Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Sanches, Marco Antonio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/30103/0013000002vgh
Idioma: por
Instituição de defesa: UNISA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.unisa.br/handle/123456789/1342
Resumo: A reabsorção óssea da região posterior da mandíbula pode levar a um rebordo ósseo reduzido e, por consequência, a instalação de implantes nessas regiões se torna um desafio especialmente pela presença do canal mandibular e seu conteúdo, o nervo alveolar inferior. Várias alternativas de tratamento são sugeridas: o uso de implantes curtos, regeneração óssea guiada, enxertos ósseos aposicionais, distração osteogênica, implantes inclinados tangenciando o canal mandibular e a lateralização do nervo alveolar inferior. O objetivo deste estudo foi comparar com o levantamento bibliográfico as técnicas de lateralização e transposição do nervo alveolar inferior com a taxa de disfunção neurossensorial. E também avaliar os seguintes itens: a taxa de sucesso dos implantes dentários e o teste sensorial mais eficaz. Neste estudo foram analisadas 30 publicações indexadas no banco de dados MEDLINE-PUBMED sobre lateralização e transposição do nervo alveolar inferior, no período de 1987 a 2013. Com base na Revisão de Literatura podemos concluir que: as técnicas de transposição do nervo alveolar inferior apresentam um índice inicial maior de disfunção neurossensorial que a técnica de lateralização do nervo alveolar inferior, porém as duas técnicas apresentam retorno sensorial semelhante; a taxa de sucesso dos implantes foi alta, atribui-se à possibilidade da instalação de implantes longos com ancoragem bicortical favorecendo a estabilidade primária e a biomecânica. O teste de discriminação de dois pontos foi o mais utilizado e com os melhores resultados.
id UNISA-1_2a2a12588fcf3c874ae6ffd6964278dd
oai_identifier_str oai:dspace.unisa.br:123456789/1342
network_acronym_str UNISA-1
network_name_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository_id_str
spelling Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulosImplantes dentáriosNervo alveolar inferiorTítuloA reabsorção óssea da região posterior da mandíbula pode levar a um rebordo ósseo reduzido e, por consequência, a instalação de implantes nessas regiões se torna um desafio especialmente pela presença do canal mandibular e seu conteúdo, o nervo alveolar inferior. Várias alternativas de tratamento são sugeridas: o uso de implantes curtos, regeneração óssea guiada, enxertos ósseos aposicionais, distração osteogênica, implantes inclinados tangenciando o canal mandibular e a lateralização do nervo alveolar inferior. O objetivo deste estudo foi comparar com o levantamento bibliográfico as técnicas de lateralização e transposição do nervo alveolar inferior com a taxa de disfunção neurossensorial. E também avaliar os seguintes itens: a taxa de sucesso dos implantes dentários e o teste sensorial mais eficaz. Neste estudo foram analisadas 30 publicações indexadas no banco de dados MEDLINE-PUBMED sobre lateralização e transposição do nervo alveolar inferior, no período de 1987 a 2013. Com base na Revisão de Literatura podemos concluir que: as técnicas de transposição do nervo alveolar inferior apresentam um índice inicial maior de disfunção neurossensorial que a técnica de lateralização do nervo alveolar inferior, porém as duas técnicas apresentam retorno sensorial semelhante; a taxa de sucesso dos implantes foi alta, atribui-se à possibilidade da instalação de implantes longos com ancoragem bicortical favorecendo a estabilidade primária e a biomecânica. O teste de discriminação de dois pontos foi o mais utilizado e com os melhores resultados.UNISA2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANCHES, Marco Antonio. Lateralização e transposição do Nervo Alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2014.http://dspace.unisa.br/handle/123456789/1342ark:/30103/0013000002vghSanches, Marco Antonioporreponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaroinstname:Universidade Santo Amaro (UNISA)instacron:UNISAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T23:05:22Zoai:dspace.unisa.br:123456789/1342Repositório InstitucionalPRIhttps://dspace.unisa.br/server/oai/requestjesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.bropendoar:2024-01-29T23:05:22Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)false
dc.title.none.fl_str_mv Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
title Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
spellingShingle Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
Sanches, Marco Antonio
Implantes dentários
Nervo alveolar inferior
Título
title_short Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
title_full Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
title_fullStr Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
title_full_unstemmed Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
title_sort Lateralização e transposição do nervo alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos
author Sanches, Marco Antonio
author_facet Sanches, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Implantes dentários
Nervo alveolar inferior
Título
topic Implantes dentários
Nervo alveolar inferior
Título
description A reabsorção óssea da região posterior da mandíbula pode levar a um rebordo ósseo reduzido e, por consequência, a instalação de implantes nessas regiões se torna um desafio especialmente pela presença do canal mandibular e seu conteúdo, o nervo alveolar inferior. Várias alternativas de tratamento são sugeridas: o uso de implantes curtos, regeneração óssea guiada, enxertos ósseos aposicionais, distração osteogênica, implantes inclinados tangenciando o canal mandibular e a lateralização do nervo alveolar inferior. O objetivo deste estudo foi comparar com o levantamento bibliográfico as técnicas de lateralização e transposição do nervo alveolar inferior com a taxa de disfunção neurossensorial. E também avaliar os seguintes itens: a taxa de sucesso dos implantes dentários e o teste sensorial mais eficaz. Neste estudo foram analisadas 30 publicações indexadas no banco de dados MEDLINE-PUBMED sobre lateralização e transposição do nervo alveolar inferior, no período de 1987 a 2013. Com base na Revisão de Literatura podemos concluir que: as técnicas de transposição do nervo alveolar inferior apresentam um índice inicial maior de disfunção neurossensorial que a técnica de lateralização do nervo alveolar inferior, porém as duas técnicas apresentam retorno sensorial semelhante; a taxa de sucesso dos implantes foi alta, atribui-se à possibilidade da instalação de implantes longos com ancoragem bicortical favorecendo a estabilidade primária e a biomecânica. O teste de discriminação de dois pontos foi o mais utilizado e com os melhores resultados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANCHES, Marco Antonio. Lateralização e transposição do Nervo Alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2014.
http://dspace.unisa.br/handle/123456789/1342
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/30103/0013000002vgh
identifier_str_mv SANCHES, Marco Antonio. Lateralização e transposição do Nervo Alveolar Inferior em pacientes parcialmente edêntulos. 2014. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2014.
ark:/30103/0013000002vgh
url http://dspace.unisa.br/handle/123456789/1342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISA
publisher.none.fl_str_mv UNISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
instname:Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron:UNISA
instname_str Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron_str UNISA
institution UNISA
reponame_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
collection Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)
repository.mail.fl_str_mv jesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.br
_version_ 1846690531125493760