Síndrome de Down : concepções e percepções docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cortez, Érica Andreia, 1971-
Orientador(a): Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
id UNITAU_06d3c0c5d344301156ce53817b99f75b
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5579
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Cortez, Érica Andreia, 1971-Magalhães, Valéria Barbosa deSantos, Roseli Albino dos, 1968-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoRibeiro, Suzana Lopes Salgado2022-04-02T00:10:39Z2022-04-02T00:10:39Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado RibeiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: O presente trabalho evidenciou as concepções e percepções docentes em relação aos processos de aprendizagem do aluno com síndrome de down. Foi feita uma pesquisa qualitativa, seguindo os critérios metodológicos da história oral temática, analisando percepções de 6 professores sobre possibilidades e limites dos processos ensino e de aprendizagem de crianças com síndrome de down. Para tanto, comparamos a importância da formação docente, verificamos, nas interações sociais, aspectos das percepções dos professores em relação aos processos de aprendizagem, compreendendo assim, o valor atribuído ao ensino inclusivo por parte dos professores. A pesquisa foi realizada em duas instituições escolares, uma escola regular de ensino fundamental anos iniciais, com 3 professores; e uma escola especializada com outros 3 professores na mesma cidade do Vale do Paraíba-SP. Essas escolas se assemelham pelo fato de ambas serem responsáveis pelo atendimento de crianças com síndrome de down. A pesquisa teve como instrumentos para coleta de dados a entrevista e a observação sistemática, que foram acompanhadas por um roteiro e um caderno de campo. As entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e transcriadas. Os dados coletados foram analisados com técnicas de análise documental e triangulação, favorecendo um diálogo entre os dados coletados, a revisão de literatura e a base teórica. A análise identificou, que sobre a formação dos professores, todos possuíam graduação e especializações na área da educação inclusiva, em suas falas afirmaram que a formação inicial não garantiu o preparo para atuar com o aluno com síndrome de down, destacando a importância da formação continuada para atuarem na área. Nas interações sociais verificamos por meio das narrativas e observações, que os professores valorizam trabalhos em grupos e interagem com os alunos, tanto com o aluno com da síndrome de down como o demais aluno. Foram compreendidos os valores atribuídos ao ensino inclusivo pelos professores. Sendo que nas narrativas destacou-se a importância deste ser estabelecido por lei, mas também o respeito da diversidade e necessidade de apoio ao professor - que na maior parte do tempo se sente sozinho em seu fazer. Considera-se que os resultados apresentados são importantes para a compreensão de que as percepções dos professores vêm sendo mudadas, e que apontam possibilidades de aprendizagem para serem trabalhadas com o aluno com a síndrome de down, contribuindo para a promoção de reflexões sobre a formação docente, as interações e a educação inclusiva.Abstract: The present work evidenced teachers' conceptions and perceptions regarding the learning processes of the student with down syndrome. A qualitative research was carried out, following the methodological criteria of the oral history, analyzing the perceptions of 6 teachers about possibilities and limits of the teaching and learning processes of children with down syndrome. In order to do so, we compared the importance of teacher training, we verified, in social interactions, aspects of teachers' perceptions regarding learning processes, thus understanding the value attributed to inclusive teaching by teachers. The research was carried out in two school institutions, one elementary school regular school with 3 teachers; and a specialized school with 3 other teachers in the same city of Vale do Paraíba-SP. These schools are similar in that both are responsible for the care of children with down syndrome. The research had as instruments for data collection the interview and systematic observation, which were accompanied by a script and a field notebook. The interviews were recorded, transcribed, textualized and transcribed. The data collected were analyzed using document analysis and triangulation techniques, favoring a dialogue between the data collected, the literature review and the theoretical basis. The analysis identified that on the training of teachers, all had undergraduate and specializations in the area of inclusive education, in their statements stated that the initial training did not guarantee the preparation to work with the student with down syndrome, highlighting the importance of continuing education to work in the area. In social interactions, we verified through narratives and observations that teachers value work in groups and interact with students, both with the student with down syndrome and the other student. The values attributed to inclusive education by teachers were understood. Being that the narratives emphasized the importance of this being established by law, but also respect for diversity and need for support to the teacher - who most of the time feels alone in their doing. It is considered that the presented results are important for the understanding that the teachers' perceptions have been changed, and that they point out possibilities of learning to be worked with the student with down syndrome, contributing to the promotion of reflections on teacher education , interactions and inclusive education.Made available in DSpace on 2022-04-02T00:10:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erica Andreia Cortez Monteiro.pdf: 1867816 bytes, checksum: 3b4407858db15f9bd84e50941f857e97 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Down, Síndrome deEducação inclusivaEducação especialProfessores - FormaçãoHistória oralSíndrome de Down : concepções e percepções docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALErica Andreia Cortez Monteiro.pdfapplication/pdf1867816http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5579/1/Erica%20Andreia%20Cortez%20Monteiro.pdf3b4407858db15f9bd84e50941f857e97MD5120.500.11874/55792022-05-19 15:26:16.894oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
title Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
spellingShingle Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
Cortez, Érica Andreia, 1971-
Down, Síndrome de
Educação inclusiva
Educação especial
Professores - Formação
História oral
title_short Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
title_full Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
title_fullStr Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
title_full_unstemmed Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
title_sort Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
author Cortez, Érica Andreia, 1971-
author_facet Cortez, Érica Andreia, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Magalhães, Valéria Barbosa de
Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Érica Andreia, 1971-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
contributor_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Down, Síndrome de
Educação inclusiva
Educação especial
Professores - Formação
História oral
topic Down, Síndrome de
Educação inclusiva
Educação especial
Professores - Formação
História oral
description Orientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-02T00:10:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-02T00:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5579/1/Erica%20Andreia%20Cortez%20Monteiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b4407858db15f9bd84e50941f857e97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158037498101760