandense
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade La Salle
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11690/3194 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar como se configuraram as relações entre memórias e identidades ao longo do tempo e se insere em uma perspectiva de estudos de memória de organizações universitárias. Aborda uma unidade universitária da área de ciências exatas em uma instituição pública de ensino superior sul-rio-grandense e a transmissão da memória ao longo de 62 anos de existência. Buscou o suporte teórico em estudos de memória social, identidades coletivas e teoria institucional para revisitar o conceito de memória institucional. Procurou aprofundar questões epistemológicas que fundamentam estudos qualitativos e as tradições teóricas que se entrecruzam nas escolhas metodológicas e no exame da memória como objeto transdisciplinar. Elegeu-se um estudo de caso qualitativo de inspiração longitudinal, conduzido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com dados reunidos por meio de entrevistas, documentos e vídeos. A interpretação apoiou-se no instrumental teórico da análise do discurso, evidenciando metáforas e comparações como transmissores simbólicos de identidades e visões da organização. Os discursos permitiram formar redes de sentido que evidenciaram a memória institucional e as identidades de seus agentes. Os resultados das análises indicaram que a memória possui dimensões esquecidas e silenciadas, pois as interações encontram-se enfraquecidas e as identidades difusas. As mudanças institucionais podem ser percebidas entremeadas em longos ciclos geracionais, por isso não existe um planejamento para a transmissão de legados, embora tenha se observado que a longa permanência constrói identidades institucionalizadas. Conclui-se que as relações entre a memória institucional e as identidades em uma unidade universitária da área de ciências exatas em uma universidade federal de ensino superior são construídas e articuladas envolvendo um alto grau de complexidade, o que implica em dividir silêncios e multiplicar lembranças em um constante movimento entre o lembrar e o esquecer, entre o instituído e o instituinte. |
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Buscou o suporte teórico em estudos de memória social, identidades coletivas e teoria institucional para revisitar o conceito de memória institucional. Procurou aprofundar questões epistemológicas que fundamentam estudos qualitativos e as tradições teóricas que se entrecruzam nas escolhas metodológicas e no exame da memória como objeto transdisciplinar. Elegeu-se um estudo de caso qualitativo de inspiração longitudinal, conduzido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com dados reunidos por meio de entrevistas, documentos e vídeos. A interpretação apoiou-se no instrumental teórico da análise do discurso, evidenciando metáforas e comparações como transmissores simbólicos de identidades e visões da organização. Os discursos permitiram formar redes de sentido que evidenciaram a memória institucional e as identidades de seus agentes. Os resultados das análises indicaram que a memória possui dimensões esquecidas e silenciadas, pois as interações encontram-se enfraquecidas e as identidades difusas. As mudanças institucionais podem ser percebidas entremeadas em longos ciclos geracionais, por isso não existe um planejamento para a transmissão de legados, embora tenha se observado que a longa permanência constrói identidades institucionalizadas. 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