A percepção da prática da educação ambiental nas escolas públicas regulares vinculadas à diretoria de ensino da região de Guaratingueta - SP : um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Tirelli, Irani Cristina Silvério
Orientador(a): Matheus, Carlos Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais
Departamento: Departamento de Ciências Agrárias
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1008
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Matheus
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spelling Tirelli, Irani Cristina SilvérioPinto, Junior Alexandre MoreiraSé, João Alberto da SilvaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Ciências AmbientaisMatheus, Carlos Eduardo2019-08-16T13:05:37Z2019-08-16T13:05:37Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1008Orientação: Prof. Dr. Carlos Eduardo MatheusDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em ..., Taubaté, 20xx.Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e busca verificar se a realização de uma prática pedagógica ambiental eficaz está ou não diretamente relacionada à formação acadêmica e também à formação continuada do educador. Para isso, identificou as escolas públicas regulares vinculadas à Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá - SP que, no ano de 2006, desenvolveram práticas pedagógicas ambientais. Por meio de pesquisa bibliográfica, buscou trazer uma fundamentação teórica sobre a Educação Ambiental, seus princípios e objetivos regulamentados em documentos governamentais, assim como as recomendações derivadas de diversos encontros nacionais e internacionais, mostrando a importância do desenvolvimento de práticas ambientais nas escolas como forma de fortalecimento da cidadania. Esta pesquisa possui características exploratória e descritiva, seus dados foram abordados tanto de forma quantitativa como qualitativa e, por meio dos resultados obtidos, foi possível constatar, entre outros, uma incipiente abordagem interdisciplinar na maioria das práticas pedagógicas desenvolvidas, característica essa essencial no trabalho envolvendo a temática ambiental; um restrito embasamento teórico/metodológico por parte de muitos educadores envolvidos com os projetos e também a ausência de um envolvimento maior com a comunidade do entorno da escola na maioria das práticas analisadas. Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas ambientais eficientes está diretamente relacionado à formação acadêmica e também continuada dos educadores se acompanhado de um processo de sensibilização maior e busca de apreensão de informações por parte de todos os profissionais envolvidos com a educação.Abstract: This case study seeks to verify if the accomplishment of an efficient environmental pedagogical practice is or not directly related to the academic formation and to the continued formation of the educator. Regular public schools linked to the Teaching Administration of the Region of Guaratinguetá - SP that, during the year of 2006, developed pedagogical practices environmental, were identified. Through bibliographical research the study sought to bring a theoretical foundation on the Environmental Education, its principles and objectives regulated via governmental issues, as well as the recommendations from a number of national and international meetings, showing the importance of the development of environmental practices in the schools as a way to strength the citizenship. This research utilized explorative and descriptive characteristics, the data were qualitatively and quantitatively approached and, from the results obtained it was possible to verify, among others, an incipient interdisciplinary approach in the majority of the pedagogical practices developed, characteristic essential in work involving the environmental issue, a restrict theoretical/methodological foundation from a lot of educators involved with the project and also the lack of a greater link with the community from the vicinity of schools in a great number of the practices analyzed. It was concluded that the development of efficient environmental practices is directly related to the academic and continued background of the educators if they are followed by a greater sensitivity process and search for information by all the professionals involved in the education.Made available in DSpace on 2019-08-16T13:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Irani_Cristina_Silverio_Tirelli.pdf: 1252582 bytes, checksum: f2c4cec9bea4ee9a14cd65920b4dc614 (MD5) Previous issue date: 2008122f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Ciências AmbientaisUNITAUBrasilDepartamento de Ciências AgráriasRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ambientalFormação de educadoresPráticas ambientais no ensino formalA percepção da prática da educação ambiental nas escolas públicas regulares vinculadas à diretoria de ensino da região de Guaratingueta - SP : um estudo de caso.The perception of the practice of the environmental education in the regular public schools linked to the teaching administration of the region of Guratinguetá - SP : a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALIrani_Cristina_Silverio_Tirelli.pdfapplication/pdf1252582http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1008/1/Irani_Cristina_Silverio_Tirelli.pdff2c4cec9bea4ee9a14cd65920b4dc614MD5120.500.11874/10082019-09-10 17:30:23.005oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:23Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
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