Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Gastaldo, José Fábio Guastelli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/30103/0013000000rw3
Idioma: por
Instituição de defesa: UNISA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2409
Resumo: A papila interdental é um componente essencial tanto nas regiões anteriores quanto nas posteriores da boca. Sua ausência poderá gerar problemas estéticos, fonéticos e impacção alimentar nos tratamentos realizados através de próteses implanto- suportadas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da distância entre a base da área de contato e a crista óssea (RM1), da distância interproximal na base da papila entre implantes ou implante e dente (RM3) e da inter-relação entre essas distâncias sobre a presença ou ausência da papila interdental. A distância entre a base da área de contato e o ápice da papila foi denominada relação morfométrica 2 (RM2). Foram examinadas 176 áreas interproximais em 48 pacientes Os resultados mostraram que as medidas de RM3 = 3; 3,5; 4 mm favoreceram a presença de papila e as de RM3 = 2 e 2,5 mm favoreceram a ausência. Quando RM13 mm ou 4 mm, houve maior proporção de casos com presença de papila. Quando RM3 foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre RM1 na determinação da ausência da papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5 mm, houve uma interação entre essas medidas. Dentro dos limites deste estudo, pode-se concluir que a distância entre a base da área de contato e a crista óssea ideal para o crescimento papilar foi de 3 a 4mm, a distância entre implantes ou entre implante e dente ideal para o crescimento da papila foi de 3 e 3,5 mm e, quando a medida da distância entre dois implantes ou entre um implante e um dente foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre a medida da distância entre a base da área de contato e a crista óssea na determinação de ausência de papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5mm, houve uma interação entre essas medidas.
id UNISA-1_8159738f71e37521c48a2e77bd21b124
oai_identifier_str oai:dspace.unisa.br:123456789/2409
network_acronym_str UNISA-1
network_name_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository_id_str
spelling Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengivalImplantes dentáriosEspaço interproximalPapila gengivalA papila interdental é um componente essencial tanto nas regiões anteriores quanto nas posteriores da boca. Sua ausência poderá gerar problemas estéticos, fonéticos e impacção alimentar nos tratamentos realizados através de próteses implanto- suportadas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da distância entre a base da área de contato e a crista óssea (RM1), da distância interproximal na base da papila entre implantes ou implante e dente (RM3) e da inter-relação entre essas distâncias sobre a presença ou ausência da papila interdental. A distância entre a base da área de contato e o ápice da papila foi denominada relação morfométrica 2 (RM2). Foram examinadas 176 áreas interproximais em 48 pacientes Os resultados mostraram que as medidas de RM3 = 3; 3,5; 4 mm favoreceram a presença de papila e as de RM3 = 2 e 2,5 mm favoreceram a ausência. Quando RM13 mm ou 4 mm, houve maior proporção de casos com presença de papila. Quando RM3 foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre RM1 na determinação da ausência da papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5 mm, houve uma interação entre essas medidas. Dentro dos limites deste estudo, pode-se concluir que a distância entre a base da área de contato e a crista óssea ideal para o crescimento papilar foi de 3 a 4mm, a distância entre implantes ou entre implante e dente ideal para o crescimento da papila foi de 3 e 3,5 mm e, quando a medida da distância entre dois implantes ou entre um implante e um dente foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre a medida da distância entre a base da área de contato e a crista óssea na determinação de ausência de papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5mm, houve uma interação entre essas medidas.UNISA2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGASTALDO, José Fábio Guastelli. Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2409ark:/30103/0013000000rw3Gastaldo, José Fábio Guastelliporreponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaroinstname:Universidade Santo Amaro (UNISA)instacron:UNISAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-18T10:34:58Zoai:dspace.unisa.br:123456789/2409Repositório InstitucionalPRIhttps://dspace.unisa.br/server/oai/requestjesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.bropendoar:2024-11-18T10:34:58Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
title Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
spellingShingle Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
Gastaldo, José Fábio Guastelli
Implantes dentários
Espaço interproximal
Papila gengival
title_short Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
title_full Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
title_fullStr Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
title_full_unstemmed Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
title_sort Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival
author Gastaldo, José Fábio Guastelli
author_facet Gastaldo, José Fábio Guastelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gastaldo, José Fábio Guastelli
dc.subject.por.fl_str_mv Implantes dentários
Espaço interproximal
Papila gengival
topic Implantes dentários
Espaço interproximal
Papila gengival
description A papila interdental é um componente essencial tanto nas regiões anteriores quanto nas posteriores da boca. Sua ausência poderá gerar problemas estéticos, fonéticos e impacção alimentar nos tratamentos realizados através de próteses implanto- suportadas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da distância entre a base da área de contato e a crista óssea (RM1), da distância interproximal na base da papila entre implantes ou implante e dente (RM3) e da inter-relação entre essas distâncias sobre a presença ou ausência da papila interdental. A distância entre a base da área de contato e o ápice da papila foi denominada relação morfométrica 2 (RM2). Foram examinadas 176 áreas interproximais em 48 pacientes Os resultados mostraram que as medidas de RM3 = 3; 3,5; 4 mm favoreceram a presença de papila e as de RM3 = 2 e 2,5 mm favoreceram a ausência. Quando RM13 mm ou 4 mm, houve maior proporção de casos com presença de papila. Quando RM3 foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre RM1 na determinação da ausência da papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5 mm, houve uma interação entre essas medidas. Dentro dos limites deste estudo, pode-se concluir que a distância entre a base da área de contato e a crista óssea ideal para o crescimento papilar foi de 3 a 4mm, a distância entre implantes ou entre implante e dente ideal para o crescimento da papila foi de 3 e 3,5 mm e, quando a medida da distância entre dois implantes ou entre um implante e um dente foi menor que 3mm, essa medida teve preponderância sobre a medida da distância entre a base da área de contato e a crista óssea na determinação de ausência de papila, entretanto, quando ela foi maior que 3,5mm, houve uma interação entre essas medidas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASTALDO, José Fábio Guastelli. Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.
http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2409
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/30103/0013000000rw3
identifier_str_mv GASTALDO, José Fábio Guastelli. Relação morfométricas do espaço interproximal determinantes da presença ou ausência da papila gengival. 2003. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2003.
ark:/30103/0013000000rw3
url http://dspace.unisa.br/handle/123456789/2409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISA
publisher.none.fl_str_mv UNISA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
instname:Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron:UNISA
instname_str Universidade Santo Amaro (UNISA)
instacron_str UNISA
institution UNISA
reponame_str Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
collection Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unisa da Universidade Santo Amaro - Universidade Santo Amaro (UNISA)
repository.mail.fl_str_mv jesantos@prof.unisa.br || mimartins@unisa.br
_version_ 1846690526554750976