Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Leme, Maria Lúcia Siqueira França
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/30103/0013000002vm0
Idioma: por
Instituição de defesa: UNISA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2412
Resumo: Os implantes estão cada vez mais difundidos na classe odontológica. Depois de verificarmos a osseointegração devemos prestar atenção na integridade e saúde dos tecidos periimplantares. A doença periodontal é a maior responsável pela perda dos dentes naturais, não podemos permitir que a doença periimplantar seja a maior responsável pela perda dos implantes dentais. O objetivo dessa revisão da literatura foi estabelecer os agentes etiológicos, meios de diagnóstico e prevenção da inflamação dos tecidos pernimplantares. Etiologia: o principal fator que leva a periimplantite é o acúmulo de placa bacteriana. Quando associada a sobrecarga oclusal e/ou tabagismo pode levar a perda do implante. Diagnóstico: exame clínico que compreende avaliação dos parâmetros do índice de placa, indice gengival, indice de sangramento à sondagem e profundidade de bolsa à sondagem; exame radiográfico que compreende radiografias periapicais, panorâmicas e tomografias computadorizadas; testes microbiológicos, os mais utilizados são: cultura microbiana, microscopia do campo escuro, método de coloração Gram e prova do DNA. Prevenção: controle da placa bacteriana pelo próprio paciente através da higienização oral com escova dental (manual, elétrica ou sônica), escova interproximal, fio dental, soluções para bochecho e, terapia periimplantar de suporte realizada pelo periodontista que compreende em consultas regulares a cada 3 ou 6 meses, para avaliação dos tecidos periimplantares, limpeza das próteses e raspagem dos implantes, com curetas plásticas, para remoção do biofilme periimplantar.
id UNISA-1_09561f040aa038cfa30989f68f69e189
oai_identifier_str oai:dspace.unisa.br:123456789/2412
network_acronym_str UNISA-1
network_name_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository_id_str
spelling Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevençãoPeriimplantiteEtiologiaPrevençãoDiagnósticoImplante DentárioInfecçãoOs implantes estão cada vez mais difundidos na classe odontológica. Depois de verificarmos a osseointegração devemos prestar atenção na integridade e saúde dos tecidos periimplantares. A doença periodontal é a maior responsável pela perda dos dentes naturais, não podemos permitir que a doença periimplantar seja a maior responsável pela perda dos implantes dentais. O objetivo dessa revisão da literatura foi estabelecer os agentes etiológicos, meios de diagnóstico e prevenção da inflamação dos tecidos pernimplantares. Etiologia: o principal fator que leva a periimplantite é o acúmulo de placa bacteriana. Quando associada a sobrecarga oclusal e/ou tabagismo pode levar a perda do implante. Diagnóstico: exame clínico que compreende avaliação dos parâmetros do índice de placa, indice gengival, indice de sangramento à sondagem e profundidade de bolsa à sondagem; exame radiográfico que compreende radiografias periapicais, panorâmicas e tomografias computadorizadas; testes microbiológicos, os mais utilizados são: cultura microbiana, microscopia do campo escuro, método de coloração Gram e prova do DNA. Prevenção: controle da placa bacteriana pelo próprio paciente através da higienização oral com escova dental (manual, elétrica ou sônica), escova interproximal, fio dental, soluções para bochecho e, terapia periimplantar de suporte realizada pelo periodontista que compreende em consultas regulares a cada 3 ou 6 meses, para avaliação dos tecidos periimplantares, limpeza das próteses e raspagem dos implantes, com curetas plásticas, para remoção do biofilme periimplantar.UNISA2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEME, Maria Lúcia Siqueira França. Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção. Orientador: Sérgio Luis de Miranda. 2002. 79 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2002.http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2412ark:/30103/0013000002vm0Leme, Maria Lúcia Siqueira Françaporreponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaroinstname:Universidade Santo Amaro (UNISA)instacron:UNISAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-09-10T09:02:23Zoai:dspace.unisa.br:123456789/2412Repositório InstitucionalPRIhttps://dspace.unisa.br/server/oai/requestjesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.bropendoar:2025-09-10T09:02:23Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
title Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
spellingShingle Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
Leme, Maria Lúcia Siqueira França
Periimplantite
Etiologia
Prevenção
Diagnóstico
Implante Dentário
Infecção
title_short Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
title_full Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
title_fullStr Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
title_full_unstemmed Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
title_sort Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção
author Leme, Maria Lúcia Siqueira França
author_facet Leme, Maria Lúcia Siqueira França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Maria Lúcia Siqueira França
dc.subject.por.fl_str_mv Periimplantite
Etiologia
Prevenção
Diagnóstico
Implante Dentário
Infecção
topic Periimplantite
Etiologia
Prevenção
Diagnóstico
Implante Dentário
Infecção
description Os implantes estão cada vez mais difundidos na classe odontológica. Depois de verificarmos a osseointegração devemos prestar atenção na integridade e saúde dos tecidos periimplantares. A doença periodontal é a maior responsável pela perda dos dentes naturais, não podemos permitir que a doença periimplantar seja a maior responsável pela perda dos implantes dentais. O objetivo dessa revisão da literatura foi estabelecer os agentes etiológicos, meios de diagnóstico e prevenção da inflamação dos tecidos pernimplantares. Etiologia: o principal fator que leva a periimplantite é o acúmulo de placa bacteriana. Quando associada a sobrecarga oclusal e/ou tabagismo pode levar a perda do implante. Diagnóstico: exame clínico que compreende avaliação dos parâmetros do índice de placa, indice gengival, indice de sangramento à sondagem e profundidade de bolsa à sondagem; exame radiográfico que compreende radiografias periapicais, panorâmicas e tomografias computadorizadas; testes microbiológicos, os mais utilizados são: cultura microbiana, microscopia do campo escuro, método de coloração Gram e prova do DNA. Prevenção: controle da placa bacteriana pelo próprio paciente através da higienização oral com escova dental (manual, elétrica ou sônica), escova interproximal, fio dental, soluções para bochecho e, terapia periimplantar de suporte realizada pelo periodontista que compreende em consultas regulares a cada 3 ou 6 meses, para avaliação dos tecidos periimplantares, limpeza das próteses e raspagem dos implantes, com curetas plásticas, para remoção do biofilme periimplantar.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEME, Maria Lúcia Siqueira França. Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção. Orientador: Sérgio Luis de Miranda. 2002. 79 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2002.
http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2412
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/30103/0013000002vm0
identifier_str_mv LEME, Maria Lúcia Siqueira França. Revisão da literatura sobre prevalência de periimplantite: etiologia, diagnóstico e prevenção. Orientador: Sérgio Luis de Miranda. 2002. 79 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2002.
ark:/30103/0013000002vm0
url http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISA
publisher.none.fl_str_mv UNISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
instname:Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron:UNISA
instname_str Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron_str UNISA
institution UNISA
reponame_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
collection Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)
repository.mail.fl_str_mv jesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.br
_version_ 1846690531130736640